Questões de Relacionamento Interpessoal (Atendimento ao Público)

Limpar Busca

Nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, é essencial que os servidores públicos demonstrem:

  • A Isolamento e independência para evitar conflitos.
  • B Rigidez e autoritarismo para manter a ordem e a disciplina.
  • C Empatia e habilidades de comunicação para promover um ambiente colaborativo.
  • D Competitividade intensa para alcançar os objetivos individuais.
  • E Submissão total às ordens sem questionamentos para garantir a hierarquia.

No que diz respeito às relações interpessoais, assinale, dentre as alternativas abaixo, a única que descreve com adequação a conduta adotada por pessoas de relacionamentos pessoais considerados eficientes:

  • A Interrompem os outros quando falam.
  • B Exibem comportamento flexível.
  • C Gostam de impor suas ideias.
  • D Praticam comunicação sarcástica.
  • E Nunca manifestam empatia.

Acerca do trabalho em equipe e do atendimento ao público, julgue o item subsequente.

A competência interpessoal representa a habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, bem como de lidar com as outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação.

  • Certo
  • Errado

Leia as proposições abaixo:

(    ) Entenda suas emoções, descubra sua maneira de trabalhar e incentive cada trabalhador a fazer o mesmo;

(    ) Conhecer a si próprio é a melhor forma de manter um relacionamento saudável e maduro com os outros, além de ser irrelevante para desenvolver resiliência e aprender como agir em situações difíceis;

(   ) O autoconhecimento é um dos principais fatores para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis;

(    ) O ambiente de trabalho é formado por pessoas muito diferentes. Para que seja possível criar relações saudáveis e harmoniosas, é preciso esmerar-se em julgar moralmente sempre os colegas.

Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:

  • A F – F – V – V.
  • B F – V – V – F.
  • C V – V – F – F.
  • D V – F – V – F.
  • E V – F – F – V.