Questões de Psicologia Institucional (Psicologia)

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A instituição, como campo de pesquisa e de ação para a psicossociologia de comunidades, se mostra como lugar privilegiado, como um espaço socialmente organizado entre os diferentes elementos sociais. Assim, pontua Nasciuti (1977) que viver coletivamente implica instituir-se em organizações, o que significa afirmar que a instituição tem:

I. divisão de papéis. II. divisão de trabalho. III. hierarquização das relações sociais. IV. hierarquização das relações departamentais.

Assinale a alternativa correta:

  • A Somente a I está correta.
  • B Somente I, II e III estão corretas.
  • C Somente I, II e IV estão corretas.
  • D Somente II, III e IV estão corretas.

Na obra clássica Psico-higiene e Psicologia Institucional (BLEGER, 1984), o autor apresenta e discute o conceito de instituição e a prática da psicologia institucional.

Considerando a compreensão de instituição defendida por Bleger e a atuação em psicologia institucional que o autor propõe, leia as asserções a seguir:


I. Instituição é uma organização de caráter público ou semipúblico, com um grupo diretório, destinada a um fim socialmente reconhecido e autorizado, como, por exemplo, asilos, universidades e hospitais.


II. Toda instituição é campo de aplicação e de investigação, pois a prática não é derivação subalterna da ciência, mas seu núcleo vital, tendo a investigação espaço garantido dentro do curso da prática da psicologia institucional.


III. A psicologia institucional pode se realizar com o psicólogo na condição de empregado, assessor ou consultor, desde que o profissional garanta distância entre dependência econômica e dependência profissional da instituição que o contrata/emprega.


A(s) asserção(ões) correta(s) sobre o conceito de instituição e de psicologia institucional, segundo Bleger, é (são), apenas, 

  • A I e II.
  • B III.
  • C I.
  • D II e III.

A psicologia institucional atua com base na interpretação do coletivo. Ela compreende que o indivíduo vive a transversalidade e que também sofre um processo de subjetivação, por estar inserido na sociedade. Sob essa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação incompatível com a psicologia institucional.

  • A A sociedade é um lugar de diversas instituições.
  • B Instituições são normas, valores e, consequentemente, são estruturas materiais.
  • C O pensamento institucional dispõe-se a discutir, a refletir e a denunciar as relações de poder nos mais diversos lugares.
  • D A psicologia institucional atua nas leituras dos coletivos, entendendo que o indivíduo tem a transversalidade, mas é também uma processo de subjetivação estando na sociedade.
  • E A percepção da psicologia institucional considera necessária a realidade cotidiana das instituições às quais se pertence, porque a vida cotidiana se caracteriza por essa vivência em grupo.
A inserção da Psicologia nos contextos institucionais é marcada por uma conexão de saberes que a torna uma disciplina de interface, ou que demanda que suas/seus autoras/es e pesquisadoras/es se posicionem num território de fronteira, produzindo bricolagens entre saberes que têm origens em campos diversos. Constitui-se, assim, um amplo campo permeado de práticas e saberes heterogêneos, e este número temático é uma expressão dessa heterogeneidade (BAREMBLITT; BARROS; HUR, 2021). Neste sentido, e considerando as contribuições de Lapassade (1998), sobre a temática da Análise Institucional, é correto compreender uma instituição como:
  • A uma instituição se constitui pela normatividade instituída pela rede controle e poder sobre ela exercida, tornando o sujeito passivo na representatividade institucional
  • B a instituição não é um lugar físico, concreto, mas sim o resultado da interação entre a instituição e o sujeito institucionalizado. Logo, uma instituição existe a partir do momento que se incorpora das relações ali estabelecidas
  • C uma instituição é lugar continente de interpelações da subjetividade, tornando impossível o estabelecimento de uma sintaxe dialética entre o usuário da instituição e o propósito institucional
  • D as instituições são fruto de um arcabouço histórico de carências sociais, portanto, ainda hoje operam em caráter assistencialista, mesmo que adotem discursos sobre a emancipação dos sujeitos

O trabalho de psicólogos nos contextos institucionais se vê constantemente envolto em questionamentos sobre os porquês de o trabalho em equipe e trabalho interdisciplinar não se transformavam em prática uma vez que fazem parte do discurso dos profissionais e das instituições. Sobre a problemática do alcance da interdisciplinaridade, indique o que seja INCORRETO.

  • A A interdisciplinaridade, no trabalho em saúde, requer revisitação do conceito de equipe, enquanto conjunto de pessoas que trabalham juntas com elemento de identificação, de natureza simbólica, por meio processo de inter-relação entre os trabalhadores e destes com usuários. O trabalho interdisciplinar tem como condição o trabalho sobre as relações de poder ali existentes.
  • B A interdisciplinaridade é desdobramento do que seja disciplina enquanto área homogênea de estudo com fronteiras bem delimitadas. Em especial no campo da saúde, é necessário explicitar a relação de poder que subjaz à disciplinarização.
  • C A interdisciplinaridade é conceituada pelo grau de integração entre as disciplinas e a intensidade de trocas entre os especialistas; e desse processo interativo, todas as disciplinas devem sair enriquecidas. No setor saúde, não basta somente tomar de empréstimo elementos de outras disciplinas, mas comparar, julgar e incorporar esses elementos na produção de uma disciplina modificada.
  • D No campo da saúde, para a superação da fragmentação das disciplinas é necessário projeto que reúna esforços para a transformação de práticas cotidianas e a construção de novos saberes, formação (des) segmentada de recursos humanos na saúde, e ainda que as diferentes disciplinas saibam como atuarem complementarmente à biomedicina.