Questões de Relatório (Redação Oficial)

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Sobre o Relatório é INCORRETO afirmar: 
  • A É a descrição de fatos passados, analisados com o objetivo de orientar o servidor interessado ou o superior imediato, para determinada ação.
  • B Do ponto de vista da administração pública, Relatório é um documento oficial no qual uma autoridade expõe a atividade de uma repartição, ou presta conta de seus atos a uma autoridade de nível superior.
  • C O relatório é um ofício desenvolvido.
  • D A análise do relatório deve ser objetiva e imparcial. O relator deve apenas registrar os fatos de que tenha conhecimento direto, ou por meio de fontes seguras, abstendo-se de apreciações de natureza subjetiva sobre fatos desconhecidos ou pouco conhecidos.
  • E Quando se fizer necessário, o relatório poderá ser acompanhado de tabelas, gráficos, fotografias e outros elementos que possam contribuir para o perfeito esclarecimento dos fatos e sua melhor compreensão por parte da autoridade a quem se destina o documento.

Assinale a alternativa que apresenta a correta denominação do documento que visa apresentar um resumo de atividades realizadas bem como informar os dados e resultados coletados com elas:

  • A Ofício.
  • B e-mail.
  • C Memorando.
  • D Relatório.
O setor da secretaria escolar, bem como outros âmbitos profissionais em que a formalidade quanto à documentação é normativa predominante, dispõe da configuração de diversos documentos necessários para o registro das atividades laborais, pedagógicas e relativas à manutenção da instituição, englobando fatores como o emprego de verbas, contratação de funcionários etc. Ao documento que tem como fito elaborar uma síntese quanto às atividades realizadas, seus respectivos dados e resultados, dá-se o nome de:
  • A Atestado.
  • B Relatório.
  • C Declaração.
  • D Procuração.

Com base no tema redação de documentos, assinale a alternativa que não apresenta uma característica do relatório de análise.

  • A Tem como objetivo encontrar a melhor resposta ou solução para uma situação colocada em avaliação ou incerteza.
  • B Em geral, procura evidenciar falhas estruturais, tarefas ou trabalho mal distribuído, controles ineficientes ou, ainda, propósitos, objetivos ou metas mal-definidos.
  • C Pode ser classificado como dedutivo ao apresentar primeiramente as conclusões e recomendações e, na sequência, a discussão e documentação de embasamento.
  • D Sua função principal é promover a reflexão de forma controlada, sistemática e crítica, propiciando a descoberta de causas, relações, novos fatos e procedimentos para adaptar a instituição ao ambiente.
  • E Seus resultados podem gerar redefinições de atribuições de seus funcionários, eliminação de áreas e funções organizacionais, nova estrutura organizacional, melhorias das políticas e aperfeiçoamento de procedimentos.

Ciente de que os relatórios são um dos recursos ou ferramentas de comunicação mais utilizados nas instituições, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O relatório demanda orações curtas e simples, com verbos na voz ativa, evitando-se subjetividades.

(   ) A ênfase na redação é alcançada quando as partes do trabalho ou segmentos do relatório têm a mesa importância.

(   ) A clareza na redação de um relatório é alcançada em função do conhecimento que se desenvolveu de determinada situação ou assunto.

(   ) A unidade da redação está relacionada à vontade de apresentar a realidade ao leitor, com o uso de fontes confiáveis e o emprego correto do vocabulário.

(   ) Cabe ao redator, autor do relatório, apresentar recomendações ou sugestões de ações corretivas ou mudanças para a área e a situação de que se trata.

Assinale a sequência correta.

  • A V V V V V
  • B F V V F F
  • C V F V F V
  • D F V F V F
  • E V F F V F