Questões de Revisão de Textos (Comunicação Social)

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Qualquer pessoa que tenha o costume de escrever sabe que erros e incoerências em geral não são percebidos na releitura do próprio texto, em especial logo depois de ele ter sido produzido. Ao reescrever e corrigir uma matéria, alguns cuidados e orientações são úteis, de acordo com Lage (2005), EXCETO:

  • A Para resumir: inicialmente, cortam-se palavras pela ordem – adjetivos, advérbios, qualificações intercaladas, detalhes descritivos. Depois, cortam-se informações de interesse secundário.
  • B Para ampliar: uma informação breve (por exemplo, de uma inovação tecnológica) pode gerar uma matéria extensa se combinada com informações de arquivo, obtidas em um banco de dados ou pesquisadas em uma enciclopédia.
  • C Para suprimir argumentos de propaganda embutidos no texto: é comum press releases e press kits conterem material de promoção da empresa ou instituição interessada; é importante estar atento à marca e aos diretores e gerentes citados, a fim de não modificar essas informações sensíveis.
  • D Para modificar o estilo de uma matéria: uma entrevista em perguntas e respostas pode ser transformada em texto corrido; uma notícia, em feature para suplemento; um perfil, em documentação para uma notícia de premiação ou falecimento.
  • E Para corrigir um texto: erros de linguagem ou de estrutura (estes mais frequentes) podem obrigar à reescrita do texto.

A revisão de provas gráficas consiste na verificação da fidelidade entre original e composição/formatação do texto. Tarefa de suma importância dentro de uma editora, requer do revisor de provas, além de um bom conhecimento normativo da língua, extrema capacidade de concentração. O revisor de provas deverá ser capaz de captar quaisquer erros que tenham sido cometidos na composição/ formatação, dar instruções para sua correção e, também, zelar para que os enganos cometidos pelo preparador de originais (responsável pela revisão de textos e sua normalização) sejam evitados, chamando, se for o caso, a atenção deste. Erros gramaticais e ortográficos, linhas deslocadas, salto de palavras ou trechos, letras defeituosas, alterações de fonte e estilo, defeitos no entrelinhamento ou mancha são algumas das preocupações que o revisor de provas deve ter em mente ao conferir as provas gráficas.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 47
O procedimento mais corriqueiro de revisão, feito em dupla é o seguinte: O revisor, com a prova já composta, é auxiliado pelo leitor, que lê o original. Ao surgir qualquer discordância entre o original e a prova, o leitor deve chamar a atenção do revisor (ou vice-versa), e este procederá à emenda na prova. Tal definição está relacionada ao seguinte tipo de revisão: 

  • A Revisão silenciosa.
  • B Revisão sistemática.
  • C Revisão em dupla.
  • D Revisão acompanhada.
  • E Revisão de prova.

A preparação de originais: A função do preparador de originais é realizar a normalização do texto de acordo com as exigências do conteúdo e o estilo da casa, e eliminar aparas, constituindo com seu trabalho uma espécie de controle de qualidade. De suas mãos os originais saem prontos para serem diagramados e compostos.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 11

Pensado na organização do trabalho do texto em um livro, indique abaixo as definições de (1) colofão, (2) guarda e (3) mancha.

( ) Página colada na parte interna da capa e contracapa dos livros de capa dura. ( ) É um recuo de segurança em relação aos limites da página. É a área onde deve-se acomodar o conteúdo na hora da diagramação. ( ) Inscrição localizada na parte final de um livro ou manuscrito onde o tipógrafo marca a data e o lugar em que a obra foi feita.
Feita a relação, a numeração correta, de cima para baixo, é:

  • A 2-1-3.
  • B 1-3-2.
  • C 1-2-3.
  • D 2-3-1.
  • E 3-1-2.

O livro é um objeto complexo. Sua primeira função é a de suporte material de um texto – literário ou não, teórico ou prático, ensaio ou livro de culinária, romance, teatro ou poesia. O recorte deste texto, entretanto, não corresponde ao livro, cujos limites mais amplos abrigam outros textos que cercam, introduzem, sustentam o texto dito principal e se denominam: título, nome do autor, orelha, prefácio, dedicatória, epígrafe, notas, bibliografia, sumário, apêndices, anexos. Esses elementos que circundam o texto podem ser apenas verbais, mas também gráficos e plásticos: é o caso das ilustrações, da composição, da capa e da própria disposição da massa textual. 
Composições de palavras e imagens que se organizam no espaço do livro como postos avançados que preparam o acesso do leitor ao texto principal e, nas últimas páginas do volume, indicam-lhe a saída do mundo textual, esses textos, em razão de sua função de acompanhamento, constituem

  • A o paratexto ou a perigrafia.
  • B o colofão ou a assinatura.
  • C o pós-miolo e o pré-miolo.
  • D a pré-guarda e/ou a retaguarda.
  • E o abre alas e velha guarda.

Relativamente aos elementos estruturais do texto e a linguagem e argumentação, julgue o item a seguir. 


A coesão referencial ocorre quando algum elemento textual faz referência a outro.  

  • Certo
  • Errado