Questões de Público Alvo (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

No que se refere à campanha publicitária, julgue o próximo item. 


O elemento inicial a ser decidido em um planejamento de mídia é o seu objetivo, no qual deve ser indicada a quantidade de pessoas que se pretende atingir com a campanha, a intensidade de veiculação da campanha e sua duração. 

  • Certo
  • Errado

Em relação aos conceitos e finalidades da publicidade, julgue o item seguinte. 


Uma publicidade que atinge perfis diferentes do target primário, ou seja, da demanda marginal, atinge o foco da comunicação, o que indica o sucesso da estratégia publicitária. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere à campanha publicitária, julgue o próximo item. 


Para o planejamento de uma campanha publicitária, é necessário o estabelecimento de uma relação entre o posicionamento da empresa e o pensamento do público em relação ao produto ou à marca. 

  • Certo
  • Errado

O planejamento de mídia é uma etapa estratégica do processo de marketing e publicidade que visa maximizar o impacto da mensagem publicitária, garantindo que ela alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Dessa forma, ao definir a alocação de investimentos nos diferentes canais de comunicação, o profissional de mídia deve levar em consideração algumas estratégias, dentre as quais figura a seguinte:

  • A Escolher exclusivamente canais de mídia tradicionais, desconsiderando as variadas plataformas de mídias digitais.
  • B Alocar todo o orçamento em um único canal para maximizar a visibilidade da mensagem pelos diferentes públicos-alvo.
  • C Analisar o perfil demográfico e comportamental do público-alvo para direcionar os investimentos de forma estratégica.
  • D Depender exclusivamente de canais de mídia social, ignorando os meios tradicionais de comunicação para maximizar o alcance da mensagem.
  • E Selecionar os canais de mídia, levando em consideração apenas a sua utilização pelos seus concorrentes diretos.
TEXTO 1
Como os meios de massa são sustentados pelos interesses das grandes firmas que se engrenam no presente sistema econômico e social, os media contribuem para a manutenção deste sistema. Esses meios não somente continuam a afirmar o status quo, mas também, na mesma medida, deixam de levantar questões essenciais sobre a estrutura da sociedade. Portanto, levando ao conformismo e fornecendo pouca base para uma apreciação crítica da sociedade, os mass media, patrocinados comercialmente, restringem indireta mas efetivamente o desenvolvimento consciente de uma visão genuinamente crítica.
MERTON, R.; LAZARSFELD, P. Comunicação de massa, gosto popular e organização da ação cultural. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

TEXTO 2
A representatividade de mulheres negras como protagonistas em comerciais de TV vive um momento de estagnação, enquanto o cenário para os homens negros já indica retrocessos. A conclusão é de uma pesquisa da agência Heads Propaganda e da ONU Mulheres que aponta ainda mais ausência de representatividade de pessoas negras quando analisados anúncios que envolvem idosos ou são veiculados em programas infantis.
Com base em 3 133 propagandas de TV analisadas, o estudo concluiu que, quando os homens são protagonistas, eles são brancos em 84% dos casos, e negros em 7%. Em outros 9% dos comerciais, esses homenssão de várias etnias. No caso das mulheres, as brancas ocuparam 74% dos papéis principais, enquanto as negras, 22%, e as mulheres de várias etnias, 4%.
Realizada desde julho de 2015, a pesquisa aponta que a representação de mulheres negras como protagonistas cresceu até julho de 2017, mas estagnou desde então. Em julho de 2018, o percentual chegou a atingir 25%, mas caiu para 17% em fevereiro de 2019 e voltou a subir para 22% em fevereiro de 2020.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-12/diversidade-racial-napublicidade-vive-estagnacao-indica-pesquisa. Acesso em 28 jun. 2022 (adaptado).

Com relação à perspectiva funcionalista, às funções sociais dos meios de comunicação e à representatividade étnica na publicidade, assinale a opção correta.
  • A O crescimento da representatividade das mulheres negras na publicidade é consequência de um sistema econômico que tende a representar todo grupo potencialmente consumidor.
  • B O crescimento da representatividade das mulheres negras na publicidade observado nos últimos anos reflete a estrutura da sociedade, uma vez que tal grupo é quantitativamente relevante.
  • C A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade se caracteriza como uma função dos meios de comunicação, que contribui para o funcionamento equilibrado do sistema social.
  • D A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade é consequência da crítica ao mau funcionamento do sistema social por parte dos meios de comunicação comercialmente interessados.
  • E A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade é causada pela tendência dos mass media a não estimular a reflexão crítica, o que contribui para a manutenção do sistema social.