Questões de Relação Educação Física Escolar e Esporte (Educação Física)

Limpar Busca

A finalidade proveniente da instituição esportiva que "invade" a escola é a

  • A seleção.
  • B reinvenção.
  • C reprodução.
  • D objetivação.
  • E internalização.

Analisando a realidade pedagógica hegemônica da educação física escolar até a década de 1980, Soares et. al. (1992) identificam um conjunto de práticas a serem superadas por uma abordagem crítica de ensino. Em relação à seleção dos conteúdos, um limite apontado é

  • A a lógica dialética na organização curricular.
  • B a inclusão de diferentes grupos culturais.
  • C o predomínio do esporte como conteúdo.
  • D a experimentação como critério definidor.
  • E a precariedade de materiais didáticos.

No contexto apresentado, o significado que a instituição esportiva irradia para a escola é a

  • A competição.
  • B classificação.
  • C meritocracia.
  • D comparação.
  • E instrumentalização.

A forma de produção e reprodução dos objetos e conteúdos se desenvolve na instituição esportiva oficial e alcança a realidade da prática pedagógica da educação física escolar. Esse processo se realiza, primordialmente, pelos

  • A testes esportivo-motores.
  • B processos de racionalização.
  • C produtos e objetos de consumo.
  • D esportes individuais e coletivos.
  • E princípios de trato do saber escolar.

O conteúdo que se produz interno ao conjunto dos valores da instituição esportiva, e se atualiza na escola, é

  • A a monocultura do futebol.
  • B o predomínio do esporte.
  • C o jogo instrumental.
  • D a pseudoformação.
  • E o produto cultural.