Questões de Psicologia Genética (Piaget) (Pedagogia)

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Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a determinados estágios hierárquicos que ocorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. As ordens desses estágios seriam invariáveis a todos os indivíduos, embora a faixa etária possa variar de pessoa para pessoa em função das características da estrutura biológica e dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que estiver inserido. No que se refere ao estágio pré-operatório, assinale a afirmativa correta.

  • A Inicia uma compreensão espacial melhor, localizando-se de modo mais eficiente em diferentes lugares, tendo capacidade de relacionar ideias de distância de um local para outro e assim, maior facilidade em memorização de trajetos. É acompanhado por um estágio intermediário em que a descoberta intuitiva da resposta correta surge através de erro, gerando um aprendizado.
  • B Os próprios reflexos e movimentos fazem parte do aprendizado, sua percepção é decorrente de seus sentidos, juntamente com a atividade motora, favorecendo o desenvolvimento intelectual, somado a outros estímulos externos, como a interação social com pessoas do seu convívio, bem como a parte afetiva, não se mantendo estagnada, querendo descobrir o ambiente por sua volta.
  • C Surgimento da linguagem que desencadeia três fatores, sendo a socialização, o pensamento e a intuição. O egocentrismo é característico dessa fase do desenvolvimento e, conforme a interação com o mundo externo, ele se reduz gradualmente. Piaget utiliza o termo egocentrismo para se referir a um pensamento realista centrado no ponto de vista da criança, em que ela não conhece outras perspectivas diferentes das suas e acredita que todo mundo percebe, sente e pensa da mesma maneira.
  • D O pensamento é “hipotético-dedutivo”, ou seja, capaz de deduzir as conclusões de hipóteses e não somente através de uma observação real. Suas conclusões são válidas, independente da realidade de fato, por isso que essa forma de pensamento envolve uma dificuldade e um trabalho mental muito maior que o pensamento concreto. Por consequência desse processo, ocorre a busca pela identidade, gerando conflitos internos na busca pela autonomia pessoal, fazendo com que haja o desenvolvimento da personalidade, o que muitas vezes gera contradições de ideias.

Um aluno de 8 anos apresenta um comportamento considerado indisciplinar na sala de aula, desrespeitando os professores e batendo constantemente nos colegas. As aulas ocorrem, em sua maioria, em sala de aula onde o aluno não consegue ter concentração nas tarefas que lhe são atribuídas, não copia adequadamente e não consegue permanecer sentado durante todo o tempo de sala de aula. A família é constantemente chamada na escola. Sua aprendizagem não reflete o esperado, demonstrando grande dificuldade principalmente nas operações matemáticas. Também demonstra dificuldades na leitura e na escrita e escreve com letra bastão, na maioria das vezes não separa as palavras em uma frase, escrevendo todas juntas. Analisando a situação hipotética, considere uma intervenção psicopedagógica a partir da epistemologia genética desenvolvida por Piaget e assinale a afirmativa correta.

  • A Como o aluno apresenta questões comportamentais, a psicopedagogia não pode atuar nesse caso, pois, para isso, é necessário que a escola encaminhe o aluno a um médico psiquiatra, a fim de verificar se ele não apresenta nenhum distúrbio mais sério que pode, inclusive, colocar colegas, professores e família em risco, bem como a si mesmo.
  • B A situação descrita envolve a necessidade de a escola acionar o Conselho Tutelar, visto que o aluno evidentemente não possui limites e educação adequados de sua família, o que interfere no trabalho da escola. A partir da intervenção do Conselho, o Psicopedagogo poderá aplicar testes junto ao aluno, a fim de verificar porque ele não aprende, pois evidentemente possui alguma dificuldade.
  • C O psicopedagogo fará uma análise da situação do aluno para diagnosticar os problemas e suas causas. Ele levanta hipóteses por meio da análise da realidade apresentada, ouvindo o aluno, a família e a escola. É necessário conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e sociais, bem como entender qual o vínculo que o indivíduo estabelece com o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro.
  • D Piaget define essa questão de forma coletiva, afirmando que a intervenção precisa ser a partir do social e do cultural. Assim, o psicopedagogo, ao intervir em uma situação como a descrita, precisa perceber o ritmo da sala de aula, das metodologias de aprendizagem selecionadas pelos professores e, principalmente, observar o comportamento da turma diante do aluno. Para Piaget, o indivíduo não tem maior importância do que o coletivo.

Leia o trecho a seguir.

A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.

  • A Para o autor, o pensamento lógico é construído pelo indivíduo por meio da interação e da experiência, atribuindo significados à realidade.
  • B Para o autor, o pensamento lógico é determinado pela habilidade do professor de repetir o conteúdo acompanhado de reforços positivos e negativos.
  • C Para o autor, o pensamento lógico é inerente ao objeto observado, destacando o ambiente escolar como o espaço capaz de mediar a interação entre os estudantes e os objetos.
  • D Para o autor, o pensamento lógico é definido pela capacidade de abstração do aluno, uma atividade individual, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia da criança.
  • E Para o autor, o aprendizado é um processo psicológico que se concentra nos estímulos externos ao indivíduo, dispensando, portanto, explicações de natureza biológica.

Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são

  • A entropia e empatia.
  • B assimilação e acomodação.
  • C operações formais e operações lógicas.
  • D estilos cognitivos e estilos de comportamento.
  • E desenvolvimento sensorial e desenvolvimento integral.

Analise as asserções a seguir sobre o desenvolvimento mental apresentado por Jean Piaget.
I- O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. II- Um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos –, também a vida mental pode ser concebida como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. III- O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Assim, do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor à instabilidade e incoerência relativa às ideias infantis e à sistematização de raciocínio do adulto. No campo da vida afetiva, notou-se, muitas vezes, por que o equilíbrio dos sentimentos diminui com a idade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II.
  • B I.
  • C II e III.
  • D I e III.
  • E I e II.