Leia o trecho a seguir.
A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.
- A Para o autor, o pensamento lógico é construído pelo indivíduo por meio da interação e da experiência, atribuindo significados à realidade.
- B Para o autor, o pensamento lógico é determinado pela habilidade do professor de repetir o conteúdo acompanhado de reforços positivos e negativos.
- C Para o autor, o pensamento lógico é inerente ao objeto observado, destacando o ambiente escolar como o espaço capaz de mediar a interação entre os estudantes e os objetos.
- D Para o autor, o pensamento lógico é definido pela capacidade de abstração do aluno, uma atividade individual, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia da criança.
- E Para o autor, o aprendizado é um processo psicológico que se concentra nos estímulos externos ao indivíduo, dispensando, portanto, explicações de natureza biológica.