Questões de Referencial Curricular para a Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Como são chamados CORRETAMENTE os componentes que estruturam e definem a composição curricular para a Educação Infantil a partir de 2017?

  • A Saberes docentes.
  • B Campos de Experiência.
  • C Saberes da experiência.
  • D Diretrizes Curriculares para a Infância e Adolescência.
  • E Saberes pedagógicos.

Segundo o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), o eixo central do processo educativo é:

  • A o currículo
  • B o planejamento.
  • C a interação.
  • D a criança.
  • E o registro.

Analise as afirmativas abaixo sobre o papel do professor da educação infantil de acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó, SC (2023).


1. O professor é quem media o processo de aquisição e construção do conhecimento. Ele é habilitado e comprometido, proporcionando situações de aprendizagem e desafios.


2. Os professores da Educação Infantil no município de Chapecó que atuam nas instituições educativas devem ser habilitados em Pedagogia da Educação Infantil e Licenciatura em Educação física.


3. Vínculos afetivos não são destaques nas atitudes do professor da Educação Infantil do Município de Chapecó.


4. O professor da Educação Infantil deve estar comprometido com a profissão e sua prática deve ter objetivos que contribuem com a formação integral das crianças.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Conforme o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), um dos objetivos da relação entre a instituição educativa e a família é:

  • A Ensinar as famílias sobre como educar as crianças, especialmente no que se refere ao estabelecimento de limites.
  • B Garantir os direitos das crianças em todas as esferas da vida social.
  • C Promover interações de forma aleatória e desestruturada.
  • D Enfatizar a importância do ambiente escolar em detrimento das interações sociais e familiares na formação da criança.
  • E Comemorar datas festivas sem se preocupar com o desenvolvimento integral da criança.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tomando como referência o conceito de infância expresso no Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).


( ) Emprega-se o termo ‘infâncias’, no plural, para evidenciar a complexidade e as diversas nuances que as caracterizam.


( ) Embora a infância seja uma categoria plural, no espaço da educação infantil não é possível atender as individualidades e necessidades das crianças.


( ) A necessidade de cuidado pode ser considerada um elemento homogêneo da infância, isto é, comum a todas as crianças.


( ) A criança é um sujeito histórico e de direitos.


( ) As crianças não integram a construção social e cultural da sociedade, sendo meros receptoras de influências externas.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • F • V
  • B V • F • V • V • F
  • C V • F • V • F • V
  • D F • V • V • V • F
  • E F • V • F • V • V