Questões de Regulamentação profissão - Leis 7.377- 85 e 9.261/96 (Secretariado)

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Indique a ordem dos acontecimentos na história da profissão de Secretariado Executivo no Brasil:
( ) luta pela criação do conselho da classe. ( ) início da valorização da profissão; surgimento de cursos superiores e de treinamentos. ( ) criação dos sindicatos estaduais, elaboração e adoção do código de ética; regulamentação da profissão. ( ) símbolo de status gerencial
Assinale a alternativa que indica a ordem corretamente.

  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 4, 3, 2, 1.
  • C 2, 4, 3, 1.
  • D 4, 2, 3, 1.
  • E 3, 2 , 4, 1.

Com base no Código de Ética do profissional do Secretariado, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O profissional deve assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria. ( ) Participar de entidades representativas da Categoria é um dever do profissional do Secretariado. ( ) É direito do profissional do Secretariado receber renumeração equiparada à dos profissionais de seu nível de escolaridade. ( ) A secretária e o secretário, no exercício de sua profissão, devem guardar absoluto sigilo sobre os assuntos e documentos que lhe são confiados.
Assinale a sequência correta.

  • A V F V F
  • B V V F F
  • C F V F V
  • D F F V V

A profissão de secretário executivo, regulamentada pela Lei n. 7.377/85, e complementada pela Lei n. 9.261/96, possibilitou ao secretário ser reconhecido nas organizações e na sociedade. Esse profissional deve estar inserido nos processos gerenciais das organizações, atuando como elo entre parceiros, fornecedores e clientes, gerenciando informações e administrando processos. Como profissional que assessora decisões, precisa gerenciar o fluxo de informação da sua área de atuação.
De acordo com a legislação específica, a atividade de gerenciamento da informação exercida pelo secretário executivo caracteriza-se

  • A pelo planejamento, pela organização e direção de serviços de secretaria, e pela versão e tradução de textos em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa.
  • B pela coleta de informações para a consecução de objetivos e metas organizacionais, e pela interpretação e sintetização de textos e documentos.
  • C pela redação exclusiva de textos técnicos, inclusive em idioma estrangeiro, e pela assistência e assessoramento direto a executivos.
  • D pelo registro e pela distribuição de expedientes, e pela coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas.
  • E pela taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro.

Bruna, secretária recém-formada, está trabalhando, em sua primeira experiência profissional, na Gerência de Recursos Humanos de uma empresa privada de grande porte. No seu dia a dia, é comum outros funcionários lhe pedirem cópia de alguns documentos para consulta. Em determinado momento, Raul, secretário da Gerência Operacional, pergunta-lhe se tem acesso aos contracheques dos colaboradores, ao que ela responde afirmativamente. Raul, então, pede a Bruna que faça o envio a ele, por e-mail, do último contracheque de todos os funcionários do setor onde trabalha, a fim de comparar os salários e verificar se o que recebe é justo.
Considerando o estabelecido no Código de Ética do Profissional de Secretariado e a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

  • A Bruna deve fornecer os documentos solicitados por Raul, tendo em vista que esse é um meio de fortalecimento da sua categoria.
  • B Bruna não deve fornecer os documentos solicitados por Raul, pois deve guardar absoluto sigilo sobre documentos que lhe são confiados.
  • C Bruna deve fornecer os documentos solicitados por Raul, uma vez que os secretários devem manter entre si a solidariedade e o intercâmbio.
  • D Bruna não deve fornecer os documentos solicitados por Raul porque, apesar de ter justificado o pedido, ele não ocupa cargo hierarquicamente superior ao dela.
  • E Bruna deve fornecer os documentossolicitados por Raul, já que ossecretários devem atender as demandas de colegas de trabalho quando a documentação solicitada não é de carátersigiloso.

Para o exercício da profissão de recepcionista geral, exceto recepcionista de hotel, o profissional deve possuir, no mínimo, ensino:

  • A fundamental incompleto, sendo desejável curso básico de qualificação de até 200 horas/aula e 1 a 2 anos de experiência profissional.
  • B fundamental completo, sendo obrigatório curso básico de qualificação de até 200 horas/aula e 1 a 2 anos de experiência profissional.
  • C médio completo, sendo desejável curso básico de qualificação de até 200 horas/aula e 1 a 2 anos de experiência profissional.
  • D médio incompleto, sendo desejável curso básico de qualificação de até 200 horas/aula e 1 a 2 anos de experiência profissional.
  • E médio incompleto, sendo obrigatório curso básico de qualificação de até 200 horas/aula e 1 a 2 anos de experiência profissional.