Questões de Referencial Curricular para a Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é fundamental:

  • A Iniciar a alfabetização formal já na educação infantil.
  • B Promover a participação ativa das famílias na educação das crianças.
  • C Garantir que todos os brinquedos sejam padronizados.
  • D Reduzir o tempo de brincadeira para aumentar o tempo de atividades dirigidas.

A Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil destaca a importância de:

  • A Ensinar conteúdos acadêmicos de forma exaustiva desde cedo.
  • B Focar exclusivamente na preparação para o Ensino Fundamental.
  • C Proporcionar experiências significativas que respeitem o desenvolvimento infantil.
  • D Garantir que as crianças permaneçam em silêncio durante as atividades.

Conforme Fochi (2016), analise o trecho abaixo:

“É uma forma de produzir conhecimento sobre a Educação Infantil, a partir da oportunidade de aprender a olhar as experiências das crianças na escola e evidenciar o papel da criança no processo educativo, convidando a reposicionar o papel do professor e a construir um contexto educativo de qualidade”.

O trecho acima se refere:

  • A Ao currículo.
  • B À brincadeira.
  • C Aos campos de experiência.
  • D Ao brincar heurístico.
  • E À documentação pedagógica.

Considerando que a Educação Infantil é um direito de todas as crianças e dever do Estado, assinale a alternativa correta em relação à obrigatoriedade da matrícula das crianças nessa etapa.

  • A É obrigatória para crianças a partir de 4 anos na Escola Básica.
  • B É obrigatória desde 6 meses de idade na Escola Básica.
  • C É opcional desde o nascimento e obrigatória a partir dos 5 anos do Ensino Fundamental.
  • D É opcional a partir de 1 ano de idade e obrigatória a partir dos 3 anos na Escola Básica.
  • E É obrigatória somente a partir dos 6 anos.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o projeto pedagógico e o currículo na Educação Infantil, conforme Oliveira (2014).

  • A O projeto pedagógico reúne o conjunto de planos de aula a ser aplicado ao longo do ano letivo, enquanto o currículo explicita os conteúdos que esses planos de aula abordarão.
  • B Há profunda articulação entre o plano pedagógico, de caráter eminentemente político e cultural, e o currículo, de natureza estritamente técnica e didática.
  • C O currículo, enquanto práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento, expressa o projeto pedagógico, que define metas almejadas para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
  • D A partir dos campos de experiência determinados pelos projetos pedagógicos, o papel do currículo é propor os métodos didático-pedagógicos mais adequados para tratar dos conteúdos com as crianças.