Questões de Serviço Social e Atenção Básica e Secundária (Serviço Social)

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A Atenção Básica conta com inúmeros sistemas de informação no sentido de acompanhar os objetivos dos serviços de saúde. Assim, o Sistema de Informações de Agravos de Notificação tem, dentre outros, o objetivo de

  • A definir prioridades nos programas de prevenção e de controle de doenças e agravos à saúde.
  • B operar o sistema de pagamento de internação aos hospitais contratados pelo Ministério da Saúde.
  • C propiciar um aporte significativo de dados sobre nascidos vivos, com suas características mais importantes.
  • D coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo sistema de vigilância epidemiológica.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde integrados, de diferentes densidades tecnológicas, que buscam garantir a integralidade do cuidado. As redes temáticas prioritárias pactuadas, no âmbito do SUS, a partir da publicação da Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010 foram:

  • A Cegonha; Urgência e emergência; Atenção psicossocial; Cuidados à pessoa com deficiência; Atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas.
  • B Cegonha; Urgência e emergência; Atenção domiciliar; Atenção à população em situação de rua; Saúde bucal.
  • C Urgência e emergência; Atenção domiciliar; Cuidados às pessoas com deficiência; Saúde do trabalhador; Saúde mental.
  • D Promoção da saúde; Cegonha; Atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas; Saúde bucal; Saúde do trabalhador.

Uma pesquisa demonstrou a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e o baixo índice de uso de preservativo entre os(as) estudantes de 18 a 29 anos, matriculados(as) em uma Universidade Federal. Ao(à) assistente social da instituição, foi requerido sistematizar o planejamento de um programa de promoção da saúde sexual e reprodutiva para atender a esses(as) jovens. O(a) assistente social inicia o processo de planejamento respondendo a algumas perguntas, tais como: O quê? Por quê? Quando? Como? Quem? Onde? e Para quê?. Dessas perguntas, decorrem quatro momentos. Sobre esses momentos e com base no contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir.

I →  No momento explicativo, ocorre a leitura da realidade, para se levantar informações junto à instituição, tais como faixa etária, cidade de origem, georeferenciamento das moradias atuais dos(as) estudantes. Nesse momento também se pode realizar um mapeamento acerca do comportamento sexual dos(as) estudantes no intuito de construir um diagnóstico.
II  →  No momento normativo, são definidos objetivos e finalidades, tais que: ampliar o uso de preservativos, oferta de testagens rápidas de IST’s com regularidade, realização de rodas de conversa e divulgação de informações.
III  →  No momento estratégico, são delineados tempo, recursos e conhecimentos a serem empreendidos. Nessa etapa podem ser realizadas parcerias internas e externas, por exemplo com os Cursos de Graduação da área da saúde, incluindo Serviço Social e Psicologia, e com a Coordenadoria de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
IV  →  No momento tático-operacional, ocorre a ação propriamente dita, com a distribução de camisinhas, oferta de testes rápidos nos Centros de Ensino e elaboração de uma campanha permanente de promoção da saúde sexual e reprodutiva dos(as) jovens.

Estão corretas

  • A apenas I e II.
  • B apenas I e III.
  • C apenas II e IV.
  • D apenas III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Sobre a Carta de Ottawa, é CORRETO afirmar que é um documento:

  • A Criado na Primeira Conferência Internacional de Promoção a Saúde. Teve papel importante na regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • B Criado pela ONU, regularizando o atendimento universal.
  • C Que cita a importância do SUS para estrangeiros.
  • D Criado para estabelecer atendimento único aos povos indígenas.

Rosilda está feliz porque vai começar a trabalhar na área da saúde, sendo lotada na Estratégia Saúde da Família (ESF). Ao se apropriar de sua nova atividade, ela compreende que a ESF se fundamenta nos preceitos do SUS, além de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, propiciando uma importante relação custo-efetividade.
Rosilda conclui que a ESF é uma estratégia que reorienta a atenção:

  • A básica;
  • B suplementar;
  • C terciária;
  • D complementar;
  • E hospitalar.