Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Considerando os transtornos e dificuldades de aprendizagem, analise a sentença abaixo: 


A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem (1ª parte). Já o transtorno específico de aprendizagem é um transtorno comportamental caracterizado pela desatenção (2ª parte). E o transtorno de déficit de atenção é uma condição neurológica (3ª parte).



Quais partes estão corretas? 


  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e 3ª partes.
  • E Todas as partes.

São possíveis causas de transtornos de aprendizagem:

I. Doenças maternas. II. Uso de drogas tóxicas durante a gestação. III. Problemas neonatais.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

A abordagem de Vygotsky nos informa: “numa mesma perspectiva que o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico” (Oliveira, 1995, p. 23).
Considerando a citação, analise as proposições sobre a elaboração dos pilares da abordagem teórica de Vygotsky:
I- As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. II- O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. III- A relação homem/mundo é entendida como não-mediada por sistemas simbólicos.
Sobre os pilares do pensamento de Vygotsky é CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III.
  • B II apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I apenas.
  • E III apenas.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as teorias e modelos que se enquadram na Psicologia da Educação às suas respectivas definições.


Coluna 1


1. Teoria Behaviorista.

2. Teoria Cognitiva.

3. Teoria Socioconstrutivista.


Coluna 2


( ) Enfatiza a importância da interação social e da construção coletiva do conhecimento. O aprendizado ocorre por meio da interação com os outros e da participação em atividades culturais.

( ) Enfatiza a importância do ambiente na aprendizagem. O comportamento humano é moldado por estímulos externos e recompensas. Na educação, isso significa que o ambiente escolar, as práticas de ensino e as consequências das ações dos alunos desempenham um papel crucial no processo de aprendizagem.

( ) Destaca o papel dos processos mentais na construção do conhecimento. Na educação, essa teoria sugere que os professores devem considerar a estrutura cognitiva dos alunos ao planejar suas aulas e atividades de ensino.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 2 – 3 – 1.
  • C 3 – 1 – 2.
  • D 1 – 3 – 2.
  • E 2 – 1 – 3.

Para Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento, de acordo com Dantas (2019, p. 131).
Assinale a alternativa CORRETA quanto à sequência dos estágios do desenvolvimento postulados por Wallon em sua teoria.

  • A Sensório-motor e Projetivo (0 a 3 anos); Personalismo (3 a 6 anos); Latência (6 a 8 anos); Impulsivo Emocional (8 a 12 anos); Puberdade e Adolescência (12 anos em diante).
  • B Sensório-motor (0 a 2 anos); Motor-Projetivo (2 a 5 anos); Personalismo (5 a 7 anos); Latência (7 a 11 anos); Adolescência (11 anos em diante).
  • C Impulsivo Emocional (0 a 1 ano); Sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos); Personalismo (3 a 6 anos); Categorial (6 a 11 anos); Puberdade e Adolescência (11 anos em diante).
  • D Sensório-motor (0 a 1 ano); Sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos); Personalismo (3 a 6 anos); Categorial (6 a 8 anos); Impulsivo Emocional (8 a 12 anos); Puberdade e Adolescência (12 anos em diante).
  • E Impulsivo Emocional (0 a 1 ano); Sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos); Categorial (6 a 8 anos); Personalismo (8 a 12 anos); Puberdade e Adolescência (12 anos em diante).