Questões de Romantismo (Literatura)

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Eu” é um livro de poemas com conteúdo metafórico marcados por sentimentos de pessimismo e desânimo, além da Indicação de Morte.

O Autor do Livro “Eu”, é:

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Augusto do Anjos.
  • B José Américo de Almeida.
  • C Machado de Assis.
  • D José de Alencar.
  • E Ariano Suassuna.

Assinale a opção correta em relação ao poema precedente e à obra poética de Gonçalves Dias.

  • A O poema em questão explora o sentimento de amor à pátria por meio da oposição espacial entre “cá” (a terra natal) e “lá” (a terra distante, do exílio) estabelecida pelo eu lírico.
  • B A terra natal do eu lírico é idealizada pela exuberância da natureza, mostrada em “Nossas várzeas têm mais flores, / Nossos bosques têm mais vida”, e pela religiosidade do povo, como se percebe no apelo dos versos “Não permita Deus que eu morra, / Sem que eu volte para lá”.
  • C A musicalidade do poema, que justifica o título, é acentuada pela repetição das rimas toantes ou assonantes entre as palavras “sabiá”, “cá” e “lá” ao longo de quase todo o poema.
  • D Apesar da saudade da terra natal, o eu lírico reconhece a superioridade da terra estrangeira em relação à sua terra, conforme se pode ler nos versos “Em cismar — sozinho, à noite — / Mais prazer encontro eu lá”.
  • E A escolha do “sabiá” e das “palmeiras”, elementos bastante comuns no Brasil, deve-se à intenção de Gonçalves Dias de dar à poesia brasileira uma identidade nacional, inteiramente de acordo com os pressupostos do nacionalismo romântico em voga na sua época.

Além de escrever crônicas para os jornais, Machado de Assis redigiu romances, contos, poesias e crítica literária. Considerando a obra e o estilo próprio desse autor, assinale a opção correta.

  • A Nos romances da segunda fase de sua obra, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Esaú e Jacó, Machado de Assis antecipou aspectos da literatura moderna brasileira ao usar narradores protagonistas que, além de narrar os fatos, fazem comentários metalinguísticos sobre o relato.
  • B A obra ficcional de Machado de Assis é tradicionalmente dividida em duas fases: a inicial, de influência romântica, com romances como Helena e Inocência; e a segunda, realista-naturalista, como Memórias póstumas de Brás Cubas e Casa de pensão.
  • C Todos os romances de Machado de Assis apresentaram o Rio de Janeiro como espaço narrativo, ambientados tanto nos bairros mais nobres quanto nos bairros mais modestos desse centro urbano.
  • D Adepto do realismo-naturalismo, Machado de Assis rejeitou a temática romântica e não abordou os temas do amor e do casamento em suas narrativas ficcionais, e os protagonistas de seus romances, divididos entre sentimentos e ascensão social, sempre optam pelos valores materiais.
  • E A sondagem psicológica do homem foi aprofundada na ficção machadiana, trazendo à tona os desvios de caráter, as taras, as loucuras de personagens representantes da elite burguesa que, assim como os das classes operárias, eram oprimidos pelo determinismo social.

Qual é a principal característica do Romantismo na literatura brasileira e quem foi um de seus principais representantes?

  • A Foco na realidade urbana e industrial, representado por Machado de Assis.
  • B Valorização do nacionalismo e da natureza, com destaque para José de Alencar.
  • C Abordagem crítica da sociedade, representada por Gregório de Matos.
  • D Exploração de temas científicos e futuristas, com destaque para Augusto dos Anjos.

Leia o trecho a seguir.


Na época do romantismo, surgiu uma corrente artística e literária cujas consequências foram além do âmbito propriamente cultural e interferiram, com força ideológica, nos campos histórico e historiográfico. Trata-se do “indianismo”, movimento que celebrava os indígenas brasileiros, atribuindo-lhes nobreza, força heroica e caráter altaneiro.


Adaptado de COLI, Jorge. Fabricação e promoção da brasilidade: arte e questões nacionais.

Perspective, 2, 2013.



A partir do trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente como o romantismo, no século XIX, promoveu a fabricação de uma identidade brasileira associada à mitificação dos indígenas.  

  • A O índio imaginado pelos artistas românticos encarnava o ancestral nobre dos brasileiros, o que permitia neutralizar o passado colonial, visto como negativo, e oferecer uma origem elevada e autóctone à história do país.
  • B A celebração do indígena livre facilitava a incorporação dos africanos, que chegaram ao Brasil como escravos e precisavam ser resgatados da inferioridade que lhes fora imposta.
  • C A exaltação romântica do indígena permitiu derrubar o mito da fusão das três raças, dando preeminência à cultura dos povos originários, vistos como o elemento ancestral fundador da sociedade brasileira.
  • D Os atributos de ociosidade e de indolência associados ao índio pela cultura romântica, produziram uma imagem negativa do Brasil e dos brasileiros, que deveria ser superada pelo branqueamento da sociedade.