Questões de Qualidade do Serviço (Atendimento ao Público)

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Joana trabalha no setor de atendimento ao cidadão em uma agência pública de serviços. Recentemente, Marcos procurou a agência para resolver um problema com a sua documentação. Joana, seguindo os princípios de bom atendimento, garantiu que Marcos recebesse as informações e soluções necessárias de forma rápida e completa. Ela explicou claramente os passos a serem seguidos, forneceu todos os formulários necessários e garantiu que ele fosse atendido sem atrasos desnecessários.

Qual dos seguintes aspectos do atendimento prestado por Joana representa diretamente os princípios de tempestividade e suficiência?

  • A Realizou um acompanhamento pós-atendimento para garantir que Marcos estivesse satisfeito com os serviços prestados.
  • B Foi extremamente educada e cordial durante todo o atendimento, garantindo que Marcos se sentisse bem-vindo e respeitado.
  • C Informou Marcos sobre outros serviços adicionais que a agência oferece, mesmo que não fossem relevantes para a sua situação específica.
  • D Forneceu todas as informações e documentos necessários para que Marcos pudesse resolver seu problema sem precisar retornar à agência.

Quanto ao atendimento ao público, julgue o item a seguir.


A sociedade está ciente de que o serviço público deve ser eficiente, e, por isso, uma nova política de recursos humanos é necessária, para tornar os servidores mais críticos, competentes, inovadores e cientes de sua missão pública.

  • Certo
  • Errado

Um cidadão que frequenta um órgão público percebeu que os funcionários sempre o atendem prontamente e com eficiência. Qual dimensão da qualidade do serviço está sendo destacada nessa situação?

  • A Empatia
  • B Responsividade
  • C Confiabilidade
  • D Tangibilidade
  • E Segurança

Um cidadão se dirigiu a um serviço público e percebeu que os funcionários tinham um interesse genuíno em servir, fornecendo uma atenção individualizada. Qual dimensão da qualidade do serviço está sendo destacada nessa situação?

  • A Confiabilidade
  • B Prontidão
  • C Empatia
  • D Tangibilidade
  • E Segurança

Visto que não conseguimos ter acesso direto à mente dos outros para saber o que pensam (telepatia), é necessário que nos comuniquemos, isto é, que materializemos o pensamento por meio de um código (sistema de sinais) conhecido pelas partes envolvidas. Segundo Jakobson (2005), fazem parte essencial desse processo os seguintes elementos comunicativos, com exceção de:

  • A Remetente.
  • B Destinatário.
  • C Ruído.
  • D Mensagem.
  • E Canal.