Questões de Reputação Corporativa (Comunicação Social)

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Na comunicação interna, devem ser evitadas discussões sobre questões éticas e valores da empresa, focando-se apenas aspectos operacionais e práticos do dia a dia, de modo a se manter um ambiente de trabalho neutro e profissional. 

  • Certo
  • Errado

A Comunicação Institucional é a área responsável por cuidar da imagem da empresa. Ela se preocupa com os stakeholders internos e externos e impacta diretamente o employer branding, isto é,

  • A corresponde à ação comunicativa que transmite confiança aos acionistas.
  • B se relaciona à reputação da empresa enquanto em- pregadora.
  • C demonstra o valor da marca em relação às marcas concorrentes.
  • D revela o apoio dos colaboradores internos aos planos empresariais.
  • E são ações que contribuem para melhorar o posicio- namento da marca.

Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.

O conjunto de estratégias de comunicação que serão adotadas, a longo prazo, visando aos objetivos de imagem, marca e reputação, de forma a condensar as propostas de ações integradas na área de uma instituição, devem estar contidos no

  • A press release.
  • B boletim interno.
  • C plano de comunicação.
  • D balanço social.

Sobre a imagem de uma corporação/empresa/instituição, pode-se dizer que a sua relevância

  • A deve ser deixada em segundo plano, tendo em vista o monitoramento das opiniões nas mídias sociais institucionais.
  • B é independente da área de comunicação, pois inexiste competência para agregar valor à reputação da instituição.
  • C é o principal patrimônio institucional, podendo ser resumida como o resultado entre avaliações positivas e negativas que as pessoas têm das instituições.
  • D é incabível ao assessor de imprensa, podendo contratar um profissional específico para se preocupar com esta área, como um fotógrafo ou um designer.