Questões de Segmentação de Público (Jornalismo)

Limpar Busca

Com referência à comunicação interna e às publicações para esse fim, julgue o item seguinte.


A atitude aberta, fundamentada no princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, é uma das atitudes que devem ser assumidas para que uma publicação institucional atinja seu público.

  • Certo
  • Errado

Considere:  


     Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Na reprodução dos jornais acima, 

  • A a diferença nas linhas editoriais está definida nas pautas; o projeto gráfico não está adaptado para os diferentes públicos.
  • B ambos os jornais são da linha editorial econômica, cada um adaptado para seu público. O Agora São Paulo, para a classe C, e o Valor Econômico, para as classes A e B.
  • C ambos os jornais têm como linha editorial a divulgação de notícias: o Agora São Paulo volta-se para serviços ao cidadão e entretenimento, enquanto que a linha do Valor Econômico se destina às informações de economia, finanças e negócios.
  • D a diferença da linha editorial de cada veículo pode ser percebida pelos projetos gráficos: uso ou não de serifas, tamanho da tipologia e aplicação de cores. Os tempos verbais, como o uso do indicativo e a linguagem, e a seleção das pautas se assemelham.
  • E percebe-se que ambos os jornais são sensacionalistas, pois espetacularizam os assuntos em suas manchetes, mas com as linguagens adaptadas aos seus respectivos públicos.