Questões de Semiótica (Comunicação Social)

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Considere o seguinte texto:

As imagens são cada vez mais utilizadas como uma forma de representação da informação e para gerir conhecimento em diversas áreas. Nesse sentido, você pode considerar que o meio digital trouxe mudanças na relação que as pessoas desenvolvem com as imagens. É cada vez mais fácil perceber a importância que as pessoas dão para o tipo de imagem que vão colocar nas suas redes sociais, considerando se elas vão ter maior aceitação dos seus seguidores. Portanto, compreende-se que a imagem desempenha a função de registrar o imaginário, de dar sentido no mundo.
(QUEIROZ, Rafaela F C.; FELTRIN, Leonardo F.; BEZERRA, Mariana M A.; et al. Teoria da imagem. Porto Alegre: Grupo A, 2018. adaptado).

Assinale a alternativa incorreta a partir da leitura do texto e da associação ao uso de novas tecnologias ao ambiente de comunicação.
  • A O advento das novas tecnologias de comunicação e informação está transformando a vida humana nas suas mais diversas áreas, como o trabalho, o lazer e a educação feitos à distância
  • B Os atos de fotografar, desenhar, filmar, editar estão relacionados com o diálogo entre as tecnologias visuais digitais, os desenvolvimentos de plataformas de redes sociais, vídeos, sites, aplicativos e partilhas de imagens, que aumentam o diálogo e a relação com as imagens
  • C Hoje em dia, é comum fazer “maratonas” de episódios de séries num único dia por meio de plataformas de streaming (transmissão de conteúdo audiovisual on-line). Essas plataformas chegaram e modificaram a relação dos espectadores com esse tipo de entretenimento
  • D A selfie (autorretrato) transmite significado, é uma forma de as pessoas comunicarem a sua subjetividade, escolhendo também o que querem mostrar para o outro
  • E A única imagem que não se alterou com o uso das redes sociais é a representação em desenho das ilustrações infantis, ainda feitas a mão cuidadosamente, de forma artesanal
Leia o texto abaixo:

Hoje, ainda não existe uma tradição literária estável de estudo da imagem, assim como há em relação ao estudo da palavra. Apesar disso, uma reflexão baseada em uma semiótica explícita da imagem traz subsídios para você entender como o discurso visual é construído e interpretado. A imagem é, assim, um signo que pode remeter a significações diversas de um mesmo objeto.
(adaptado de: QUEIROZ, Rafaela F C.; FELTRIN, Leonardo F.; BEZERRA, Mariana M A.; et al. Teoria da imagem. Porto Alegre: Grupo A, 2018.).

A partir da leitura do texto, elabore uma análise dos processos de percepção da imagem e assinale a alternativa correta.
  • A O olhar das pessoas foi reposicionado a partir da revolução tecnológica, pois o olhar da era eletrônica não é o mesmo da era digital
  • B A relação das pessoas com o mundo sempre foi - e sempre será - mediada pelo ruído das palavras
  • C Em um mundo dominado pelo discurso verbal, as imagens estão como agentes do caos, transfigurando tudo em humor
  • D A ciência geral do estudo das imagens é a isonomia
  • E A semiótica só pode ser aplicada a imagens clássicas e ancestrais

Referência no campo, o semioticista italiano Andrea Semprimi entende que as marcas, contemporaneamente, têm complexos níveis de significado e significação, sendo que três dimensões caracterizam sua atuação como objeto semiótico enunciador de significados relevantes (natureza semiótica), evidenciando ainda a necessidade de manter uma unidade no discurso dos diversos sujeitos que definem a marca em dois aspectos principais na sua relação com o consumidor e no contrato da comunicação (natureza relacional) e, por último, a importância de as marcas pós-modernas serem mutáveis e adaptáveis ao ambiente no qual se situam (natureza evolutiva).
No tocante a riscos, aquele que pode ser atribuído à natureza evolutiva de uma marca pós-moderna é:

