Questões de Revolução Industrial (História)

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A partir do século XV até o final do século XVIII, importantes transformações na agricultura inglesa prepararam esse país para a Revolução Industrial. Sobre essas mudanças, pode-se afirmar que

  • A promoveram a agricultura camponesa, democratizando, assim, o acesso à terra naquela sociedade.
  • B resultaram, principalmente, no surgimento de uma agricultura comercial capitalista.
  • C revigoraram velhas práticas agrícolas com a abertura de extensas áreas comunais.
  • D transformaram a Inglaterra em grande produtora de algodão para abastecer fábricas de tecelagem.
  • E viabilizaram uma “Revolução Agrícola”, ao criarem a mecanização da produção rural.

Relacione as fases da Revolução Industrial a seguir às suas características. 


1. Primeira Fase da Revolução Industrial.

2. Segunda Fase da Revolução Industrial.

3. Terceira Fase da Revolução Industrial.


( ) A substituição do ferro pelo aço na construção de maquinário, devido à sua leveza, além do estímulo às pesquisas científicas.


( ) O surgimento do capitalismo industrial em contraste com a produção rural, o que causou o declínio de formas tradicionais de trabalho, como as de artesãos, e resultou em um aumento significativo da urbanização.


( ) O surgimento de novas formas de comunicação, a introdução de produtos eletrônicos, como softwares, e o uso da energia nuclear.



Assinale a afirmativa que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

  • A 1 – 2 – 2.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 2 – 3 – 3.
  • E 3 – 1 – 1.

Leia o trecho a seguir.

O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante debatido na história das ciências e na história dos livros e das edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”, possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura e de uma civilização transnacional dos jornais.

KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).


Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX.

  • A A produção de conhecimento científico é restrita a laboratórios e especialistas, pois exige um vocabulário específico para sua compreensão.
  • B O conhecimento científico é elitista devido às barreiras linguísticas, que, por falta de tradução, limitavam sua circulação ao nível nacional.
  • C A cultura de massa popularizou a ciência e reduziu os padrões de qualidade na produção de conhecimento científico especializado.
  • D A vulgarização cientifica é um fenômeno impulsionado pelos novos meios de comunicação da época, que possibilitaram alcançar um público mais amplo.
  • E A vulgarização científica foi um processo natural, decorrente do caráter global da ciência, que está disseminada por todos os lugares do mundo.

Julgue o item a seguir.


Durante a Revolução Industrial, as ideologias emergentes na sociedade, como o liberalismo, o socialismo utópico, o socialismo científico e o anarquismo, ajudaram a despertar a Igreja para a real situação do proletariado. Essa conscientização levou a uma reação que se desenvolveu em um terreno fértil e propício ao nascimento do que ficou conhecido como "catolicismo social". 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir.


Diante de um proletariado cada vez mais empobrecido durante a Revolução Industrial, muitos católicos iniciaram o movimento do Catolicismo Social. O Catolicismo Social defendia uma ampla reforma do sistema capitalista para humanizar a sociedade e impedir a exploração dos trabalhadores.

  • Certo
  • Errado