Questões de São Tomás e a Filosofia Medieval (Filosofia)

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Em uma discussão sobre a relação entre fé e razão, o professor de filosofia propõe aos alunos uma situação hipotética: um filósofo cristão do século IV argumenta que a fé é necessária para se alcançar a verdade divina, mas que a razão, por si só, não pode compreendê-la completamente. Séculos depois, outro filósofo cristão afirma que a razão pode ser uma ferramenta para entender os mistérios da fé e que ambas, fé e razão, não são excludentes, mas complementares. Com base nessa situação hipotética, qual das afirmativas relaciona corretamente esses pensamentos filosóficos com seus respectivos autores?

  • A O primeiro filósofo é São Tomás de Aquino, que defendeu a supremacia da fé sobre a razão.
  • B O segundo filósofo é Santo Agostinho, que considerava a razão como o principal meio para entender a fé.
  • C O segundo filósofo é São Tomás de Aquino, que argumentava que a fé e a razão são complementares e que a razão pode ser usada para esclarecer os ensinamentos da fé.
  • D O primeiro filósofo é Santo Agostinho, que defendia que a fé precede a razão, mas essa pode ajudar a compreender melhor a fé; possuindo a razão um papel ilimitado, vez que é capaz de alcançar a verdade divina por si só.
Na filosofia medieval, a figura destacada que foi responsável por sintetizar o pensamento aristotélico com a teologia cristã, foi: 
  • A Santo Agostinho.
  • B Santo Anselmo.
  • C São Tomás de Aquino.
  • D Boécio.

À medida que a filosofia sofreu processos de evolução, também assumiu diferentes características que permitiram a identificação de períodos distintos.
O período no qual houve influências significativas das ideias dos Apóstolos Paulo e João e dos primeiros Padres da Igreja, esforços para conciliar os princípios do cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, é conhecido como:

  • A Feudal.
  • B Patrística.
  • C Joanismo.
  • D Escolástica.
  • E Paulinismo.

A filosofia de São Tomás de Aquino é marcada, entre outros pontos, por sua teoria da lei natural, cujo preceito fundamental é:

  • A Deve-se fazer o bem e evitar o mal.
  • B O homem é a medida de todas as coisas.
  • C Não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio.
  • D Toda arte e toda investigação visam a um bem.

No debate sobre a origem de todas as coisas, qual filósofo discordou de Tales de Mileto, afirmando que a origem de todas as coisas não é a água, mas o ápeiron, ou princípio indeterminado, sem fim, em um movimento perpétuo?

  • A Anaximandro.
  • B Heráclito.
  • C Parmênides.
  • D Santo Agostinho.
  • E Platão.