Questões de República de 1954 a 1964 (História)

Limpar Busca

No que se refere ao Plano de Metas e à política de desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitschek, julgue o seguinte item.

O Plano de Metas contemplava investimentos em cinco áreas principais: energia, transporte, alimentação, indústria básica e educação.

  • Certo
  • Errado

A respeito do governo de João Goulart (Jango), assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica correta dos fatos históricos do período.

  • A Campanha da Legalidade – Instauração do Parlamentarismo – Comício na Central do Brasil – Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
  • B Instauração do Parlamentarismo – Campanha da Legalidade – Comício na Central do Brasil – Marcha da Família Com Deus Pela Liberdade.
  • C Instauração do Parlamentarismo – Campanha da Legalidade – Marcha da Família com Deus pela Liberdade – Comício na Central do Brasil.
  • D Campanha da Legalidade – Instauração do Parlamentarismo – Marcha da Família com Deus pela Liberdade – Comício na Central do Brasil.
  • E Marcha da Família com Deus pela Liberdade – Campanha da Legalidade – Instauração do Parlamentarismo – Comício na Central do Brasil.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Surgida em 1932, a Ação Integralista Brasileira (AIB) é fruto de um contexto mundial de ascensão do fascismo, regime que demonstrou forte capilaridade social e política no Brasil, chegando a ter 600 mil membros. É correto afirmar que a AIB
  • A recebia ajuda da Embaixada da Itália para reproduzir a ideologia fascista na sociedade brasileira.
  • B possuía fortes ideais comunistas, buscando inspiração na propaganda política da URSS.
  • C pregava a exaltação dos indígenas, destacando a superioridade do índio em relação às demais raças.
  • D divergia do nazismo alemão pela adoção de uniforme verde e da letra sigma como símbolos.
  • E tinha o lema “Liberdade, igualdade e fraternidade”, o qual incluía a diversidade religiosa, identitária e sexual.

Em uma aula para uma turma do 9.º ano do ensino fundamental, o professor de história solicitou que os alunos escrevessem uma redação a respeito da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek, abordando seus principais impactos urbanos e sociais.

Nessa situação hipotética, uma das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compatível com a atividade em questão e com os objetos de conhecimento nela trabalhados é

  • A discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante o regime civil-militar.
  • B relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
  • C identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
  • D discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição Federal de 1988.
  • E descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.

Considerando o período de governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) podemos afirmar que:

  • A o programa de metas focou em dois setores estratégicos da economia nacional, indústria de base e alimentação.
  • B a mudança da capital do Brasil para o interior do país foi uma ideia original criada no governo de JK.
  • C os projetos desenvolvimentistas de JK são considerados de grande êxito, pois girou a economia de base sem a necessidade de empréstimos e manteve a inflação estável.
  • D mais de 90% das verbas do Plano de Metas foi destinado à educação, o que levou a criação de diversas universidades que foram responsáveis pela análise social do país.
  • E o governo de JK estava inserido no contexto da Guerra Fria e que o desenvolvimento da indústria nacional foi fortemente associado à entrada de capitais estrangeiros no país.