Questões de Relação entre Indivíduo e Sociedade (Sociologia)

Limpar Busca

A estratificação social para Max Weber pode ser dividida em três sistemas. Cada um deles apresenta uma hierarquia própria, embora haja uma relação estreita entre eles.
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:

  • A a classe, o status e o poder.
  • B a política, o social e a renda.
  • C o poder, a classe e a casta.
  • D o econômico, a renda e a moeda.
  • E a honra, os bens e o destino.

Leia o texto a seguir:


A tarefa que concerne à sociologia, então, é a de descobrir o sentido mais profundo de tal motivação e compreendê-la de modo correto, mesmo se esta motivação não tiver participado da ação consciente do indivíduo: torna-se, por conseguinte, um caso limite de interpretação de sentido.


WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora da UnB, 2012, p. 71.



O método sociológico apresentado no texto tem como objetivo 

  • A a orientação da análise das relações sociais organizada cognitivamente.
  • B definir os pressupostos teóricos da unidade funcional da sociedade.
  • C propor reformas nas estruturas sociais a partir da unidade da mente social.
  • D apreender pela interpretação o sentido ou o significado das ações sociais.
  • E perceber o significado das ações dos outros para impulsionar revoluções.

Leia o texto a seguir:

Jovem de 20 anos ganha 5 mil reais de aniversário, compra 30 cestas básicas e realiza doação
Essa história chegou ao Jornal Meio Dia (JMD) e mostra como no mundo ainda tem gente do bem, de bom coração. O jovem Samuel, completou 20 anos no último mês de dezembro e ganhou R$ 5 mil. Com o dinheiro, ele comprou 30 cestas básicas e saiu na tarde deste sábado, dia 13, para distribuir para famílias que precisam em diversos bairros da cidade de Mococa-SP. Que atitude! Enquanto muitos jovens só pensariam em algo para eles, Samuel pensou no próximo. [...] Parabéns!
Fonte: Jornal Meio Dia. Disponível em: <https://magaiver.tv.br/noticias/ Acesso em: 9 de out. 2024. Adaptado


Conforme a perspectiva weberiana, a ação do jovem pode ser classificada como uma

  • A maneira racional, no qual o autor procura atingir um objetivo específico.
  • B orientação racional de acordo com seus valores e suas crenças pessoais.
  • C mudança de comportamento para atender tradições, vivências e costumes.
  • D motivação pautada pelas diferentes emoções que agem sobre os sujeitos.
  • E intencionalidade do comportamento causada por metas pré-estabelecidas.

Leia o texto a seguir:

[...], em Weber, o processo de racionalização não é uma noção que pode ser definida de maneira prévia, como um tipo ideal que precede a análise, pois se trata de um tópico que o pensador desenvolve sempre de forma situada, com um sentido que emerge sempre em ato, quer dizer, embutido no próprio processo de análise.
SELL, Carlos Eduardo. Racionalidade e racionalização em Max Weber. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 79, p. 156, junho 2012.

No texto, o tema apresentado sugere uma investigação por meio da metodologia de pesquisa conhecida como

  • A fenomenológica integrativa dos fatos sociais.
  • B compreensão interpretativa das ações sociais.
  • C etnometodologia dedutiva das ações individuais.
  • D rotinização da vida ordinária, da luta entre as classes.
  • E teoria enraizada no empírico a partir das ações subjetivas.

Leia o texto a seguir:

[...] se a divisão do trabalho produz a solidariedade, não é apenas porque ela faz de cada indivíduo um “trocador”, como dizem os economistas; é porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os ligam mutualmente de maneira duradoura [...].
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 429.


Para Émile Durkheim, as formas de organização e divisão das atividades laborais na sociedade são possíveis, pois o(s)

  • A direito e a moral são mecanismos de autoridade e de inspeção na formação dos laços.
  • B contatos sociais entre os indivíduos são elaborados pelas instituições econômicas.
  • C processo de socialização provoca a internalização das regras necessárias ao convívio.
  • D economistas definem as regras morais e do direito importantes para a manutenção social.
  • E ideais de revolução e mudança são produzidos na harmonia dos laços entre as classes.