Questões de República Autoritária : 1964- 1984 (História)

Limpar Busca

Em meio àquele turbilhão, surgiu uma maneira de pensar e se expressar: a contracultura. Foi uma resposta às incertezas da época. O impacto sobre a juventude da época era tamanho que os empresários da indústria logo viram a oportunidade de grandes negócios. O que, de fato, ia contra os próprios valores da contracultura. Os grupos sociais formados por “jovens alternativos” rejeitavam os padrões comportamentais e as visões políticas de seus pares da primeira metade do século passado. Rejeitavam os seus símbolos de status e as mercadorias consumidas pela maioria dos jovens, como o carro do ano, as roupas da moda, os cabelos penteados e as músicas românticas. Defendiam uma ruptura com os valores dos adultos – adotados pelos jovens “caretas” – e lutavam pela existência de uma cultura juvenil própria. 
(Leonardo Calvano, 2000. Adaptado.)

Todas as produções humanas podem servir de fontes históricas sobre uma sociedade. Conforme a historiografia foi se desenvolvendo, o conceito de fonte também se ampliou. É o caso, por exemplo, dos meios de expressão e de protesto utilizados pela contracultura na década de 1960, período marcado, respectivamente no Brasil e no mundo, por:

  • A Ditadura Militar e Guerra Fria.
  • B Sufrágio feminino e neoliberalismo.
  • C Desenvolvimentismo e neocolonialismo.
  • D Liberdade de expressão e ataques pioneiros ao terrorismo.

Durante mais de uma década, os assuntos relacionados com o Brasil eram tratados pelos escritórios da ONU em Buenos Aires e em Bogotá. Mas, depois de uma dezena de negociação, o governo e a ONU chegariam a um acordo para o desembarque da entidade no país. O alto comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) se estabeleceria no Rio de Janeiro, em 1977. Teria a função de identificar os refugiados, registrá-los e buscar uma forma de retirá-los do Brasil em direção a países europeus. Mas isso tudo com uma condição: ela não poderia usar seu nome e agisse sob o nome de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entidade especializada no combate à pobreza.

(CHADE, 2012c, p. 1.)

No caso brasileiro, por exemplo, as restrições à ONU (Organização das Nações Unidas) eram tantas que se pode dizer que o regime militar exigiu que a ONU operasse quase na clandestinidade. Sobre essa postura, é correto afirmar que: 

  • A Foi adotada em todos os países da América, sem exceção, uma vez que a ONU representava, naquela época, uma força ameaçadora à soberania das nações de uma maneira geral.
  • B Trouxe reflexos significativos na forma como os países de uma maneira geral passaram a tratar as relações com a ONU: como uma organização desnecessária e invasiva, que precisava ser controlada. 
  • C Foi um caso isolado, característico do governo brasileiro, que, naquele contexto, representava a ditadura mais rígida da América Latina, sem outros parâmetros de comparação no continente americano.
  • D Os regimes militares e ditatoriais tendem, de modo geral, a impor formas específicas e controladas de atuação da ONU em seus territórios. Isso ocorreu tanto em governos militares na América Latina quanto em outras partes do mundo.

A cerimônia de sepultamento de João Pedro Teixeira tomou as ruas de Sapé, na Paraíba, com a participação de cerca de 5 mil camponeses da região. Um ato organizado pelos trabalhadores para o 1.º de maio, semanas após a sua morte, reuniu em torno de 40 mil pessoas na capital do estado. Essas movimentações mobilizaram a opinião pública, que cobrava punição mais rigorosa sobre o caso.

Internet: <https://memoriasdaditadura.org.br> (com adaptações).

O assassinato do líder camponês João Pedro Teixeira, em 1962, foi um marco na história da luta pela terra no Brasil. Acerca da história das ligas camponesas, assinale a opção correta.

  • A As reivindicações dessas ligas foram atendidas pelo governo de Jango no intuito de desestruturar o movimento.
  • B Essas ligas prestavam apoio jurídico aos seus membros, levando a juízo conflitos sociais do campo.
  • C A compra de terras por meio de contribuições de membros das ligas era uma das estratégias usadas para promover a reforma agrária.
  • D A indenização pela desapropriação era a principal reinvindicação dos proprietários de terras, razão pela qual incentivaram a sindicalização rural.
  • E O assassinato de João Pedro Teixeira encerrou os conflitos na região de Sapé, com a conciliação entre foreiros e proprietários de terra.

Os militares que governaram o Brasil entre 1964 e 1985 tinham em comum o anticomunismo e eram defensores da hierarquia no meio militar, entretanto, havia discordâncias entre eles ao modo de governar o país, os castelistas eram considerados moderados, enquanto que os generais da linha-dura defendiam radicalização do regime e ações de combate à subversão. A seguir, assinale a opção que apresenta medidas tomadas durante governos considerados linha-dura.

  • A O AI-2, Ato Institucional que extinguiu todos os partidos políticos. Logo depois formaram-se apenas dois partidos: A Aliança Renovadora Nacional, o Arena; e o Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.
  • B Lei Falcão de 1976 que proibiu o debate político ao vivo na imprensa, na TV só era permitido mostrar a foto do candidato com poucas informações acerca de sua vida e de seu partido.
  • C Lei da Anistia de 1979 que permitiu o regresso de brasileiros exilados fora do país e os cassados readquiriram seus direitos políticos.
  • D Invasão de Universidades, perseguição a professores, estudantes, artistas, religiosos e militares considerados subversivos que podia ser detido, torturado e morto através do aperfeiçoamento de órgãos como o SNI – Serviço Nacional de Informação – e o Dops – Departamento de Ordem Política e Social – a partir de 1969.
  • E Lei de Imprensa de 1967 que censurou jornais e revistas.
Analise as informações a seguir:
I. No período de Ditadura Civil-Militar no Brasil, as igrejas não desempenharam papel relevante no processo de redemocratização.
II. Só é possível falar em Movimento Sociais e espiritualidade a partir dos interesses das religiões e nunca da Sociedade Civil, seja ela organizada ou não.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.