Questões de Público (Relações Públicas)

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Na pesquisa social, temos dois grandes grupos de amostragens, classificadas em: probabilística e não probabilística.

A amostragem probabilística pode ser de tipos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Amostragem sistemática.
  • B Amostragem aleatória simples.
  • C Amostragem estratificada.
  • D Amostragem por julgamento.
  • E Amostragem por conglomerados.

Sobre o impacto das novas tecnologias no consumo de produtos midiáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os processos e produtos de comunicação são impactados por pessoas que antes eram apenas consumidores e cada vez mais as demandas da audiência são levadas em conta pelos produtores convencionais.

II. O uso midiático do novo consumidor de informação, composto pelo público jovem, pressupõe uma conexão e desconexão lentas e o desejo de receber conteúdos com formato idêntico aos encontrados nos meios tradicionais.

III. Os serviços de streaming estão perdendo espaço para os canais de TV a cabo, assim como o formato de webrádio mantém sua liderança em relação ao consumo de podcasts.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.

As mídias digitais trouxeram novas características para o profissional de Relações Públicas, que precisa lidar com os diferentes públicos de uma organização e em diferentes situações.

Se ele for o responsável pela elaboração de conteúdo para as mídias sociais de uma empresa, ele deve

  • A produzir sempre o mesmo conteúdo, independentemente das mudanças nos contextos mercadológico e institucional impactados pelas ações da concorrência.
  • B fazer avaliações semestrais dos conteúdos produzidos, pois avaliações mais frequentes são prejudiciais às estratégias de construção de imagem e reputação da empresa.
  • C considerar que a maioria dos stakeholders tem uma atitude passiva nas redes sociais, portanto, a interatividade não é relevante na criação do conteúdo digital que é interativo.
  • D criar fatos noticiáveis desvinculados da estratégia integrada de comunicação da empresa com a função primordial de aumentar sua visibilidade nas redes.
  • E compreender as necessidades do seu público, que é interativo, e ter claro o que se quer alcançar com cada conteúdo produzido.

Quanto mais negativa e persistente for a cobertura de campanhas eleitorais e políticos enfatizando a insinceridade, corrupção, truques sujos, ambição pessoal e ignorando a substância e a intenção honesta, menor a confiança e o desejo do público em participar no processo democrático

Esse processo hipotético, apresentado com um desdobramento da Hipótese da Espiral do Silêncio, é conhecido como

  • A Espiral de Fibonacci.
  • B Teoria do Enquadramento.
  • C Espiral do Cinismo.
  • D Espiral de Capella.
  • E Teoria do Newsmaking.

Em 2018, a Starbucks passou por uma situação de crise de imagem, conforme relatado a seguir:

Em abril de 2018, dois homens negros foram presos em uma cafeteria da Starbucks na Filadélfia, Estados Unidos. Eles aguardavam um amigo e pediram para usar o banheiro, o pedido foi recusado porque eles não estavam consumindo no local. O gerente pediu que eles deixassem o estabelecimento, e, quando estes se recusaram, chamou a polícia. Eles foram algemados e levados para a delegacia, onde ficaram detidos por oito horas. O caso de racismo teve grande repercussão internacional.
(Jornal O Globo, 03/05/2018, adaptado)


Nessa situação, os principais manuais de gerenciamento de crise de comunicação, indicariam

  • A que a melhor maneira de lidar com uma crise seria ignorá-la, evitando o contato com a imprensa e esperar que ela desaparecesse por si só.
  • B limitar a comunicação à alta administração da empresa, que se encarregaria demitir o gerente e justificar a prisão por atos de violência cometidos contra o patrimônio da cafeteria.
  • C Que, como as crises são geralmente imprevisíveis, não há como se preparar, logo apenas o CEO da empresa poderia estabelecer as estratégias de gerenciamento caso a caso.
  • D a transparência e a comunicação proativa com todos os públicos envolvidos seriam essenciais para minimizar os impactos negativos da crise sobre a imagem da empresa.
  • E que a empresa deve evitar assumir a responsabilidade para minimizar os danos à sua reputação e deve desviar a atenção da mídia através de promoções de seus produtos premium.