Questões de Qualidade no setor público (Administração Pública)

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A respeito do paradigma do cliente na gestão pública, assinale a alternativa que apresenta o modelo de gestão que surge do entendimento de que a ideia de consumidor poderia resultar em um atendimento melhor para alguns do que para outros, em um universo em que todos têm os mesmos direitos, de modo que a busca pela melhoria do atendimento seja voltada para a consecução do bem comum.

  • A Patrimonialismo
  • B Gerencial puro 
  • C Consumerism
  • D PSO (Public Service Orientation) 

Julgue o item seguinte, relativo a planejamento estratégico, excelência nos serviços públicos e empreendedorismo governamental. 


Para o alcance da excelência na prestação de serviços públicos, é necessário que sejam adotados métodos e instrumentos que assegurem a contínua prestação dos serviços essenciais com elevados padrões de desempenho e qualidade. 

  • Certo
  • Errado

O Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Considerando o disposto no decreto sobre a concessão de diárias e passagens ao participante do PGD, na modalidade teletrabalho, que residir em localidade diversa da sede do órgão, é CORRETO afirmar que:

  • A O participante fará jus à concessão em todos os deslocamentos para localidade diversa da sede do órgão ou da entidade de exercício do servidor.
  • B O participante fará jus à concessão ainda que o deslocamento para localidade diversa da sede do órgão ocorra no interesse exclusivo do servidor.
  • C A concessão de diárias e passagens sempre terá como referência a localidade onde ocorrer remotamente o exercício de suas funções.
  • D A concessão de diárias e passagens terá como referência, caso implique maior benefício ao interessado, o endereço do órgão ou da entidade de exercício.
  • E O participante não fará jus a reembolso de qualquer natureza ou a diárias e passagens referentes às despesas decorrentes do comparecimento presencial à unidade de exercício.

A gestão de qualidade na gestão pública desdobra-se em três níveis básicos. Estes níveis estão apresentados nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa que não corresponde a estes níveis.

  • A Qualidade de serviços
  • B Sistema de gestão da qualidade
  • C Qualidade como estratégia de gestão
  • D Clima e cultura organizacionais da qualidade

A gestão da qualidade no setor público consiste na aplicação de princípios e práticas focadas na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. A busca pela qualidade total é um resultado direto dessa abordagem, garantindo que os serviços públicos evoluam constantemente para atender de forma eficaz e eficiente às necessidades dos cidadãos.
Um princípio da gestão da qualidade total preconiza

  • A o empowerment dos servidores para tomada de decisões sem depender da aprovação dos gestores, melhorando a qualidade dos produtos e serviços.
  • B a rigidez do controle da qualidade, que deve ser unitário e centralizado, com decisões concentradas nos gestores.
  • C o limite da capacidade dos servidores de influenciar os padrões de qualidade, deixando a responsabilidade apenas para os gestores. 
  • D o controle centralizado, onde os gestores supervisionam cada etapa do processo produtivo para garantir a qualidade.
  • E a mínima participação dos servidores na tomada de decisões, garantindo que os padrões de qualidade sejam estabelecidos pelos gestores.