Questões de Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo (História)

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O Iluminismo foi um movimento intelectual que emergiu na Europa e se destacou na França do século XVIII. Sobre esse movimento, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Um dos objetivos do movimento foi a conciliação da fé com o pensamento mitológico.
  • B Muitos pensadores iluministas defenderam a autoridade da tradição e o direito consuetudinário.
  • C O movimento pretendeu transformar a sociedade e as instituições da época a partir do ideal racional.
  • D O Iluminismo buscou conciliar interesses burgueses aos de um Estado teológico.
  • E O pai da ciência econômica, Adam Smith, afirmou que a luta de classes era o motor da história.

Leia o trecho a seguir.

A história natural, especialmente a botânica, prometia abordar as preocupações espanholas com a utilidade, o lucro e a busca por um poder político e econômico renovado, tanto na península quanto em todo o império. No mundo hispânico, a renovação do Iluminismo não foi enquadrada como um desenvolvimento novo, mas sim como uma maneira de restaurar o império a uma condição mais próspera, reconectando-se com sucessos passados, particularmente realizações do século XVI: uma reconquista botânica. E, baseando-se em uma longa tradição de coleta de informações imperiais, os materiais visuais foram centrais para investigar a natureza do Novo Mundo. Para os naturalistas espanhóis, a epistemologia visual era a linguagem comum da administração imperial e da ciência cosmopolita do Iluminismo europeu. A visibilidade, por sua vez, tornaria a natureza imperial móvel, conhecível e governável. Em uma época em que as potências europeias empreendiam a exploração de naturezas distantes como uma questão de importância econômica, política e científica, a produção de imagens representava uma prática central para investigar a natureza imperial e incorporá-la à ciência europeia. O que chamo de “epistemologia visual” é uma forma de conhecimento baseada na visualidade, englobando tanto a observação quanto a representação. Naturalistas desenvolveram formas especializadas de ver através de treinamento multimídia que envolvia plantas, textos e imagens. Treinados como observadores e representantes e trabalhando de perto com artistas, os naturalistas construíram uma cultura visual baseada em formas padronizadas de ver a natureza e em convenções pictóricas que guiavam sua representação.

BLEICHMAR, Daniela. Visible Empire, Botanical Expeditions and Visual Culture in the Hispanic Enlightenment. Chicago, London: The University of Chicago Press, 2012, pp. 8- 12. (Adaptado)

A respeito da cultura visual desenvolvida durante as viagens científicas no contexto do Iluminismo, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Rompeu com os ideais dos contextos anteriores para alcançar um progresso científico sem precedentes, marcando o que é conhecido como a Segunda Revolução Científica da época moderna.

( ) Treinou os sentidos dos naturalistas com base nos pressupostos compartilhados internacionalmente sobre a representação da natureza, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a natureza de maneira global.

( ) Orientou a observação da natureza de acordo com princípios como o utilitarismo imperial, que representava elementos naturais de acordo com interesses políticos e econômicos.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – F.
  • B V – F – F.
  • C F – F – V.
  • D F – V – V.
  • E V – V – V.

Leia o trecho a seguir.

O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante debatido na história das ciências e na história dos livros e das edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”, possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura e de uma civilização transnacional dos jornais.

KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).


Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX.

  • A A produção de conhecimento científico é restrita a laboratórios e especialistas, pois exige um vocabulário específico para sua compreensão.
  • B O conhecimento científico é elitista devido às barreiras linguísticas, que, por falta de tradução, limitavam sua circulação ao nível nacional.
  • C A cultura de massa popularizou a ciência e reduziu os padrões de qualidade na produção de conhecimento científico especializado.
  • D A vulgarização cientifica é um fenômeno impulsionado pelos novos meios de comunicação da época, que possibilitaram alcançar um público mais amplo.
  • E A vulgarização científica foi um processo natural, decorrente do caráter global da ciência, que está disseminada por todos os lugares do mundo.

O Iluminismo foi um movimento intelectual predominante nos séculos XVII e XVIII na Europa, baseado na valorização da razão, na ciência, na educação e na crítica das estruturas sociais e políticas da época. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

(   ) O Iluminismo enfatizava a importância da razão como guia para a compreensão do mundo.

(   ) O Iluminismo defendia ideias como liberdade de expressão, tolerância religiosa e separação entre Estado e Igreja, mas não questionava o poder das autoridades tradicionais.

(   ) O Iluminismo defendia a educação como não universal, mas acreditava na crença no progresso contínuo da sociedade por meio da aplicação da razão e do conhecimento

(   ) O Iluminismo valorizava a ciência, a observação empírica e a experimentação como formas de adquirir conhecimento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

  • A V - F - F - V;
  • B V - V - V - F;
  • C F - F - F - V;
  • D F - F - V - V;
  • E V - F - F - F.

A expressão em francês “laissez faire, laissez passer” (Deixai fazer, deixai passar) resume um princípio de qual corrente de pensamento que marcou o século XVIII?

  • A Humanismo.
  • B Mercantilismo.
  • C Absolutismo.
  • D Anarquismo.
  • E Liberalismo.