Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

A psicologia da educação responsabiliza-se especificamente pelo estudo das mudanças de comportamento – incluindo os processos psicológicos subjacentes – que as pessoas experimentam como uma consequência da sua participação em atividades educativas, da sua natureza e características, dos fatores que lhes facilitam, dos que lhes dificultam ou obstaculizam, e das consequências que trazem ao desenvolvimento e à socialização dos seres humanos.

(Salvador et al., 1999, p. 51.)



Considerando as implicações pedagógicas da teoria psicológica de Ausubel, assinale a afirmativa correta.

  • A O papel do aluno é integrar novos conteúdos na sua estrutura cognitiva, ampliando e modificando os já existentes.
  • B O papel do professor é mediar os conteúdos e auxiliar o aluno a, primeiramente, descobri-los, significativamente, para depois incorporá-los em seus esquemas.
  • C O conhecimento é construído a partir da evolução dos esquemas cognitivo-afetivos, que se dá por assimilação, acomodação e equilibração do objeto de conhecimento.
  • D O processo de ensino-aprendizagem se dá por meio de organizadores prévios e mapas conceituais como recursos didáticos específicos que põem em prática processos do ensino que favorecem nos alunos a capacidade de aprender.

Assinale a opção que indica uma consequência negativa provocada pelo desconhecimento que os familiares têm a respeito do grau de autonomia possível para a pessoa com deficiência intelectual (DI).

  • A O encaminhamento da pessoa com DI a instituições que ofereçam adaptações curriculares.
  • B A postura de proteção que limita o desenvolvimento de autonomia da pessoa com DI.
  • C A intervenção ativa da família no processo de escolarização da pessoa com DI.
  • D O ambiente familiar que oferece suporte material e socioemocional para a pessoa com DI.
  • E O ingresso da pessoa com DI no ensino-aprendizagem em escolas regulares.

A escolha da profissão é um processo evolutivo (Super, 1957, citado por Sparta, Bardagi & Teixiera, 2006) que, se realizada de forma consciente e planejada, interfere positivamente na qualidade de vida. A maioria das pessoas, entretanto, faz escolhas profissionais conhecendo muito pouco sobre a totalidade das atividades de trabalho, o que pode ser reflexo da ausência de uma preocupação sistemática da escola ou da família em ensinar a filhos ou alunos habilidades de tomada de decisão (Bardagi, Lassance & Paradiso, 2003). Segundo Lehman (2005), 44,5% da evasão escolar nos cursos superiores é causada pela escolha mal realizada (...) A orientação profissional no contexto escolar, além de poder ter uma perspectiva preventiva, pode ser uma intervenção para a promoção de saúde, visto que pretende trabalhar, a partir das relações sociais do indivíduo, a compreensão e transformação delas, além de capacitá-lo a agir de modo a transformar a realidade que o cerca e superar os obstáculos que dela advêm (Bock & Aguiar, 1995). O Ministério da Educação do Brasil coloca a orientação profissional como um dos objetivos da escola.

(Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v2n1/v2n1a08.pdf. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)



Existem várias concepções sobre a escolha dos profissionais. Utilizando a classificação de Bock (2002), pode-se organizá-las em: teorias tradicionais (abordagem liberal); teorias críticas; e, teorias para além da crítica. Entre as propostas que podem ser agrupadas na última classificação, tem-se a abordagem sócio-histórica. Sobre a abordagem sócio-histórica durante o processo da Orientação Profissional (OP), analise as afirmativas a seguir.



I. Implica na capacidade de orientação no sistema de produção social, de forma que permite ao indivíduo compreender as questões relativas à sua inserção no trabalho social, os problemas éticos e as formas de participação social.


II. Deve aconselhar o indivíduo e informar sobre as oportunidades oferecidas pela sociedade, visando à sua integração no que se convencionou chamar “mundo do trabalho”, promovendo seu ajustamento a ele, inclusive com posterior acompanhamento. 


III. A escolha deve ser consciente, ou seja, com pleno conhecimento de suas aptidões, características físicas e de personalidade, seus interesses, valores e aspirações sociais, e com o conhecimento das oportunidades que a sociedade oferece em termos de cursos, profissões e mercado de trabalho.


IV. Questiona a profissão como um banal meio de realização individual, enfatizando a responsabilidade social e coletiva de construção da sociedade que necessitamos e queremos, pela via da participação social efetiva, através do trabalho, e, ainda, possibilita ao aluno condições para o desenvolvimento da consciência política.



Está correto o que se afirma apenas em

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.

Considerando os transtornos e dificuldades de aprendizagem, analise a sentença abaixo: 


A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem (1ª parte). Já o transtorno específico de aprendizagem é um transtorno comportamental caracterizado pela desatenção (2ª parte). E o transtorno de déficit de atenção é uma condição neurológica (3ª parte).



Quais partes estão corretas? 


  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e 3ª partes.
  • E Todas as partes.

São possíveis causas de transtornos de aprendizagem:

I. Doenças maternas. II. Uso de drogas tóxicas durante a gestação. III. Problemas neonatais.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.