Para Susan McGlamery e Steve Coffman, citados por Accart (2012), a referência virtual consiste no “fornecimento de referência tradicional por intermédio da mídia eletrônica”, podendo ser definida também como uma “rede de competências, uma intermediação humana e recursos colocados à disposição dos usuários num ambiente em linha”.
Assinale a alternativa que não corresponde a um ambiente em linha.
- A O recurso a uma rede de competências: a diversidade e a especificidade das questões formuladas tornam necessário o recrutamento de bibliotecários especialistas ou a participação em uma rede colaborativa que reúna competências sobre diferentes temas.
- B Uma intermediação humana: as transações de referência devem encontrar um ponto de equilíbrio entre uma solução informatizada adequada e uma intermediação feita por bibliotecários.
- C Recursos em linha à disposição dos usuários: disponibilização do profissional de referência, que atuará como elo entre o usuário e os recursos eletrônicos oferecidos para sua pesquisa.
- D A heterogeneidade da prestação de serviços: um serviço de referência deve fornecer serviços adequados aos grupos de pesquisa institucional, sem, contudo, personalizá-los.