Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo Vigotski, o pensamento autístico é aquele que deve sua origem ao pensamento realista e ao seu efeito fundamental, isto é, o pensamento conceitual. A satisfação de aspirações não concretizadas em vida, no âmbito do pensamento autístico, está radicada

  • A na neurose.
  • B na linguagem.
  • C nos jogos e brincadeiras cooperativos.
  • D na imaginação.

Leia o texto a seguir.

Na situação de ensino escolar, com explicações desenvolvidas pelo professor ou por um de seus pares – outra criança mais velha – ou que domine mais o assunto – a criança pode vir a formar conceitos, instrumentalizando-se para resolver problemas de forma consciente.

Tal perspectiva corresponde à concepção de aprendizagem defendida pela teoria

  • A piagetiana.
  • B tradicional.
  • C sócio-histórica.
  • D behaviorista.

Como as competências socioemocionais são vistas no contexto da racionalidade neoliberal?

  • A As competências socioemocionais são trabalhadas apenas como uma forma de aumentar o rendimento escolar, aprimorar seus talentos e não possuem relação com o mercado de trabalho.
  • B O ensino de competências socioemocionais tem como objetivo primordial a formação de estudantes autônomos, criativos, críticos, persuasivos com a preocupação com o capital humano colaborativo.
  • C As competências socioemocionais visam o desenvolvimento pessoal dos jovens, sem foco em sua aplicabilidade no mercado, porque o que precisam desenvolver são os seus talentos e aspirações atuais.
  • D As competências socioemocionais são desenvolvidas para que os jovens aprendam a regular suas emoções, com o objetivo de aprimorarem o capital humano e adaptarem-se às exigências do mercado de trabalho.
  • E A formação de competências socioemocionais é exclusiva para áreas artísticas, científicas, digitais e colaborativas e isso não se aplica ao campo educacional e pessoal dos estudantes de escolas públicas.

Ao aprofundar a teoria da atividade, de Leontiev, Daniil B. Elkonin foi responsável pela elaboração da teoria da atividade-guia, que também pode ser chamada de atividade dominante. Trata-se de uma teoria da periodização do desenvolvimento psíquico à luz da concepção históricocultural. Uma das atividades-guia circunscritas no rol dessa teoria é a comunicação emocional direta com o adulto. Esta atividade é dominante em qual período da vida da criança?

  • A No primeiro ano de vida.
  • B Aos seis anos de idade.
  • C Na idade pré-escolar, isto é, dos 4 aos 5 anos de idade.
  • D Aos três anos de idade.

A escola como o lugar privilegiado para formação exclusiva da cognição tem encontrado desafios antes não imaginados, pois em que pesem as tentativas de impedir o surgimento dos afetos no ato educativo, a sua presença aparece nas atividades propostas, nas relações que são estabelecidas, nos ditos e não ditos que povoam o imaginário escolar, convidando-nos a continuarmos refletindo e repensando o seu lugar nos processos formativos.
(Ferreira; Acioly-Régnier, 2010, p. 24.)

Sobre a relação cognição e afetividade em Wallon, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A aquisição da linguagem é um fator primordial para o desenvolvimento da cognição. O domínio funcional cognitivo oferece um conjunto de funções que permite identificar e definir significações, classificá-las, dissociá-las, reuni-las, confrontar suas relações lógicas e experimentais.
( ) A concepção psicogenética dialética do desenvolvimento de Wallon apresenta uma grande contribuição para a compreensão do humano como pessoa integral, ajudando na superação da clássica divisão mente/corpo.
( ) Valoriza a relação professor-aluno e a escola como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da pessoa completa.
( ) A afetividade pode ser conceituada como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos.

A sequência está correta em

  • A V, V, V, V.
  • B V, F, V, F.
  • C F, F, F, V.
  • D F, V, F, F.