Questões de Publicidade e propaganda (Jornalismo)

Limpar Busca

A respeito da comunicação pública, analise as assertivas a seguir:


I. Entre suas funções, estão: informar (levar ao conhecimento, prestar conta e valorizar); ouvir as demandas, as expectativas, as interrogações e o debate público; contribuir para garantir a relação social (sentimento de pertencer ao coletivo, tomada de consciência do cidadão enquanto ator).

II. É uma comunicação formal que diz respeito à troca e à partilha de informações de utilidade pública, assim como à manutenção do liame social cuja responsabilidade é incumbência das instituições públicas.

III. A comunicação pública é aquela externa para o indivíduo consumidor. Em grande medida, tal comunicação é responsabilidade do setor público.

IV. A comunicação pública deve ser tratada como política de governo.


Quais INCORRETAS são? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Contar com uma boa estratégia de gestão de conteúdo é relevante para qualquer instituição, já que um bom conteúdo aumenta a percepção de valor da marca, a autoridade, a confiança da audiência e o nível de conversões. Sobre o tema, é correto afirmar:

  • A A gestão de conteúdo consiste no processo de planejar, produzir, revisar, publicar, promover, mensurar resultados e atualizar informações de materiais produzidos para uma audiência específica.
  • B Métricas, como tráfego, engajamento e compartilhamentos, precisam ser analisadas, para que se evidencie que não existe diferença em disponibilizar um conteúdo em formato de texto, foto ou vídeo nas redes sociais. 
  • C O calendário editorial consiste na programação de todo conteúdo produzido por uma empresa ou organização pública, que deve ser replicado com a mesma abordagem nas redes sociais e nos canais de comunicação internos.
  • D A criação de conteúdo relevante para a audiência depende da realização de um planejamento anual detalhado, que não necessita passar por revisões ou ajustes ao longo do tempo. Além disso, exige dedicação e consistência para trazer resultados.

Acerca de publicações jornalísticas empresariais e métodos e técnicas de pesquisa, julgue o item a seguir. 


A definição do formato das publicações jornalísticas empresariais deve ser feita de acordo com os objetivos buscados, o público, os recursos disponíveis, a cultura organizacional e a evolução dos processos de comunicação na empresa.

  • Certo
  • Errado

No que se refere às práticas e às estratégias de assessoria de imprensa, bem como ao marketing institucional, julgue o item que se segue.


Entrevistas coletivas são evitadas pela assessoria de imprensa, pois podem culminar em perguntas difíceis para a instituição.

  • Certo
  • Errado

No que se refere às práticas e às estratégias de assessoria de imprensa, bem como ao marketing institucional, julgue o item que se segue.


O marketing institucional é uma estratégia que compete exclusivamente ao departamento de publicidade da instituição. 

  • Certo
  • Errado