Questões de Resolução e Qualidade (Áudio e Vídeo)

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Ao fim do processamento de um filme em preto e branco, ao retirar o negativo do tanque, percebeu-se que todas as imagens estavam muito claras, excessivamente transparentes.
Diante desse resultado, muito possivelmente, o autor desse erro é

  • A o fotógrafo, que super expôs todas as suas fotos.
  • B o laboratorista, que deixou o filme por tempo demais no branqueador.
  • C o laboratorista, que expôs o filme à luz vermelha no processo de transferência da bobina para a espiral de revelação.
  • D o laboratorista, que deixou o filme menos tempo que o necessário no revelador.
  • E o fotógrafo, que abriu a câmera em local iluminado antes de rebobinar completamente o filme.

Sobre as diferenças entre o ruído e a granulação, analise as afirmativas a seguir.

I. A granulação ocorre na fotografia analógica feita com filmes de baixa sensibilidade, enquanto o ruído ocorre no uso de filmes de alta sensibilidade.
II. A granulação depende do filme fotográfico e não da câmera analógica, enquanto o ruído da fotografia digital depende da câmera utilizada.
III. O fator determinante do ruído na fotografia analógica é o ISO, enquanto na digital ele é determinado exclusivamente pelo tamanho do sensor da câmera.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Suponha que você esteja fotografando ao ar livre, às 11h de um dia ensolarado, com white-balance de sua DSLR ajustado manualmente para 5500K.
Durante o seu ensaio fotográfico, muitas nuvens foram surgindo e o céu ficou completamente encoberto. Caso, você não faça o ajuste correto para a nova temperatura de cor, sua foto ficará

  • A com uma tonalidade mais quente, próxima de laranja, pois a temperatura de cor do céu nublado é inferior a 5500k.
  • B super-exposta, pois a temperatura de cor do céu nublado é superior a 5500k.
  • C com uma tonalidade mais fria, próxima de azul, pois a temperatura de cor do céu nublado é superior a 5500k.
  • D sub-exposta, pois a temperatura de cor do céu nublado é inferior a 5500k.
  • E com uma tonalidade mais fria, próxima de azul, pois a temperatura de cor do céu nublado é inferior a 5500k.

Segundo Alex Moletta, na era digital em que vivemos, dominar a técnica e a linguagem de edição de vídeo vem se tornando algo equivalente ao domínio da técnica de redação e escrita nas décadas passadas. A criação e a exibição de vídeos em redes sociais é uma das mais populares estratégias de comunicação que as instituições adotam na atualidade, para estreitar relações, tanto com seu público interno quanto com o externo.
Nesse sentido, para fidelizar e multiplicar a audiência de um perfil corporativo em uma rede social, um realizador necessita enfrentar desafios, tais como os de

  • A capturar e editar vídeos em telefones celulares, webcams e tablets, utilizando recursos de impulsionamento que esses equipamentos oferecem.
  • B criar e publicar vídeos de alta definição (Full HD) diariamente, com resolução de 1:1 (1080 x 1080) pixels e varredura entrelaçada.
  • C editar conteúdos para nativos digitais, com uma variedade de formatos, alta qualidade técnica e recursos de interatividade.
  • D manter frequência regular de publicação e qualidade técnica dos vídeos e conhecer os mecanismos de popularidade da rede.
  • E utilizar o formato mp4 e atualizar frequentemente os codecs de áudio e vídeo para agilizar as postagens e manter a qualidade de som e imagem.

Uma instituição de ensino deseja fazer o streaming de uma palestra para todos os estudantes matriculados, porém alguns têm acesso à internet de banda larga e a conexões excelentes, enquanto outros conseguem acessar a rede apenas por dispositivos móveis, como telefones celulares. Para garantir que todos consigam assistir à palestra, será necessário usar a transcodificação (transcoding).
Para que esse recurso funcione na opção automática, garantindo uma transição suave e sem interrupção entre opções de qualidade de reprodução de vídeo, é recomendada a seguinte ação:

  • A abrir uma conta específica com i-frames e scenecuts adaptáveis.
  • B ajustar as configurações de taxa de transferência de dados.
  • C criar versões com diferentes resoluções e taxas de quadros.
  • D manter um intervalo de quadro-chave consistente.
  • E renderizar o vídeo, com resolução de 720p.