Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas indicam que envolver um maior número de pessoas na tomada de decisão tende a resultados mais qualificados, amenizando as distorções ligadas a uma visão individual.
"LOPES FILHO, Boanerges Balbino. O Processo Decisório em Comunicação nas Organizações: elementos, conceitos e interfaces para uma reflexão preliminar no evoluir do século XXI. Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Bauru/SP - 18 a 21/05/2020
Decisões tomadas por equipes heterogêneas, tendem a resultados de maior qualidade, pois permitem
- A diluir responsabilidades de modo a retirar pressões nas equipes garantindo maior eficiência ao processo decisório.
- B envolver pessoas com pontos de vista e experiências diferentes, o que implica em decisões mais sólidas.
- C compartilhar modelos comunicacionais eficientes coletivos e individuais cuja pluralidade dificulta o processo decisório.
- D garantir um brainstorming ou tempestade de ideias que permite ao gestor da comunicação corporativa tomar a decisão final seguindo ou não o que foi debatido.
- E dar a impressão que ocorre uma pluralidade de pensamento, garantindo maior adesão ao processo decisório da gerência de comunicação.