Questões de Relações Públicas (Comunicação Social)

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Entre as funções de um profissional de mídia, Lupetti (2009) atribui tornar a mensagem publicitária acessível ao universo dos públicos do anunciante. Sendo assim, sua tarefa envolve planejar, desenvolvendo estratégias que justifiquem a programação para determinado produto, marca ou serviço. Considerando o planejamento de mídia segundo a referida autora, analise as assertivas a seguir: 


I. A penetração dos meios define o grau de intensidade de consumo dos veículos de comunicação pela população e por um público específico.

II. A cobertura é o número de vezes que determinada pessoa pode vir a receber a mensagem.

III. A missão do mídia alia um foco quantitativo aos padrões comportamentais e à criatividade, tornando o planejamento mais seletivo e direcionado. 


Quais estão corretas?


 

  • A Apenas II.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Considere a seguinte hipótese:
Será lançado ao mar um navio fabricado no Brasil, com tecnologia francesa. Antes do lançamento, haverá um evento com as seguintes autoridades: (1) Almirante; (2) Presidente da República; (3) embaixador da França; (4) Presidente da Câmara dos Deputados e (5) Presidente do Supremo Tribunal Federal.
O anúncio das autoridades, de acordo com a ordem de precedência, deverá ser o seguinte:

  • A (1) – (3) – (2) – (5) – (4).
  • B (2) – (3) – (4) – (5) – (1).
  • C (5) – (1) – (4) – (2) – (3).
  • D (4) – (3) – (2) – (5) – (1).
  • E (3) – (2) – (4) – (1) – (5).

Há um tipo de comunicação em sistemas econômico, político, social ou cultural que se incumbe da tarefa de res- gatar a contribuição ativa de todas as pessoas que operativa ou, tangencialmente, buscam abrir espaços para a discussão dos problemas da empresa ou instituição, esforçando-se por lograr soluções coletivas que benefi- ciam ao sistema e que o tornam mais produtivo.
Trata-se da comunicação

  • A institucional.
  • B corporativa.
  • C empresarial.
  • D organizacional.
  • E mercadológica.

Os pré-requisitos para a mensuração de resultados de um programa de comunicação levam em consideração a clareza da função a ser exercida pela Comunicação, o planejamento de execução do programa e o planejamento da área segundo o planejamento dos negócios.
Na linguagem técnica dos avaliadores, a contribuição dos resultados de um programa de comunicação para o alcance dos objetivos de negócio corresponde ao

  • A Outtake.
  • B Output.
  • C Outcome.
  • D Outflow.
  • E Outback.

A Comunicação Institucional é a área responsável por cuidar da imagem da empresa. Ela se preocupa com os stakeholders internos e externos e impacta diretamente o employer branding, isto é,

  • A corresponde à ação comunicativa que transmite confiança aos acionistas.
  • B se relaciona à reputação da empresa enquanto em- pregadora.
  • C demonstra o valor da marca em relação às marcas concorrentes.
  • D revela o apoio dos colaboradores internos aos planos empresariais.
  • E são ações que contribuem para melhorar o posicio- namento da marca.