Questões de Risco de auditoria (Auditoria)

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Sobre a avaliação dos riscos de auditoria, assinale a alternativa correta com base nas disposições da NBC TA 200(R1).

  • A O auditor não é obrigado e não pode reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, não pode obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro.
  • B Para um dado nível de risco de auditoria, o nível aceitável de risco de detecção tem uma relação direta com os riscos avaliados de distorção relevante no nível da afirmação.
  • C Ao identificar e avaliar os riscos de distorção irrelevante para classes de transações, saldos contábeis ou divulgações significativas que não de saldos contábeis, o auditor pode fazer avaliações separadas ou combinadas do risco inerente e do risco de controle, dependendo das técnicas de auditoria ou metodologias e considerações práticas.
  • D O controle interno, a depender da qualidade da sua estrutura e operação, pode eliminar os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis.
  • E A avaliação dos riscos é uma questão passível de mensuração precisa.

Na realização da auditoria, o auditor deve gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria.
Sobre os riscos de auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando o objetivo é fornecer asseguração razoável, o auditor deve reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, dadas as circunstâncias da auditoria. II. Se a auditoria visar fornecer asseguração limitada, o risco aceitável de não conformidade com os critérios estabelecidos é maior do que em uma auditoria de asseguração razoável. III. O auditor deve executar procedimentos para reduzir o risco de chegar a conclusões inadequadas, reconhecendo quanto menor esse risco, maior a possibilidade de a auditoria fornecer absoluta certeza da condição objeto.

Está correto o que se afirma em

  • A I, somente.
  • B I e II, somente.
  • C I e III, somente.
  • D II e III, somente
  • E I, II e III.

Na realização dos trabalhos de auditoria, o auditor deve considerar os diferentes riscos que possam afetar qualitativamente o resultado de seu trabalho.
Nesse sentido, associe os tipos de risco listados a seguir aos seus respectivos conceitos, 

1. Risco de Controle. 2. Risco de Auditoria. 3. Risco de Detecção.

( ) É a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto, com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.

( ) É o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto, com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade

( ) É o risco de o auditor expressar uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 3 – 1.
  • D 3 – 2 – 1.
  • E 3 – 1 – 2.

Leia o trecho a seguir.

A primeira etapa da fase de planejamento dos trabalhos contempla um conjunto de ações relacionadas à estratégia global de auditoria. (...)
Nesse momento, o auditor se vale de todos os conhecimentos sobre gestão de riscos de auditoria (...)


VIEIRA, Laércio Mendes. Auditoria Contábil-Financeira no Setor Público. Ed. Gestão Pública, 2021, p.154.



No desenvolvimento da estratégia global de auditoria, deve-se observar a seguinte etapa:
  • A avaliar as expectativas do legislativo e de outros usuários relevantes do relatório de auditoria.
  • B analisar se existem trabalhos anteriores no mesmo objeto e, caso existam, propor o arquivamento da auditora tendo em vista o custo x benefício da atividade de controle.
  • C determinar somente a natureza do trabalho a ser desenvolvido, destacando-se que a época e extensão dos recursos necessários devem ser mensurados na etapa seguinte.
  • D desprezar as determinações e recomendações expedidas em trabalhos anteriores, pois esses não influenciam as auditorias futuras.
  • E definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a natureza das comunicações requeridas, informando a fase da auditoria em que a época e extensão dos trabalhos devem ser estabelecidos.

Uma equipe de auditoria interna realizou a avaliação do desenho dos controles implementados pela auditada, com a finalidade de verificar se esses controles, individualmente ou em conjunto, eram capazes de impedir ou de detectar e corrigir efetivamente eventuais distorções relevantes.
A avaliação realizada pelos auditores consistiu em avaliar os riscos

  • A inerentes.
  • B de detecção.
  • C de controle.
  • D de planejamento.
  • E de organização.