Questões de Rotinas Produtivas do Jornalismo (Comunicação Social)

Limpar Busca

Para estabelecer cotidianamente que fatos se tornarão ou não notícias, os jornalistas seguem critérios próprios, muitas vezes, por eles considerados óbvios e instintivos. Para sistematizar esses critérios, o teórico Mauro Wolf busca organizar os valores-notícia em cinco categorias, a saber: 1. Substantivas; 2. Relativas ao produto; 3. Relativas ao meio de informação; 4. Relativas ao público e 5. Relativas à concorrência.

Nesse contexto, avalie as duas situações a seguir:


I. Um avião caiu nas proximidades do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando toda a tripulação e 80 passageiros, dentre eles os cinco jovens integrantes de uma popular banda de rock brasileira.


II. Um repórter de um jornal de abrangência nacional teve acesso exclusivo a documentos que comprovam o envolvimento de dois vereadores de um município do interior de São Paulo em um caso de desvio de pequenas quantias da verba pública. Ele conseguiu antes dos demais jornalistas uma entrevista exclusiva com o presidente da Câmara.


Os dois casos têm probabilidade de se tornarem notícias com base respectivamente nas categorias

  • A relativas ao público e relativas ao produto.
  • B relativas à concorrência e relativas ao meio.
  • C substantivas e relativas à concorrência.
  • D relativas ao público e substantivas.
  • E relativas ao produto e relativas ao meio.

Nelson Traquina apresenta com critérios contextuais dos valores-notícia de seleção aqueles que dizem respeito ao contexto de produção.

Nesse sentido, seriam valores-notícia de seleção os listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Dramatização – o reforço dos aspectos mais críticos e emocionais de um acontecimento de natureza conflituosa.
  • B Equilíbrio – quantidade de notícias sobre o acontecimento ou assunto que já foram publicadas há pouco tempo.
  • C Disponibilidade – facilidade de executar a cobertura do acontecimento.
  • D Visualidade – dispor de elementos visuais, como fotografias ou vídeos.
  • E Concorrência – ter um furo jornalístico, uma informação exclusiva.

Para Luiz Costa Pereira Junior (2010), é preciso ter tutano para perceber o que é principal e o que é secundário em um acontecimento. A pirâmide invertida é uma ferramenta que ajuda na apuração e na redação de notícias, sendo uma das técnicas mais apropriadas e simples para a apresentação de informações em ordem decrescente de importância. A respeito do uso da técnica, analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É capaz de suportar mais dados em pouco espaço. ( ) É a que mais satisfaz a necessidade de noticiar um fato sobre o qual não se conhecem todos os detalhes. ( ) Pode ser aplicada em notícias de resultados, em que sabemos os efeitos, não as causas. ( ) É recomendada quando se tem uma apuração com muitos detalhes e personagens de uma história.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – F.
  • B V – F – V – V.
  • C F – V – F – F.
  • D F – F – F – V.
  • E V – F – V – F.

A noticiabilidade pode ser entendida como um conjunto de critérios que fazem com que um fato mereça um tratamento jornalístico e possa, assim, ser transformado em notícia. São exemplos de critérios de noticiabilidade o ineditismo, o interesse humano, a proximidade e a raridade. No processo de produção da notícia, tais critérios orientam o jornalista, principalmente, ao

  • A definir as fontes que serão ouvidas na apuração dos fatos.
  • B elaborar o espelho do jornal, na elaboração do projeto gráfico.
  • C dar o enquadramento que corresponde à política editorial do veículo.
  • D selecionar os fatos que serão noticiados, definindo as pautas mais importantes.
  • E editar os textos, seguindo as técnicas da redação jornalística.

A modalidade de texto jornalístico em que o jornalista assume a personalidade do seu público leitor, incorporando à redação da notícia o uso de gírias, expressões idiomáticas e até palavras do código da comunidade, é bem aceita em

  • A breaking news
  • B factuais
  • C fake news
  • D hard news
  • E nichos