Questões de Segmentação de Público (Comunicação Social)

Limpar Busca

No que se refere à elaboração e gestão de campanhas publicitárias, julgue o item a seguir. 


O uso de storytelling em campanhas publicitárias é eficaz para criar conexões emocionais com o público-alvo, no entanto ele deve ser evitado em campanhas que visam a públicos B2B, ocasião em que se recomenda a abordagem técnica e objetiva. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere à campanha publicitária, julgue o próximo item. 


Para o cálculo da frequência média com que uma mensagem publicitária atinge um indivíduo ou grupo em determinado tempo, divide-se o total de GRP pelo índice de cobertura. 

  • Certo
  • Errado

Em uma estratégia de publicidade digital focada na geração de leads de alta qualidade, qual métrica é mais relevante para avaliar o envolvimento do público-alvo com os conteúdos promocionais?

  • A Alcance orgânico
  • B Fontes de tráfego
  • C Taxa de conversão
  • D Taxa de impressões
  • E Taxa de rejeição
Tal qual no marketing tradicional, no ambiente digital é necessário conhecer o público-alvo de uma ação de comunicação de marketing. Todavia, a intensa concorrência no mundo virtual torna ainda mais crucial o aprofundamento desse conhecimento. Dessa maneira, além de se definir o público-alvo, deve-se, também, construir a Persona. Assinale a alternativa que aponte incorretamente um conceito relativo à Persona.
  • A É possível definir a Persona a partir de pesquisas de opinião junto ao público-alvo
  • B É ideal que se defina a Persona a partir das opiniões da própria equipe vendas da empresa
  • C Entre as características que podem ser definidas para uma Persona estão o nome, o rendimento e as redes sociais favoritas da Persona
  • D Persona é uma personagem que resume de forma simples todos os principais atributos e características do consumidor ideal da marca da empresa
  • E A análise de dados obtidos nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, que já possuem ferramentas analíticas para isso, é uma fonte utilizada para se definir Personas

A Conceituação Lógica de Públicos (CLP) propõe a categorização dos públicos de uma organização em essenciais, não essenciais e de redes de interferência.

Segundo a CLP, são consideradas públicos de rede de interferência as redes

  • A setoriais sindicais
  • B setoriais da comunidade
  • C de consultoria
  • D de setores associativos organizados
  • E de comunicação de massa/internet