Questões de Psicologia Genética (Piaget) (Pedagogia)

Limpar Busca

Leia o trecho a seguir.

A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.

  • A Para o autor, o pensamento lógico é construído pelo indivíduo por meio da interação e da experiência, atribuindo significados à realidade.
  • B Para o autor, o pensamento lógico é determinado pela habilidade do professor de repetir o conteúdo acompanhado de reforços positivos e negativos.
  • C Para o autor, o pensamento lógico é inerente ao objeto observado, destacando o ambiente escolar como o espaço capaz de mediar a interação entre os estudantes e os objetos.
  • D Para o autor, o pensamento lógico é definido pela capacidade de abstração do aluno, uma atividade individual, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia da criança.
  • E Para o autor, o aprendizado é um processo psicológico que se concentra nos estímulos externos ao indivíduo, dispensando, portanto, explicações de natureza biológica.

Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são

  • A entropia e empatia.
  • B assimilação e acomodação.
  • C operações formais e operações lógicas.
  • D estilos cognitivos e estilos de comportamento.
  • E desenvolvimento sensorial e desenvolvimento integral.

Analise as asserções a seguir sobre o desenvolvimento mental apresentado por Jean Piaget.
I- O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. II- Um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos –, também a vida mental pode ser concebida como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. III- O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Assim, do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor à instabilidade e incoerência relativa às ideias infantis e à sistematização de raciocínio do adulto. No campo da vida afetiva, notou-se, muitas vezes, por que o equilíbrio dos sentimentos diminui com a idade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II.
  • B I.
  • C II e III.
  • D I e III.
  • E I e II.

Autonomia refere-se à capacidade de regência própria, ou autogoverno, liberdade moral ou intelectual. Ao desenvolver-se, a criança formará estruturas que se relacionarão entre si, permitindo o surgimento de características próprias. Na ótica piagetiana, o desenvolvimento da autonomia é o que identifica o(a):

  • A Desenvolvimento cultural.
  • B Inteligência humana.
  • C Estado psicológico.
  • D Competência emocional.

Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?

  • A De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre de forma linear e homogênea, o que implica que todos os alunos de uma mesma idade devem receber os mesmos conteúdos e estímulos, independentemente de suas experiências prévias e contextos sociais.
  • B A teoria de Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem informações do ambiente, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento através da descoberta individual.
  • C Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do contexto cultural no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que os professores devem criar oportunidades de aprendizagem colaborativa e utilizar mediadores culturais para facilitar a construção do conhecimento.
  • D Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo ambiente social, enquanto para Vygotsky, a maturação biológica é o principal fator determinante do desenvolvimento cognitivo das crianças.