Questões de Responsabilidade Corporativa (Relações Públicas)

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Nos últimos anos, os termos relativos à ecologia, natureza e desenvolvimento sustentável tornaram-se superexplorados e, nesse cenário, nem sempre a comunicação ambiental de uma empresa é um retrato fiel de suas práticas e ações.

A declaração socioambiental que se relaciona com práticas e ações inverídicas, não comprovadas pela organização é conceituada como

  • A whitewashing.
  • B fake news. 
  • C greenwashing.
  • D ambiental make-up. 
  • E brainwashing.

Segundo Cecato, durante muito tempo a área de comunicação foi vista apenas como um custo a mais para as empresas, cenário hoje modificado devido a diversos fatores, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Apresentação de relatórios focados unicamente na demonstração de excelente exposição e centimetragem na mídia corporativa.
  • B Desenvolvimento dos sistemas de mensuração de resultados das ações de comunicação.
  • C Profissionalização da comunicação e globalização dos negócios.
  • D A clara demonstração de como o trabalho de comunicação impacta os planos de desenvolvimento e de sustentabilidade da empresa.
  • E Desenvolvimento de métodos cada vez mais científicos e aceitos no mercado para mensuração e clara apresentação de resultado das ações de comunicação.

Enquanto canais de relacionamento com o consumidor, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e o ombudsman são serviços diferentes, mas complementares. A respeito desses serviços, assinale a alternativa correta.

  • A Ao SAC compete representar o consumidor dentro da organização, defendendo os interesses dele, enquanto o ombudsman tem o papel de ouvir as reclamações.
  • B O ombudsman é uma função mais conhecida dentro de uma organização que o SAC e tende a ouvir o cliente antes que a reclamação chegue ao SAC.
  • C Ao ombudsman normalmente cabe responder por problemas ligados ao consumo e aos serviços de interesses mercadológicos, sendo suas ações mais massificadas e pasteurizadas do que as do SAC.
  • D O ombudsman tem acesso às situações registradas pelo SAC, para poder propor soluções para as falhas, o aperfeiçoamento de produtos e de serviços e a melhoria no atendimento.
  • E O ombudsman geralmente está em departamentos de marketing ou em áreas comerciais, voltando suas atividades ao campo tático-operacional de contato com os consumidores.

A imagem institucional resulta do balanço entre as percepções positivas e negativas que a empresa passa para seus públicos, e uma imagem institucional competitiva contribui para

  • A gerar negócios, de forma a conquistar clientes, acionistas, parceiros, entre outros.
  • B projetar uma imagem além do real, como meio de atrair mais clientes e aumentar as vendas.
  • C manter os recursos humanos atuais da empresa, o que pode complicar a atração dos melhores profissionais do mercado em razão da cobrança agressiva de metas.
  • D ampliar o descrédito de certos públicos em consequência da competição acirrada com os concorrentes.

Acerca da conduta a ser adotada em face de comentários negativos ou agressivos nas redes sociais referentes à organização assessorada, assinale a opção correta.

  • A Repassar para um advogado os comentários ofensivos é, ainda, a forma mais efetiva de lidar com a destruição fácil de reputação e prestígio.
  • B Devem-se responder de forma esclarecedora as repercussões, inclusive as adversas, porém sérias, já que simplesmente excluir os comentários e até os seus autores não levará a bons resultados.
  • C Respostas corteses e padronizadas, do tipo “Obrigado por participar” ou “Respeitamos a sua opinião”, são formas de amenizar as atitudes hostis.
  • D Responder no mesmo tom é seguir o padrão da agressividade dominante nas redes sociais e, portanto, é uma atitude natural para o meio.