Questões de Semiótica (Jornalismo)

Limpar Busca

Em cada período histórico, a cultura fica sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. Contudo, esse domínio é insuficiente para asfixiar os princípios semióticos que definem as formações culturais preexistentes. Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes. Nessa perspectiva a utilização da semiótica nas produções da cibercultura

  • A concentra-se na análise intratextual das produções audiovisuais.
  • B permite a análise textual reduzida às formalizações linguísticas do texto verbal e oral.
  • C permite a análise de sequências de imagens, gráficos, sons e locuções que compõem as diferentes linguagens culturais, suscitando a multiplicidade de sentidos.
  • D possibilita a compreensão das produções audiovisuais, centrada no modelo unidirecional do sentido e na unicidade do texto linguístico.

Leia o texto.
“Os elementos da percepção: o que se percebe Assim a percepção visual é o processamento, em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra em nossos olhos. Como toda informação, está codificada — em um sentido que não é o da semiologia: os códigos são, aqui, regras de transformação naturais (nem arbitrárias, nem convencionais) que determinam a atividade nervosa em função da informação contida na luz. Falar de codificação da informação visual significa, pois, que nosso sistema visual é capaz de localizar e de interpretar certas regularidades nos fenômenos luminosos que atingem nossos olhos. Em essência, essas regularidades referem-se a três características da luz: sua intensidade, seu comprimento de onda e sua distribuição no espaço.” 
Fonte: AUMONT, Jacques – A imagem, 2ª. Ed., Campinas/SP: Papirus, 1995, p. 22
Sobre a percepção visual de uma fotografia, considere as afirmações:
I o registro da imagem pela câmera acontece porque ela capta a luz refletida pelos elementos. Esse processo imita o que ocorre no olho humano. Por isso, fotografia, uma palavra de origem grega, significa a arte de escrever com a luz.
II as células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.
III a percepção visual resulta da captação da luz que se reflete nos objetos e que é convertida em impulsos enviados ao córtex visual que se encarrega de processar e interpretar as informações recebidas. (...). De acordo com a neurociência, porém, o processo de formação da imagem mental não ocorre apenas através da visão. O neurologista e neurocientista António Damásio define como imagem “a estrutura mental construída a partir de sinais provenientes de cada uma das modalidades sensoriais – visuais, auditivas, olfativas, gustativas e somatossensoriais”.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

  • A as afirmações I, II e III estão corretas.
  • B apenas a afirmação I está correta.
  • C apenas a afirmação II está correta.
  • D apenas a afirmação III está correta.
  • E apenas as afirmações I e II estão corretas.

A respeito de jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.


O modelo semiótico-informativo é muito relevante, pois indica à pesquisa em mídia que é indispensável englobar, na estratégia para medicação dos mecanismos de comunicação, a determinação dos efeitos macrossociais. 

  • Certo
  • Errado

O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A rejeitar – aos colegas – criações
  • B fazer – ao público– manipulações
  • C aceitar – à empresa – criações
  • D rejeitar – ao público – manipulações
  • E aceitar – aos colegas – divulgações

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

  • A icônico trabalha com dois tipos de codificação: histórico e publicitário.
  • B iconográfico se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem.
  • C tropológico é composto pelas figuras da retórica clássica aplicada à comunicação visual.
  • D tópico refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação relativa a determinada imagem do anúncio.
  • E entimemático compreende as premissas e os lugares argumentativos que se estabelecem entre o texto e a imagem.