Questões de Responsabilidade Social Corporativa (Marketing)

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A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, seja visual, seja escrita. Assinale a alternativa abaixo que indica uma estratégia de comunicação empresarial que pode se tornar uma em ferramenta para o sucesso organizacional.

  • A Tornar assimétricos o marketing institucional e o marketing comercial.
  • B Investir maciçamente em tecnologias emergentes.
  • C Criar uma linguagem eventual e diversificada.
  • D Planejar a comunicação de maneira antagônica e segregada.
  • E Ajustar os programas de marketing social ao contexto sócio político.

No que se refere ao composto de marketing, às pesquisas de mercado e ao marketing institucional, julgue o item.


No marketing institucional, o principal objetivo é promover a imagem da organização, seus atributos e sua missão, sem um compromisso direto com a alavancagem de vendas e o lançamento de produtos e serviços. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere ao composto de marketing, às pesquisas de mercado e ao marketing institucional, julgue o item.


Associar a imagem de uma organização a projetos culturais, por meio de patrocínio, é uma das estratégias de marketing institucional, pois, além de contribuir para a cultura de uma região, pode realizar outras ações vinculadas, como, por exemplo, distribuir brindes no evento ou oferecer ingressos aos colaboradores. 

  • Certo
  • Errado

O endomarketing, por princípio, consiste no envolvimento dos funcionários dos diversos níveis organizacionais da instituição na construção de um plano estratégico de marketing que resulte no enaltecimento de sua imagem. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O endomarketing atua diretamente na excelência do clima organizacional, refletindo diretamente no índice de satisfação interna e na melhoria do fluxo de comunicação entre os diversos níveis da organização.
PORQUE
II. O endomarketing como ferramenta gerencial, verifica o desempenho dos funcionários, onde através deste desempenho é possível estabelecer a excelência nos serviços.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.