“Não se trata de ignorar nem rejeitar a matemática acadêmica, simbolizada por Pitágoras. Por circunstâncias históricas, gostemos ou não, os povos que, a partir do século XVI, conquistaram e colonizaram todo o planeta, tiveram sucesso graças ao conhecimento e comportamento que se apoiava em Pitágoras e seus companheiros da bacia do Mediterrâneo. Hoje, é esse conhecimento e comportamento, incorporados na modernidade, que conduz nosso dia a dia”.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
Qual é a alternativa que melhor corresponde à matemática acadêmica simbolizada por Pitágoras a qual o autor se refere no excerto?
- A O uso de hieróglifos representando um sistema de agrupamentos simples.
- B A matemática demonstrativa ou dedutiva que é representada por postulados e teoremas.
- C A adoção do sistema sexagesimal para medida do tempo e de ângulos em minutos e segundos.
- D A representação dos números por símbolos numéricos com a ideia de valor posicional.
- E A correspondência biunívoca entre número e objeto para contagem de animais.