Questões de Redação Publicitária (Comunicação Social)

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Diferentes autores reconhecem na escrita publicitária uma ocorrência regular do uso de relações associativas durante o discurso textual. Ao tema, costuma seguir um universo semântico, caracterizando um método de construção que pode ser vulgarmente denominado “palavra-puxa-palavra”.

Considerando-se a ocorrência de rede semântica baseada em relações associativas, verifica-se que tais relações são

  • A baseadas no caráter linear da língua.
  • B opostas ao paradigma central do tema.
  • C estabelecidas numa série real de termos.
  • D transpostas do plano mental ao discurso.
  • E exclusivas do alinhamento sequencial da fala.

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas

  • A 4; 2; 1; 3.
  • B 3; 4; 2; 1.
  • C 3; 2; 4; 1.
  • D 1; 3; 4; 2.
  • E 1; 2; 4; 3.

No Brasil, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é um dos órgãos que normatizam aspectos relativos à legislação e à ética no universo da publicidade e da propaganda. Seu código é bastante abrangente, incluindo as chamadas categorias especiais de anúncios, com recomendações específicas para cada modalidade.
Disponível em http://www.conar.org.br. Acesso em: 27 jul. 2018 (adaptado).

Considerando a relevância do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinale a opção correta.

  • A O código recomenda que se preze pelo uso adequado da língua portuguesa, condenando a presença de calão em anúncios.
  • B A veiculação de anúncios criados no exterior, segundo o referido código, deve ser estimulada no país, acolhendo-se a livre competição.
  • C As relações públicas, consideradas atividades promocionais regulares, são contempladas nesse código.
  • D As regras referentes à propaganda político-partidária também são estabelecidas por esse código.
  • E O referido código prevê o pagamento de multa como possível penalidade a agências publicitárias que cometam infração.

A ambiguidade existe quando há várias possibilidades de compreensão de uma mensagem. Quando a ambiguidade prejudica o processo de decodificação, trata-se de um problema de comunicação, o que deve ser evitado. Entretanto, a ambiguidade deve ser avaliada com cuidado. Há casos em que ela se caracteriza como um problema de comunicação, mas, em outros, pode ser um recurso persuasivo e, portanto, um aspecto positivo da mensagem. Na publicidade, por exemplo, a ambiguidade é, geralmente, bem-vinda e constitui um recurso retórico bastante utilizado.
HOFF, T.; GABRIELLI, L. Redação publicitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017 (adaptado).

Com relação ao tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso do recurso da ambiguidade na abordagem publicitária pode ser associado ao humor, à comicidade ou à sátira, de acordo com as possibilidades interpretativas proporcionadas.
II. A leitura de duplo sentido em uma mensagem publicitária vai além do texto escrito em si, residindo também na combinação de signos verbais com signos não verbais.
III. A eficácia da mensagem persuasiva é diretamente proporcional à sua acessibilidade aos diversos públicos atingidos, sem importar o fato de se constituírem ou não como targets da mensagem.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Na perspectiva da Arte Retórica de Aristóteles, pode-se afirmar que o gênero do texto publicitário é______________ e o discurso, para ser coerente, deve conter as seguintes partes:

  • A Declarativo (declara agora que algo é falso ou verdadeiro); Exórdio (Introdução), Narração, Declaração e Peroração (Epílogo).
  • B Deliberativo (aconselha ou desaconselha uma ação futura); Exórdio (Introdução), Narração, Provas e Peroração (Epílogo).
  • C Demonstrativo (demonstra algum tipo de sentimento pretérito); Exórdio (Introdução), Demonstração, Aceitação e Peroração (Epílogo).
  • D Demonstrativo (louva ou censura o estado atual das coisas); Exórdio (Introdução), Caracterização, Peroração (Epílogo) e Provas.
  • E Judiciário (acusa ou defende fatos pretéritos); Exórdio (Introdução), Acusação, Defesa e Peroração (Epílogo).