  • A Pressões externas por meio das redes sociais digitais podem levar a marca a perder sua identidade como agente comunicacional, irrompendo um contrato de comunicação pensado no lançamento da marca.
  • B Mutações incessantes podem enjoar o público da marca que corre o risco de buscar um corrente inferior que lembre a marca original, acarretando um fortalecimento inesperado de um player de menor importância.
  • C Pressões concorrenciais podem levar a marca a mudar para enfrentar tal stakeholder, acarretando nova estratégia de preço que pode repercutir na matéria- prima do produto que carrega a marca.
  • D Pressões externas por adaptações podem exigir processo evolutivo incessante, acarretando um desperdício de verba empresarial e um esvaziamento do projeto de marca, que perde originalidade e/ou possibilidade de distinção em relação aos concorrentes.
  • E Grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa para se voltar contra a marca por questões de gênero, provocando novo nicho de mercado nem sempre acolhedor.

“A injeção de erotismo na representação de uma mercadoria não erótica (as publicidades que juntam uma atraente imagem feminina a uma geladeira, uma máquina de lavar ou uma soda) tem por função não apenas (ou tanto) provocar diretamente o consumo masculino, mas de estetizar, aos olhos das mulheres, a mercadoria de que elas se apropriarão; ela põe em jogo junto ao eventual cliente a magia da identificação sedutora; a mercadoria faz o papel de mulher desejável, para ser desejada pelas mulheres, apelando para seu desejo em serem desejadas pelos homens.” (MORIN, 2007, p. 121)
A partir da reflexão acima, a afirmação correta a respeito da estetização das marcas é: 

  • A A estetização passa a ser um valor, desde que não signifique simplismo ou minimalismo, mas que proponha o essencial ou simplifique, selecionando o melhor para o consumidor. A bandeira parisiense de restaurantes Cojean (www.cojean.fr) é um bom exemplo de simplicidade perceptível nos diversos itens que chamam a atenção nos restaurantes: o espaço, a decoração, a oferta, a forma de exposição dos produtos.
  • B A estetização permite estabelecer contato com uma clientela exigente, que deseja encontrar nos espaços comerciais uma atmosfera de bom gosto e uma estimulação sensorial agradável. A Illy Gallery, em Nova York, ou a Nissan Gallery, em Tóquio (www.nissan.co.jp), se inserem nesse quadro. No entanto, é preciso ressaltar que a estetização dos espaços comerciais não se limita aos lugares de prestígio e às marcas de luxo, como prova a novíssima loja Apple, de Manhattan.
  • C A estetização permite que a marca Exki (www.exki.be), cuja primeira franquia acaba de ser aberta em Paris, construa seu espaço comercial e seu projeto de marca a partir de um compromisso, ao mesmo tempo, com a qualidade dos produtos e com a gestão de recursos humanos. Todos os produtos são frescos e provenientes da agricultura biológica. O que não é vendido no dia é encaminhado a associações de caridade. A política de emprego prevê um espaço significativo para pessoas com algum tipo de deficiência.
  • D A estetização permite destaque para lojas como a Esprit Équo (espritequo.com), em Roma, que adota um procedimento que associa estética e comprometimento, para propor uma vasta escolha de produtos (essencialmente voltados à alimentação e à decoração), cuja origem e ligação com a rede de comércio sustentável é atestada.
  • E A estetização é uma arma poderosa num ambiente de consumo entorpecido e diante de clientes entediados. Eles respondem favoravelmente às marcas que ainda conseguem surpreendê-los e diverti-los. A marca Camper abriu, em Barcelona, um Camper Food Ball (www.camper.com), espaço carregado de humor e de irreverência, dedicado à glória do balão (redondo), onde tudo – produtos, decoração, cardápios – é... redondo!

Acerca dos fundamentos, das teorias e da sociologia da comunicação, julgue o item que se segue.


A chamada sociedade do espetáculo é compreendida como o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens. 

  • Certo
  • Errado