Questões de Serviço de Referência (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Segundo Grogan (1995), a maioria das buscas bibliográficas são bem-sucedidas do ponto de vista do bibliotecário e das necessidades do consulente, mas há uma parcela significativa dessas buscas que não são bem-sucedidas. A situação em que a informação se revela como não pertinente à necessidade do consulente, embora julgada relevante pelo bibliotecário, chama-se:

  • A Relevância e pertinência.
  • B Busca malograda.
  • C Encaminhamento.
  • D Orientação.
  • E Avaliação do serviço de referência.

Accart (2012) explora as competências dos bibliotecários e profissionais da informação para oferecer serviços de referência práticos em ambientes presenciais e virtuais, bem como dialoga sobre os desafios e oportunidades na melhoria dos serviços de referência em contextos virtuais com ferramentas digitais como chats, e-mails, fóruns e redes sociais, complementando o atendimento presencial. A respeito do serviço de referência, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O pessoal do serviço de referência em bibliotecas universitárias não realiza pesquisas “para ou em lugar de” devido à quantidade de estudantes ou de docentes, o que tornaria impossível tal atividade.
( ) Um serviço de referência de qualidade prescinde importantes qualidades profissionais, humanas e sociais, as quais devem ser levadas em conta na hora de formar a equipe de referência.
( ) O serviço de referência, como primeiro ponto de contato com o usuário, é a separação de todas as atividades que fazem parte da cadeia documentária (aquisição, tratamento e disseminação).
( ) No âmbito da biblioteca universitária, os bibliotecários organizam sessões de capacitação para estudantes sobre a utilização de instrumentos bibliográficos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C V – F – F – V.
  • D F – F – V – V.
  • E F – F – F – V.

Acerca do serviço de referência (Grogan, 1995), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Em 1957, Ranganathan escreveu que o serviço de referência é a razão precípua e a culminância de todas as atividades bibliotecárias.
  • B Uma das situações mais sedutoras que o serviço de referência tem a oferecer é nos colocar, a cada dia, diante de um novo dilema intelectual.
  • C Apesar da crescente sistematização desse campo e dos progressos da tecnologia da informação, ainda existe um amplo consenso entre os profissionais de que, em praticamente todos os seus aspectos, o serviço de referência continua sendo uma arte.
  • D As qualidades pessoais intrínsecas do bibliotecário não têm tanta importância na etapa inicial do processo de referência quanto a sua competência técnica.
  • E Em um diálogo face a face, as mensagens trocadas entre os participantes são portadoras de três tipos de informação: cognitiva, afetiva e cooperativa.

Julgue o item que se segue.


Para conduzir um bom Serviço de Referência, é necessário que o bibliotecário possua conhecimento substancial a respeito do acervo da sua unidade de informação, com o intuito de facilitar a interação entre o usuário e a informação. Nesse contexto, as responsabilidades do bibliotecário de referência incluem orientar sobre a utilização de Fontes de Informações Digitais, fornecer diretrizes acerca das normas técnicas da ABNT, capacitar os usuários no manejo dos produtos e serviços disponibilizados pela biblioteca, oferecer orientações referentes ao empréstimo e renovações de materiais, bem como receber e acompanhar visitas guiadas destinadas à comunidade.

  • Certo
  • Errado

Sobre as etapas do processo de referência NÃO é correto afirmar que:

  • A Se o usuário potencial decide perguntar a alguém, torna-se necessário obviamente dar à pergunta uma forma intelectual mais nítida, descrevê-la com palavras, e formulá-la como uma questão.
  • B As buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia de busca é suficientemente flexível para comportar uma mudança de curso, caso assim o indique o andamento da busca.
  • C O bibliotecário criterioso encontrará uma resposta, porém isso não constitui absolutamente o fim do processo.
  • D O processo geralmente é finalizado com um problema que atrai a atenção de um usuário potencial da biblioteca. Ninguém está imune ao problema, e, assim tanto o bibliotecário quanto o usuário são finalizadores potenciais do processo de referência.
  • E É de boa prática o bibliotecário e o usuário avaliarem juntos o produto da pesquisa.