Questões de Psicologia do Desenvolvimento (Psicologia)

Limpar Busca

A teoria bioecológica do desenvolvimento humano, proposta por Urie Bronfenbrenner (1917-2005), apresenta cinco níveis de influência ambiental que contribuem para a complexidade das interações que afetam o desenvolvimento do indivíduo. Considerando os níveis e os conceitos apresentados pela teoria bioecológica, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes conceitos às suas respectivas descrições.

Coluna 1

1. Exossistema.
2. Cronossistema.
3. Mesossistema.
4. Macrossistema.

Coluna 2

( ) Adiciona a dimensão do tempo: a mudança ou a constância na pessoa e no ambiente.
( ) Representa as ligações e processos entre dois ou mais microssistemas nos quais a pessoa efetiva seu curso de vida, tais como as relações entre casa-escola e casa-trabalho.
( ) Consiste em vínculos entre um microssistema e sistemas de instituições externas que afetam a pessoa indiretamente.
( ) Consiste em padrões culturais abrangentes, como as crenças e ideologias dominantes, e sistemas econômicos e políticos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 3 – 4 – 2.
  • B 2 – 3 – 1 – 4.
  • C 2 – 1 – 4 – 3.
  • D 3 – 4 – 2 – 1.
  • E 4 – 1 – 3 – 2.

Quanto às características do sono REM e sono não-REM (NREM), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O primeiro ciclo de sono REM ocorre logo ao adormecer, durando aproximadamente 60 minutos e mantendo-se constante ao longo da noite.
  • B O sono REM é caracterizado por movimentos oculares rápidos e atonia muscular, além de instabilidade nas frequências cardíaca e respiratória, com variações de pressão arterial.
  • C Durante o sono NREM, principalmente nos estágios mais profundos (3 e 4), ocorre o relaxamento muscular e uma redução significativa das atividades metabólicas e da frequência cardíaca.
  • D A maior quantidade de sono REM tende a ocorrer no último terço da noite, enquanto o estágio 4 do sono NREM predomina no primeiro terço da noite.
  • E Em condições normais, a alternância entre os ciclos NREM e REM ocorre a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos completos ao longo de uma noite de sono.

A neuropsicologia da linguagem é uma área ampla que investiga as bases neurobiológicas da linguagem: o processamento cognitivolinguístico. A linguagem é uma habilidade cognitiva bastante complexa, importante para a socialização e a comunicação. Portanto, os distúrbios de linguagem adquiridos, geralmente, interferem em qual área da vida de um ser humano adulto?

  • A Sinalização
  • B Oral, Escrita, Sinalização.
  • C Lesão Neurológica
  • D Habilidade de Comunicação

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue o seguinte item, referente à psicologia do desenvolvimento e a teorias e técnicas psicoterápicas.


Pela idade de Beto e pelo quadro clínico que ele apresenta, recomenda-se a utilização da entrevista lúdica como técnica estruturada no atendimento clínico. 

  • Certo
  • Errado

Bock (2022, p.162) afirma que: “Para Vigotski, o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro. É no processo de ensino-aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do indivíduo”.A partir destas concepções, Vigotski formulou o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal-zdp.
Fonte: BOCK,A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2004. 368 p. ISBN: 8502029002

É CORRETO afirmar sobre o conceito de ZDP é a:

  • A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento parcial.
  • B distância entre o nível de desenvolvimento e o nível de desenvolvimento emocional.
  • C distância entre o nível de desenvolvimento potencial e racional.
  • D distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
  • E distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento ancestral.