Questões de Qualidade na Administração Pública (Administração Pública)

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A gestão da qualidade no setor público consiste na aplicação de princípios e práticas focadas na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. A busca pela qualidade total é um resultado direto dessa abordagem, garantindo que os serviços públicos evoluam constantemente para atender de forma eficaz e eficiente às necessidades dos cidadãos.
Um princípio da gestão da qualidade total preconiza

  • A o empowerment dos servidores para tomada de decisões sem depender da aprovação dos gestores, melhorando a qualidade dos produtos e serviços.
  • B a rigidez do controle da qualidade, que deve ser unitário e centralizado, com decisões concentradas nos gestores.
  • C o limite da capacidade dos servidores de influenciar os padrões de qualidade, deixando a responsabilidade apenas para os gestores. 
  • D o controle centralizado, onde os gestores supervisionam cada etapa do processo produtivo para garantir a qualidade.
  • E a mínima participação dos servidores na tomada de decisões, garantindo que os padrões de qualidade sejam estabelecidos pelos gestores.

A gestão de qualidade na gestão pública desdobra-se em três níveis básicos. Estes níveis estão apresentados nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa que não corresponde a estes níveis.

  • A Qualidade de serviços
  • B Sistema de gestão da qualidade
  • C Qualidade como estratégia de gestão
  • D Clima e cultura organizacionais da qualidade

Julgue o item a seguir.


Sobre a aplicação de metodologias de análise de dados e feedback dos usuários em um sistema de gerenciamento de qualidade de um serviço público prestado continuamente, é possível proporcionar aos gestores e operadores insights valiosos para identificar gargalos operacionais, otimizar processos internos e aprimorar a experiência do cidadão, contribuindo para a construção de uma gestão pública mais eficiente e orientada para resultados.

  • Certo
  • Errado

Julgue o próximo item, a respeito da gestão governamental, das reformas administrativas e de modelos de gestão pública. 


Indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação do desempenho das organizações, pois permitem acompanhar o alcance das metas organizacionais. 

  • Certo
  • Errado

A qualidade no serviço público envolve a comparação das expectativas do cidadão com a percepção do serviço entregue. O serviço prestado deve atender a uma real necessidade do usuário, devendo esse serviço ser exatamente o que o usuário espera que ele seja. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

  • A Não deve ser preocupação do atendimento no serviço público, transformar as manifestações de insatisfação do cidadão em ações que estimulem o aperfeiçoamento do Estado e das políticas públicas, pois sempre haverá insatisfação.
  • B A manutenção da qualidade do serviço confere, ao longo do tempo, confiabilidade à instituição. A empatia é um fator de extrema importância para a excelência no atendimento.
  • C Outro fator de grande relevância na qualidade do atendimento diz respeito à comunicação. É muito importante manter uma comunicação voltada para que o ente governamental transmita suas mensagens e o usuário apenas receba as informações, para agilizar suas demandas.
  • D Não existem barreiras de ordem tecnológica e de linguagem na comunicação de entes públicos, pois todos que vão ao serviço público já sabem o que buscam e o que vão encontrar.
  • E A qualidade no atendimento independe da capacidade de acolher e de oferecer respostas satisfatórias às necessidades do cidadão e de produzir para o Estado informações qualificadas, elaboradas a partir de demandas apontadas pela sociedade.