Questões de Razão: Inata ou Adquirida? (Filosofia)

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“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada [...]. [...] Não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem”.
DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução: Bento Prado Jr. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 37.
Considerando a importância do método para a filosofia de Descartes, assinale a alternativa que contém um dos preceitos para bem direcionar-se o espírito e, assim, adquirir-se conhecimentos. 

  • A Seguir a sabedoria dos antigos.
  • B Praticar a dialética.
  • C Educar-se por meio de viagens e de observações de diferentes costumes e opiniões.
  • D Seguir a ordem progressiva dos pensamentos, dos mais simples aos mais complexos.
  • E Aceitar a impossibilidade de fundar um conhecimento certo e indubitável em um mundo tão diverso e variado.

65. [...] Ao invés de indicar algo que seja comum a tudo o que chamamos linguagem, digo que não há uma coisa sequer que seja comum a estas manifestações, motivo pelo qual empregamos a mesma palavra para todas - mas são aparentadas entre si de muitas maneiras diferentes. Por causa deste parentesco, ou destes parentescos, chamamos a todas de “linguagens”.


[...]


116. Quando os filósofos usam uma palavra - “saber”, “ser”, “objeto”, “eu”, “proposição”, “nome” - e almejam apreender a essência da coisa, devem sempre se perguntar: esta palavra é realmente sempre usada assim na linguagem na qual tem o seu torrão natal? - Nós reconduzimos as palavras do seu emprego metafísico de volta ao seu emprego cotidiano. (WITTGENSTEIN, 2007, p. 116; 169, grifos do autor)

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.



Com base nos trechos citados, é correto afirmar que 

  • A segundo Wittgenstein, o emprego metafísico das palavras fundamenta os seus usos habituais.
  • B o uso metafísico da linguagem é o que permite falar com sentido sobre a essência das palavras e das coisas.
  • C embora exista algo comum a tudo que chamamos de “linguagem”, Wittgenstein opta por não partir dessa constatação.
  • D procurar algo comum às diversas linguagens assemelha-se ao procedimento metafísico de buscar a essência das coisas. 

Como adquirimos conhecimento? Na filosofia, uma resposta possível está na tese do inatismo. É correto dizer que, para a tese inatista,

  • A nossas ideias inatas são verdades individuais e particulares.
  • B existem verdades atemporais aquém da experiência empírica.
  • C somos como uma cera sem forma e sem nada impresso nela.
  • D são adquiridas mediante a recordação dos acontecimentos que se passaram em vida.
  • E as ideias inatas são correspondências com a experiência empírica.

Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.


O empirismo é uma característica marcante da filosofia inglesa.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.


Para Descartes, as ideias adventícias e inatas são sempre verdadeiras.

  • Certo
  • Errado