Questões de Segmentação de Públicos (Relações Públicas)

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Sobre a definição do termo stakeholder, leia o texto a seguir.

Stakeholder, termo criado por Freeman (1984) ao referir-se a grupos ou indivíduos que podem afetar ou serem afetados pelo desempenho da organização, na busca dos seus objetivos. A concepção de Freeman foi desenvolvida por Mitchell, Agle e Wood (1997), os quais identificaram três atributos que oferecem aos públicos a capacidade de influenciarem e serem influenciados pelas decisões de uma organização: O (a) _____ dos mesmos. A (o) _____ das suas reivindicações. A (o) _____ da organização em atendê-los.
(DORNELLES, S. 2015)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A proximidade – força – planejamento.
  • B tamanho – ímpeto – alinhamento.
  • C longevidade – qualidade – estrutura.
  • D mercado – quantidade – vontade.
  • E poder – legitimidade – urgência.

Na visão das Relações Públicas, o grupo que está ligado à organização e estabelece com ela uma relação de influência mútua é chamado de público

  • A alvo
  • B misto
  • C interno
  • D externo
  • E estratégico

Sobre os três modelos de comunicação, atividades-meio de relações públicas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Dirigida às pessoas como indivíduos anônimos. Constrói-se sobre códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população.
2 Dirigida a pessoas com determinado papel, trabalho ou ocupação na sociedade. Constrói-se sobre códigos próprios de uma profissão ou ocupação.
3 Destinada a grupos ou pessoas que contem com determinada especialidade ou diferença. Não se constrói sobre códigos-padrão, mas sobre características de cada receptor.

( ) Comunicação Dirigida
( ) Comunicação de Massa
( ) Comunicação Segmentada



A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 3-2-1.
  • B 2-3-1.
  • C 3-1-2.
  • D 2-1-3.
Com o tempo, tornou-se necessária uma especificação maior a respeito dos públicos estratégicos de uma organização e da forma como se relacionam. Isso se deve ao fato de que a comunicação precisa ser mais direcionada, levar em conta características mais marcantes de cada tipo de público. Nesse sentido, França (2003) propõe uma classificação que considera o tipo e as interações com os públicos, como: especificações dos públicos; formas de relacionamento; objetivos da relação; importância da relação; tempo que esse relacionamento existe; e, expectativas da relação por parte dos públicos e da organização. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Públicos essenciais: estão profundamente ligados à organização e são fundamentais para que ela possa se manter e realizar as suas atividades-fim.
II. Públicos não essenciais: não estão ligados diretamente aos fatores produtivos da organização, mas podem estar ligados à prestação de algum serviço.
III. Públicos de redes de interferência: são públicos externos à organização e que podem ser capazes de exercer grandes influências, sejam elas positivas ou negativas.
IV. Público essencial: se encontram inseridos os sindicatos; as agências de publicidade; as associações; os conselhos profissionais; as escolas; e, as universidades.
V. Os concorrentes e a mídia podem ser classificados como públicos não essenciais.
Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e V.
  • B II e IV.
  • C IV e V.
  • D I, II e III.

São etapas do planejamento de relações na comunicação organizacional.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é:

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5
  • B 3-7-5-1-6-2-4-9-8
  • C 4-1-3-2-9-7-8-5-6
  • D 7-5-3-2-4-1-9-8-6
  • E 7-5-9-1-3-6-2-8-4