Questões de Qualidade no setor público (Administração Pública)

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A gestão de qualidade na gestão pública desdobra-se em três níveis básicos. Estes níveis estão apresentados nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa que não corresponde a estes níveis.

  • A Qualidade de serviços
  • B Sistema de gestão da qualidade
  • C Qualidade como estratégia de gestão
  • D Clima e cultura organizacionais da qualidade

A gestão da qualidade no setor público consiste na aplicação de princípios e práticas focadas na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. A busca pela qualidade total é um resultado direto dessa abordagem, garantindo que os serviços públicos evoluam constantemente para atender de forma eficaz e eficiente às necessidades dos cidadãos.
Um princípio da gestão da qualidade total preconiza

  • A o empowerment dos servidores para tomada de decisões sem depender da aprovação dos gestores, melhorando a qualidade dos produtos e serviços.
  • B a rigidez do controle da qualidade, que deve ser unitário e centralizado, com decisões concentradas nos gestores.
  • C o limite da capacidade dos servidores de influenciar os padrões de qualidade, deixando a responsabilidade apenas para os gestores. 
  • D o controle centralizado, onde os gestores supervisionam cada etapa do processo produtivo para garantir a qualidade.
  • E a mínima participação dos servidores na tomada de decisões, garantindo que os padrões de qualidade sejam estabelecidos pelos gestores.

O imaginário comum sobre a estrutura governamental brasileira remete a instituições burocratizadas, densas e com pouco espaço para mudança. Esta visão popular encontra embasamento nas teorias organizacionais clássicas sobre governos – que deveriam ser organizados para que fossem os mais estáveis e previsíveis possíveis, podendo, assim, prestar serviços uniformes e de qualidade aos cidadãos. Contudo, como lidar com essa estrutura quando seu objetivo final – o atendimento ao público – não é garantido? As novas perspectivas trazidas pela inovação no setor público dialogam com este dilema. Se os serviços oferecidos pelo governo não apresentam a qualidade ideal, é preciso repensar sua estrutura de funcionamento. Dentro do campo da inovação no setor público, é a transformação governamental que endereça, especialmente, essa necessidade.

(Caminhos da inovação no setor público – Brasília: Enap, 2022. Adaptado.)


Sobre inovações no setor público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A inovação no setor público se mostra indispensável aos gestores públicos, a fim de lidarem com as novas demandas de uma sociedade cada vez mais conectada em rede, inclusive em relação aos serviços públicos.

( ) Em uma sociedade em rede, as pessoas buscam serviços rápidos via dispositivos eletrônicos. Essas pessoas esperam contrapartida ágil da Administração Pública e, por isso, faz-se necessário que os servidores públicos tenham ciência que as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) são espaços eletrônicos que têm cada vez mais modificado as práticas de gestão das organizações, inclusive no setor público.

( ) Apesar da aproximação entre os temas: inovação e transformação, a transformação governamental deve ser compreendida como uma parte do campo maior de inovação no setor público. Enquanto a inovação se preocupa em propor novas soluções para problemas persistentes, a transformação quer deixar um legado maior neste processo – ao criar soluções, quer transformar as pessoas envolvidas, para que sejam capazes de multiplicar metodologias inovadoras em seus espaços de trabalho.


A sequência está correta em

  • A V, F, F.
  • B F, V, F.
  • C F, V, V.
  • D V, V, V.

No contexto da administração pública:


I O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) promove a adoção de práticas de gestão orientadas para resultados.

PORQUE
II O MEG busca melhorar a eficiência e a eficácia organizacional, por meio da implementação de processos de melhoria contínua.


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras, e a I é uma justificativa correta para a II.
  • B As duas afirmativas são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
  • C A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
  • D A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
  • E Tanto a afirmativa I quanto a II são falsas.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) tem como um de seus fundamentos:

  • A A centralização das decisões estratégicas.
  • B A priorização de políticas de austeridade fiscal.
  • C A adoção de práticas de gestão orientadas para resultados.
  • D A expansão do setor público.
  • E A redução do quadro de funcionários públicos.