Questões de Relações Humanas e Equipe de Trabalho (Comunicação Social)

Limpar Busca

Um aspecto importante a ser explorado no âmbito da comunicação humana e das organizações é a valorização da comunicação interpessoal. As organizações nem sempre propiciam espaços informais e favoráveis para cultivar essa forma de comunicação em seus ambientes internos.

De acordo com Margarida Kunsch, (2014), a comunicação interpessoal é considerada como a interação de natureza conversacional, que implica o intercâmbio de informação verbal e não verbal, entre dois ou mais participantes em uma situação face a face. Qual das alternativas não é uma característica dessa categoria?

  • A Uso frequente de signos contextualmente definidos.
  • B Dependência de uma estrutura formal de feedback.
  • C Interdependência entre os interlocutores na construção do sentido.
  • D Interação direta que pode ocorrer em ambientes tanto presenciais, quanto midiáticos.

Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas indicam que envolver um maior número de pessoas na tomada de decisão tende a resultados mais qualificados, amenizando as distorções ligadas a uma visão individual. 
"LOPES FILHO, Boanerges Balbino. O Processo Decisório em Comunicação nas Organizações: elementos, conceitos e interfaces para uma reflexão preliminar no evoluir do século XXI. Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Bauru/SP - 18 a 21/05/2020
Decisões tomadas por equipes heterogêneas, tendem a resultados de maior qualidade, pois permitem

  • A diluir responsabilidades de modo a retirar pressões nas equipes garantindo maior eficiência ao processo decisório.
  • B envolver pessoas com pontos de vista e experiências diferentes, o que implica em decisões mais sólidas.
  • C compartilhar modelos comunicacionais eficientes coletivos e individuais cuja pluralidade dificulta o processo decisório.
  • D garantir um brainstorming ou tempestade de ideias que permite ao gestor da comunicação corporativa tomar a decisão final seguindo ou não o que foi debatido.
  • E dar a impressão que ocorre uma pluralidade de pensamento, garantindo maior adesão ao processo decisório da gerência de comunicação.
Julgue o item que se segue, pertinentes às relações das empresas com consumidores.

Os programas de fidelidade são embasados no reforço positivo teorizado no behaviorismo da teoria associativa.
  • Certo
  • Errado
Julgue o item que se segue, pertinentes às relações das empresas com consumidores.

A implantação de CRM (customer relationship management) é a melhor estratégia para resolver problemas de atendimento em uma organização que tenha um grande número de reclamações sobre seu atendimento.
  • Certo
  • Errado
Considerando as relações públicas e os recursos humanos em organizações, julgue o próximo item.

O setor de relações públicas deve trabalhar de forma integrada com a gestão de pessoas, desenvolvendo parcerias e atividades específicas de comunicação com os empregados.
  • Certo
  • Errado