Questões de Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar (Serviço Social)

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O trabalho em equipe é essencial para promover a interdisciplinaridade, pois permite a integração de diferentes perspectivas, conhecimentos e habilidades para enfrentar desafios complexos de forma mais abrangente e eficaz.

Qual das alternativas abaixo melhor descreve uma ação adequada do assistente social em uma equipe interdisciplinar?

  • A O assistente social deve limitar sua atuação ao seu campo de conhecimento específico, sem interferir ou colaborar com outras áreas, para evitar conflitos de competência;
  • B A equipe interdisciplinar deve ser composta por profissionais da mesma área de conhecimento para facilitar a comunicação e evitar divergências teóricas;
  • C O assistente social deve adotar uma postura passiva, esperando que os profissionais de outras áreas proponham soluções e direcionem o trabalho, respeitando as especificidades de cada campo;
  • D O assistente social deve colaborar ativamente com outros profissionais, dialogando sobre diferentes abordagens, trocando experiências e buscando soluções conjuntas, sempre fundamentado em princípios éticos e na interface com os códigos de ética profissionais;
  • E A atuação interdisciplinar implica no compartilhamento de informações técnicas entre os profissionais, sem a necessidade de um diálogo mais aprofundado ou de uma colaboração prática efetiva.

Durante uma visita domiciliar, uma cuidadora identifica sinais de negligência em uma família beneficiária de programas socioassistenciais. Qual a ação mais apropriada a ser tomada pela cuidadora em conformidade com os princípios dos direitos socioassistenciais?

  • A Ignorar a situação, pois não é de sua competência resolver questões familiares.
  • B Avisar a família que será denunciada imediatamente às autoridades.
  • C Consultar a equipe multidisciplinar para avaliação e tomada de decisão conjunta.
  • D Dar uma segunda chance à família, esperando que a situação melhore por si só.
  • E Retirar os benefícios da família como forma de punição.

Em um programa educativo, um cuidador deve abordar a questão da diversidade de gênero e sexualidade com os participantes. Qual a melhor prática para promover uma compreensão saudável e inclusiva sobre gênero e sexualidade?

  • A Evitar o tema para não causar controvérsias.
  • B Impor uma visão única sobre gênero e sexualidade.
  • C Facilitar discussões abertas e informativas respeitando as diferentes perspectivas e experiências dos participantes.
  • D Focar exclusivamente nas normas tradicionais de gênero e sexualidade.
  • E Deixar que os participantes descubram o tema sozinhos sem orientação.

O trabalho interdisciplinar tem se tornado um eficaz mecanismo para atender às demandas sociais de maneira integral e assertiva. Nesse sentido, pode-se afirmar que a interdisciplinaridade, no âmbito da atuação profissional do Assistente Social,

  • A não interfere nas novas relações de trabalho na contemporaneidade.
  • B deve ser minimizada no interior da própria categoria dos Assistentes Sociais e nos espaços de formação profissional.
  • C exige maior explicitação das áreas disciplinares, a fim de convergirem para a consecução de projetos a serem assumidos coletivamente.
  • D é a fragmentação de demandas que a profissão enfrenta, com as perspectivas desregulamentadoras dos mercados de trabalho.
  • E alcançou escassa visibilidade na interlocução com as Ciências Sociais, apesar das dificuldades decorrentes da falta de experiência em pesquisa.

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é definida como prática de ensino-aprendizagem no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho e apresenta como característica:

  • A pedagogia centrada na transmissão;
  • B prática institucionalizada;
  • C atualização de conhecimento;
  • D prática autônoma;
  • E ação esporádica.