Questões de Responsabilidade Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Considere o texto a seguir.

Nenhuma organização empresarial estará realizando plenamente seu papel se não considerar que é um organismo vivo e que, como tal, exerce impactos dos mais diversos, nas diferentes esferas com as quais se relaciona.
GOVATTO. A. C. Propaganda responsável. Senac: São Paulo, 2007.

Essa afirmação colabora para entender que campanhas de cunho social se tornaram frequentes no cotidiano empresarial, aumentando a importância da função social, que passa a dividir melhor o espaço junto à função econômica.
Uma das principais críticas relacionadas às falhas de uma organização, tendo em vista o peso de sua função social, é

  • A inconsistência no recolhimento de tributos
  • B irregularidade no pagamento de salários
  • C descumprimento da legislação empresarial
  • D desestímulo ao exercício de cidadania
  • E desequilíbrio de recursos cotidianos

Alguns autores entendem a ética e a responsabilidade social como princípios empresariais, afirmando, portanto, que a filosofia da empresa está ligada à utilidade prática, priorizando relacionamentos duradouros entre a organização e seus diferentes públicos.

Nesse contexto, é possível justificar essa utilidade como um instrumento de comunicação, se

  • A investe em outras atividades que diversificam suas operações atuais de mercado.
  • B resiste a adversidades que venham a prejudicar a continuidade dos negócios.
  • C contribui para a saída de profissionais de organizações colaboradoras.
  • D estabelece comercialmente um posicionamento acerca de produtos.
  • E agrega valor à imagem da marca, tornando pública a maneira de pensar organizacional.

A adoção de práticas ambientais, sociais e de governança por parte das empresas e das organizações pode ser vista como uma forma de criação de valores para a marca, o que reduz os riscos, melhora a reputação e atrai investimentos.

  • Certo
  • Errado

Para a responsabilidade social corporativa, as práticas de governança se definem pela transparência comunicacional em relação às ações e às políticas da organização, o que inclui a atuação socioambiental, as práticas de emprego, o impacto na comunidade e o relacionamento com os stakeholders.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue, referentes a responsabilidade social corporativa e a comunicação de crise.  


A responsabilidade social corporativa, que faz parte das iniciativas de marketing das organizações, deve ser implementada para a promoção da imagem institucional, a partir de discursos que engajem o público-alvo.

  • Certo
  • Errado