Questões de Saúde Coletiva (Fonoaudiologia)

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As ações são denominadas intersetoriais quando envolvem a articulação de estratégias entre diferentes setores sociais ou de diferentes políticas públicas, que são necessárias para o enfrentamento de problemas que afetam a sociedade. O fonoaudiólogo lotado em Secretarias de Saúde, por exemplo, tem as unidades educacionais como parte de seu território de atuação, nas quais pode desenvolver atividades de suporte e integração entre as áreas de saúde e educação. São exemplos de ações intersetoriais com interface direta na educação:

I- Visitas itinerantes de monitoramento de ações implementadas junto às unidades escolares, ou de acordo com as demandas levantadas pelas instituições educacionais.
II- Ações voltadas à saúde do trabalhador.
III- Ações da atenção básica voltadas à comunidade escolar (famílias, trabalhadores da educação e educandos), como por exemplo ações de promoção de saúde, matriciamento, entre outras.
IV- Ações em políticas intersetoriais, como o Programa Saúde na Escola.
V- Participação nas instâncias de controle social municipal, estadual ou federal, tanto na área da saúde quanto na educação.


São ações intersetoriais realizadas pelo fonoaudiólogo com interface direta na educação:

  • A I, II, III e IV, apenas.
  • B I, II, III e V, apenas.
  • C I, II, III, IV e V.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E II, III, IV e V, apenas.

Em relação a Fonoaudiologia, redes e processo de trabalho em saúde, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) A inserção do fonoaudiólogo no processo de implantação, implementação, planejamento e gestão das redes de atenção não é esperada, já que essas funções são, em geral, realizadas por médicos.
( ) A atuação do fonoaudiólogo estará, prioritariamente, nas redes de atenção de cuidados à pessoa com deficiência e de atenção psicossocial, pois o foco no diagnóstico, reabilitação e acompanhamento parece mais evidente nessas redes.
( ) Um eixo fundamental na atuação do fonoaudiólogo nas redes de atenção é a inserção no processo de planejamento e gestão.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – V.
  • B V – V – F.
  • C V – V – V.
  • D F – V – V.
  • E F – F – V.

A Saúde Escolar, como parte da saúde em geral, deve envolver a criança em idade escolar, dentro ou fora da escola, sendo responsabilidade de todos, tanto dos órgãos governamentais como comunitários. A sua importância está na colaboração efetiva para a formação do homem e do cidadão. Ela está ligada a um compromisso de vida melhor e mais saudável para todos.
Um Programa de Atenção à Saúde Escolar apresentou como objetivo geral: promover a saúde integral da comunidade escolar e integrar a saúde escolar às demais ações da área da saúde. Como objetivos Específicos apresentaram:

I- Contribuir para universalizar o acesso ao Sistema Educacional e promover a reflexão sobre as concepções, posturas e ações vivenciadas no contexto escolar.
II- Compartilhar com os educadores diferentes práticas que colaborem para a otimização do desempenho escolar.
III- Valorizar a participação da família, no processo de aprendizagem, viabilizando a discussão de propostas da área de saúde, dirigidas aos escolares.
IV- Valorizar a participação dos funcionários, no ambiente escolar em geral, viabilizando discussões sobre suas dificuldades.
V- Identificar, precocemente, as situações que possam interferir no processo ensino-aprendizagem; e também identificar fatores de risco relacionados à comunicação humana, para elaborar projetos de promoção e prevenção; e propor medidas para solucionar os problemas encontrados.

Marque a alternativa que apresenta os objetivos específicos CORRETOS:

  • A I, II, IV e V, apenas.
  • B I. II, IV e V, apenas.
  • C II, III, IV e V, apenas.
  • D II, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.

A atuação do fonoaudiólogo no contexto escolar abrange diversas funções e públicos. Sendo assim, pode-se afirmar que o objetivo principal do fonoaudiólogo na instituição escolar é

  • A avaliar e tratar problemas exclusivamente de voz em professores e alunos com dificuldades de aprendizagem.
  • B identificar as dificuldades de fala, linguagem e audição dos alunos, e orientar os professores quanto ao uso adequado da voz.
  • C focar no tratamento de alunos com necessidades especiais, sem envolver os professores.
  • D prevenir e tratar distúrbios de fala, linguagem e audição em alunos, além de promover a saúde vocal dos professores.
  • E atuar na prevenção de problemas de voz apenas em professores, sem intervir diretamente nos alunos.

O fonoaudiólogo é um profissional envolvido na saúde dos trabalhadores e que contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Isso quando identifica os problemas nos ambientes de trabalho e na sua organização e sugere melhorias. Quando atua com o trabalhador, busca a garantia de seu direito à integridade física e mental, tornando-o sujeito ativo nesse processo, e quando promove a saúde pela garantia de uma comunicação efetiva, fator de integração social.
O fonoaudiólogo na Saúde do Trabalhador se afirma como profissional capaz de promover a saúde e prevenir os problemas fonoaudiológicos que atingem os trabalhadores, mas ainda há um caminho importante a ser percorrido, que exige formação contínua e maior engajamento nas políticas públicas.

Marque a alternativa que indica ação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador:

  • A Implantação de programas preventivos em saúde do trabalhador, tanto programas de respiração quanto ergonômicos.
  • B Implantação de programas preventivos em saúde do trabalhador, tanto os programas auditivos quanto os vocais.
  • C Implantação de programas preventivos em saúde do trabalhador, tanto os programas de cognição quanto comunicação.
  • D Implantação de programas preventivos em saúde do trabalhador, tanto os programas de audição quanto respiratório.
  • E Implantação de programas preventivos em saúde do trabalhador, tanto os programas de voz quanto comunicação.