Questões de Qualidade de Vida (Psicologia)

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Sobre trabalho, bem-estar e burnout, segundo Vasquez e Hutz (2023), as estratégias que englobam os comportamentos dos profissionais realizados para modificar as características e o ambiente social do seu trabalho são chamadas de:

  • A Estratégias de desempenho.
  • B Estratégias de redesenho.
  • C Estratégias de renovação.
  • D Ferramentas autogeridas.
  • E Ferramentas de gestão positiva.

Leia o texto a seguir.


“O trabalho é aquilo que implica, do ponto de vista humano, o fato de trabalhar: gestos, saber-fazer, um engajamento do corpo, a mobilização da inteligência, a capacidade de refletir, de interpretar e de reagir às situações; é o poder de sentir, de pensar e de inventar, etc. Em outros termos, para o clínico, o trabalho não é em primeira instância a relação salarial ou o emprego; é o «trabalhar», isto é, um certo modo de engajamento da personalidade para responder a uma tarefa delimitada por pressões (materiais e sociais)”.

Dejours (2004)


No que concerne às perspectivas teóricas que tratam da relação entre trabalho, processos de subjetivação e processos de saúde e adoecimento relacionados ao trabalho, o trecho acima refere-se à seguinte teoria:



  • A Teoria do Estresse Ocupacional.
  • B Ergologia.
  • C Clínica da Atividade.
  • D Psicodinâmica do Trabalho.

Conforme o catálogo brasileiro de ocupações do Ministério do Trabalho, os psicólogos estudam a estrutura psíquica e os mecanismos de comportamento dos seres humanos (1ª parte). Desempenham tarefas relacionadas a problemas de pessoal, como processos de recrutamento, seleção, orientação profissional e outros similares, à problemática educacional e a estudos clínicos individuais e coletivos (2ª parte). Suas funções consistem em: elaborar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa das características psicológicas dos indivíduos; organizar e aplicar métodos e técnicas de recrutamento, seleção e orientação profissional, proceder à aferição desses processos, para controle de sua validade; realizar estudos e aplicações práticas no campo da educação (creches e escolas); realizar trabalhos em clínicas psicológicas, hospitalares, ambulatoriais, postos de saúde, núcleos e centros de atenção psicossocial; realizar trabalhos nos casos de famílias, crianças e adolescentes, sistemas penitenciários, associações esportivas, comunidades e núcleos rurais (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Um grande desafio que se apresenta aos psicólogos que atuam no campo da Saúde do Trabalhador consiste no estabelecimento da relação entre os aspectos da organização do trabalho e o aparecimento de doenças mentais e comportamentais, o que no âmbito jurídico e previdenciário costuma ser denominado de “nexo causal”. Das alternativas abaixo, aquela que corresponde a uma modalidade de nexo causal entre a organização do trabalho e o adoecimento, com base no modelo de Schilling (1984):

  • A trabalho como causa primária no processo de adoecimento.
  • B trabalho como causa secundária no processo de adoecimento.
  • C trabalho como fator contributivo, mas não necessário no processo de adoecimento.
  • D trabalho como fator intrínseco, mas não necessário ao processo de adoecimento.

Dentre as fontes de adoecimento psíquico no trabalho elencadas por Christophe Dejours, estão a

  • A pressão para realizar trabalhos mal feitos e a rigidez dos modos operatórios definidos pela organização de trabalho.
  • B inexistência de programas de qualidade de vida e de remuneração por desempenho.
  • C ausência de hierarquia de controle estrita e de metas de desempenho explícitas.
  • D falta de reconhecimento e a inexistência de planos de benefícios para os empregados.
  • E pressão para o cumprimento de metas e a inexistência de plano de saúde para os empregados.