Qualquer pessoa que tenha o costume de escrever sabe que erros e incoerências em geral não são percebidos na releitura do próprio texto, em especial logo depois de ele ter sido produzido. Ao reescrever e corrigir uma matéria, alguns cuidados e orientações são úteis, de acordo com Lage (2005), EXCETO:
- A Para resumir: inicialmente, cortam-se palavras pela ordem – adjetivos, advérbios, qualificações intercaladas, detalhes descritivos. Depois, cortam-se informações de interesse secundário.
- B Para ampliar: uma informação breve (por exemplo, de uma inovação tecnológica) pode gerar uma matéria extensa se combinada com informações de arquivo, obtidas em um banco de dados ou pesquisadas em uma enciclopédia.
- C Para suprimir argumentos de propaganda embutidos no texto: é comum press releases e press kits conterem material de promoção da empresa ou instituição interessada; é importante estar atento à marca e aos diretores e gerentes citados, a fim de não modificar essas informações sensíveis.
- D Para modificar o estilo de uma matéria: uma entrevista em perguntas e respostas pode ser transformada em texto corrido; uma notícia, em feature para suplemento; um perfil, em documentação para uma notícia de premiação ou falecimento.
- E Para corrigir um texto: erros de linguagem ou de estrutura (estes mais frequentes) podem obrigar à reescrita do texto.