Questões de Relação entre Indivíduo e Sociedade (Sociologia) Página 12

Limpar Busca
Para Claude Levy-Strauss (1982), “...O homem é um ser biológico ao mesmo tempo que um indivíduo social. Entre as respostas que dá às excitações exteriores ou interiores, algumas dependem inteiramente de sua natureza, outras de sua condição...”. Assinale a alternativa que exemplifique corretamente ação humana que se relacione exclusivamente a uma excitação exterior recebida.
  • A Lavar as mãos antes das refeições
  • B Quando criança, ter medo do escuro
  • C Aguçar os sentidos em locais desertos
  • D Acreditar em divindades
  • E Caçar para se alimentar

Leia os seguintes trechos:
“...a divisão do trabalho [...] não serviria apenas para dotar nossas sociedades de luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de existência da sociedade. Graças à divisão do trabalho, ou pelo menos por seu intermédio, se garantiria a coesão social; ela determinaria os traços essenciais da constituição da sociedade. Por isso mesmo [...] caso seja realmente função do trabalho, ela deve ter um caráter moral, porque as necessidades de ordem, de harmonia e de solidariedade social são geralmente consideradas morais.” (DURKHEIM, Émile. Método para determinar a função da divisão do trabalho. In: RODRIGUES, J. A. (org.). Émile Durkheim. São Paulo: Ática, 2000. Pág. 66)
“[a Sociologia é a] ciência que tem como meta a compreensão interpretativa da ação social de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e de seus efeitos.” (WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Moraes, 1987. Pág. 9)
“A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu as oposições de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido comunista. Petrópolis: Vozes, 1988. Pág. 66-67)
Nesse sentido, o conceito de Sociedade é fundamental para o campo Ciências Sociais e, assim como conceito de cultura e foi objeto de definições diferentes entre autores clássicos como Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber. Entre as alternativas a seguir, assinale a incorreta, conforme as concepções de sociedade desses autores:

  • A Em Emile Durkheim, a sociedade é um fenômeno sui generis, não redutível às leis da natureza, pois seus processos essenciais de coerção, generalidade e exterioridade em relação ao indivíduo decorrem de normas propriamente humanas e coletivas, possuindo uma natureza própria.
  • B Em Karl Marx, os tipos específicos de sociedade existentes na história humana resultam do nível de desenvolvimento das forças produtivas em face das relações sociais de produção. A luta de classes, para este pensador, é o motor da História. Nesse sentido, o indivíduo é um sujeito da práxis social.
  • C Em Karl Marx, a sociedade é um fenômeno supraindividual, que resulta do intercâmbio histórico entre o homem e a natureza através do trabalho, que ao mesmo tempo cria e transforma as relações sociais entre os seres humanos.
  • D Em Karl Marx e Emile Durkheim, a sociedade é um fenômeno formado pela expectativa recíproca dos sentidos que as ações individuais têm. Isto é o que determina inclusive o método adotado por ambos os autores, a utilização dos Tipos Puros ou Ideais.
  • E Para Max Weber, sociólogo alemão, a sociedade é resultado das múltiplas ações sociais praticadas por indivíduos e grupos que, quando reciprocamente orientadas, se manifestam como relações sociais. Por essa razão a complexidade da sociedade é extremamente difícil de ser entendida. Nesse sentido, cabe ao sociólogo buscar compreender o sentido das ações e relações sociais.

Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, descobriu que um fundamento bastante pertinente para que as relações sociais existam e durem é a presença do poder (e, consequentemente da dominação). O poder, bem como a dominação, permeia todas as relações humanas, estando elas em contexto de foro mais íntimo ou mesmo nas relações políticas propriamente ditas. O grande problema, segundo Weber, é que o próprio poder é algo extremamente difícil, não só de ser detectado e reconhecido, mas, sobretudo, de ser entendido e conceituado. O poder é sociologicamente amorfo, segundo Weber. Ele toma forma somente quando é utilizado e, mais que isso, somente quando praticado por um indivíduo ou grupo dentro de uma relação social, e quando encontra obediência, concretizando, desse modo, a Dominação. Não obstante, apesar do fato do poder estar presente em todos os tipos de relação, muitos pensadores, quando se debruçam para estudar, percebem uma relação direta com a questão da violência. É o caso do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002). Também na linha metodológica dos tipos puros ou ideais de Weber, Bourdieu tipificou violência ao estudar os mecanismos que se configuram como forma de dominação, humilhação e exclusão social, utilizados por pessoas, grupos ou instituições. A esse tipo de violência Bourdieu conceituou como:

  • A Violência Simbólica.
  • B Violência Estatal.
  • C Violência Social.
  • D Violência Urbana.
  • E Violência Física

De acordo com a teoria de Karl Marx, pode-se afirmar que a desigualdade social:

  • A É fruto da divisão da sociedade capitalista em castas.
  • B Está relacionada, na sociedade capitalista, com a apropriação dos meios de produção pela classe trabalhadora.
  • C É estrutural e ganha novas “roupagens” a cada nova conjuntura histórica.
  • D É um fenômeno natural, tendo em vista que modo de produção capitalista é justo.
  • E É inexistente nas sociedades capitalistas, pois todos vivem em condições de igualdade.

“Hoje em dia, tudo parece levar em seu seio sua própria contradição. Vemos que as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e fazer mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. As fontes de riqueza recém-descobertas convertem-se, por arte de um estranho malefício, em fontes de privações. Os triunfos da arte parecem adquiridos ao preço de qualidades morais. O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; mas ao mesmo tempo, o homem se converte em escravo de outros homens ou de sua própria infâmia. Até a pura luz da ciência parece não poder brilhar mais que sobre o fundo tenebroso da ignorância. Todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças produtivas materiais, enquanto reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.” (MARX, Karl. Discurso no People’s Paper, pág. 369.)
A partir da leitura deste trecho é possível dizer que o pensador alemão faz referência, especificamente, a qual conceito?

  • A À “propriedade privada” que, para Marx, assim como para Rousseau, é a origem das desigualdades entre os homens.
  • B À “evolução das ideias”, pois estas produzem a realidade social.
  • C À “ontologia do ser”, que evidencia uma concepção segundo a qual as sociedades, inevitavelmente, avançam rumo à realização de uma finalidade histórica prevista.
  • D Ao “Estado”, como instrumento da classe dominante e capaz de dinamizar a vida social estabelecendo uma relação entre dominantes e dominados.
  • E À “dialética”, como movimento presente na realidade a partir das ideias de tese/antítese e síntese.