Questões de Relevo (Geografia)

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O desastre de 2011 em Nova Friburgo/RJ causou mais de 3.600 deslizamentos, demonstrando a influência da interação entre o terreno, a chuva e a vegetação. Movimentos de massa são afetados pelas condições hidrológicas das encostas, nas quais a vegetação altera a interceptação, infiltração e evapotranspiração. O entendimento de como a vegetação afeta a umidade do solo é crucial para a prevenção de desastres.
Sobre a influência da vegetação na estabilidade das encostas, por meio da regulação das poro-pressões, é correto afirmar que:

  • A a infiltração no solo, potencializada por raízes e matéria orgânica, diminui a pressão da água nos poros do solo;
  • B a evapotranspiração aumenta a água no solo, mantendo inalterada a umidade abaixo da zona de enraizamento;
  • C a arquitetura das raízes diminui as poro-pressões quando contribui para a divergência de fluxos de água nas encostas;
  • D a presença de macroporos interconectados contribui para o aumento das poro-pressões, quando estes não se encontram obstruídos;
  • E a interceptação da vegetação aumenta a água disponível para infiltração no solo, acelerando o desenvolvimento de poropressões positivas.

O território goiano apresenta um relevo de baixa declividade, 65% da superfície é formada por terras relativamente planas, os chamados

  • A vales.
  • B cratons.
  • C chapadões.
  • D falhamentos.
  • E dobramentos.

“Os elementos naturais que compõem uma paisagem (estrutura geológica, relevo, clima, vegetação, hidrografia, solos) não existem de forma independente.”

Fonte: COELHO, M. de A; TERRA, L. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003. p. 190.

Dependendo das combinações dos diversos elementos naturais, individualizam-se no espaço geográfico porções denominadas de

  • A Biomas.
  • B Ecossistemas.
  • C Unidades de conservação.
  • D Domínios morfoclimáticos.
  • E Biodiversidade.

Uma turma do 9º ano estuda o relevo brasileiro, observando contradições entre a classificação do IBGE (baseada em aspectos geomorfológicos) e a percepção local de “montanhas”. Muitos acreditam que existem “cordilheiras” no país, confundindo as serras com as grandes cadeias montanhosas. Como o professor pode mediar a discussão, considerando fatores endógenos e exógenos?

  • A Reduzindo o debate a listagens de altitudes, sem contextualizar processos formadores.
  • B Negando a possibilidade de serras expressivas no Brasil, pois todo o território é plano e uniforme.
  • C Não estabelecendo comparações internacionais, focando unicamente na nomenclatura local.
  • D Abordando a evolução geológica e as dinâmicas de erosão e soerguimento, explicando por que as serras brasileiras não atingem altitudes extremas, mas resultam de longos processos de desgaste das estruturas antigas.

“Os processos intempéricos atuam através de mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas e de suas características químicas.”

Fonte: TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. p. 141.

Sobre o intemperismo, assinale a alternativa correta.

  • A Os intemperismos físico e químico resultam de processos de desagregação das rochas, as quais são transformadas.
  • B O intemperismo químico tem seu principal agente causador o congelamento da água da chuva nas fissuras das rochas.
  • C O intemperismo físico tem como principais reações hidratação, dissolução, hidrólise e oxidação.
  • D Os intemperismos físico e químico são importantes no ciclo das rochas, atuando diretamente na gênese das rochas metamórficas.
  • E O intemperismo físico decorre da expansão e contração térmica dos materiais rochosos, levando à fragmentação dos grãos minerais e das rochas.