Questões de Segmentação de Público (Comunicação Social)

Limpar Busca

Em uma estratégia de publicidade digital focada na geração de leads de alta qualidade, qual métrica é mais relevante para avaliar o envolvimento do público-alvo com os conteúdos promocionais?

  • A Alcance orgânico
  • B Fontes de tráfego
  • C Taxa de conversão
  • D Taxa de impressões
  • E Taxa de rejeição
Tal qual no marketing tradicional, no ambiente digital é necessário conhecer o público-alvo de uma ação de comunicação de marketing. Todavia, a intensa concorrência no mundo virtual torna ainda mais crucial o aprofundamento desse conhecimento. Dessa maneira, além de se definir o público-alvo, deve-se, também, construir a Persona. Assinale a alternativa que aponte incorretamente um conceito relativo à Persona.
  • A É possível definir a Persona a partir de pesquisas de opinião junto ao público-alvo
  • B É ideal que se defina a Persona a partir das opiniões da própria equipe vendas da empresa
  • C Entre as características que podem ser definidas para uma Persona estão o nome, o rendimento e as redes sociais favoritas da Persona
  • D Persona é uma personagem que resume de forma simples todos os principais atributos e características do consumidor ideal da marca da empresa
  • E A análise de dados obtidos nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, que já possuem ferramentas analíticas para isso, é uma fonte utilizada para se definir Personas

A Conceituação Lógica de Públicos (CLP) propõe a categorização dos públicos de uma organização em essenciais, não essenciais e de redes de interferência.

Segundo a CLP, são consideradas públicos de rede de interferência as redes

  • A setoriais sindicais
  • B setoriais da comunidade
  • C de consultoria
  • D de setores associativos organizados
  • E de comunicação de massa/internet

No ambiente de marketing e vendas de uma empresa, diversos elementos desempenham funções essenciais para o sucesso dos negócios. Esses elementos são fundamentais para compreensão do mercado, atração de clientes, criação de estratégias eficazes e, por fim, aumento das vendas e expansão do negócio. Nessa perspectiva, um elemento associado ao ambiente de marketing e vendas de uma empresa é

  • A gestão de recursos humanos.
  • B pesquisa de mercado.
  • C planejamento financeiro.
  • D segmentação de clientes.
  • E cultura organizacional.

O Inbound Marketing se vale de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que o público traz e de promover mais abertura para um relacionamento próximo e para o diálogo entre empresa e consumidor. Sobre esse recurso, é correto afirmar que ele possibilita

  • A comunicação aberta, pois quando marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante.
  • B comunicação unilateral, pois em um anúncio há pouca ou nenhuma interação; a marca fala e o público ouve.
  • C descontinuidade, pois a mensagem da marca é passada de forma descontínua, nos momentos mais convenientes para os consumidores.
  • D menor engajamento, pois, se o produto vendido não for o que a pessoa precisa, no momento certo, o anúncio vai ter pouco efeito sobre ela.