Questões de Serviço de Referência (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Julgue o item que se segue.


Para conduzir um bom Serviço de Referência, é necessário que o bibliotecário possua conhecimento substancial a respeito do acervo da sua unidade de informação, com o intuito de facilitar a interação entre o usuário e a informação. Nesse contexto, as responsabilidades do bibliotecário de referência incluem orientar sobre a utilização de Fontes de Informações Digitais, fornecer diretrizes acerca das normas técnicas da ABNT, capacitar os usuários no manejo dos produtos e serviços disponibilizados pela biblioteca, oferecer orientações referentes ao empréstimo e renovações de materiais, bem como receber e acompanhar visitas guiadas destinadas à comunidade.

  • Certo
  • Errado

A obra de referência que se constitui num inventário, tecnicamente anotado e sistematicamente classificado, de material sobre um ou vários assuntos, em uma ou várias línguas, apresentado em um ou diversos tipos de registro, é o(a):

  • A guia;
  • B manual;
  • C biografia;
  • D indicador;
  • E bibliografia.

No que se refere a serviço de referência, disseminação seletiva da informação (DSI), serviços de alerta e estratégia de busca, julgue o próximo item. 


O serviço de referência e-reference abarca tanto o atendimento remoto como o atendimento em tempo real. 

  • Certo
  • Errado

Acerca do serviço de referência, analise as assertivas abaixo:

I. As funções informativa, consultiva e instrutiva formam o tripé principal das ações do serviço de referência.

II. A função instrutiva dos serviços de referência envolve todas as unidades de informação, embora seja mais frequente em bibliotecas escolares e acadêmicas devido aos objetivos educacionais dessas instituições.

III. Boa parte das estratégias de marketing está a cargo dos bibliotecários de referência, por seu conhecimento dos usuários e pela competência em pesquisa e divulgação.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Em uma biblioteca, recepcionar, informar, pesquisar informações e capacitar usuários são atividades típicas de um

  • A serviço de referência.
  • B serviço de disseminação seletiva.
  • C núcleo de administração.
  • D setor de empréstimo.
  • E setor de catalogação.