Questões de Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar (Serviço Social)

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O Serviço Social integra as equipes multiprofissionais dos serviços substitutivos de saúde mental. Em conformidade com essa perspectiva, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A inserção da profissão do Serviço Social na área da saúde mental deu-se de forma gradativa e paralela ao movimento de Reforma Psiquiátrica.

( ) A discussão teórica, ainda insuficiente, sobre a intervenção do Serviço Social na área não é, contraditoriamente, um indicador de dificuldade para a operacionalização da prática profissional.

( ) O profissional de Serviço Social realiza atividades diversas nos CAPS. A atividade que parece gerar menor divergência é o acompanhamento de usuários na qualidade de Técnica de Referência (TR).

( ) A prática profissional sofre com tensionamentos constantes que dificultam o agir sobre o direcionamento dos ideais presentes no projeto ético-político profissional, pois esbarra em condicionantes político-institucionais que limitam as escolhas dos profissionais.

  • A C - C - E - E.
  • B E - E - C - C.
  • C C - E - E - C.
  • D E - C - C - E.

Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional. Considerando que o reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais, as ações que devem predominar, no eixo do atendimento direto aos usuários, são

  • A as ações clínicas, as ações de voluntariado e as ações de controle de natalidade.
  • B as ações terapêuticas, as ações de mobilização da família para agilizar a alta dos pacientes e as ações de acompanhamento dos usuários a exames.
  • C as ações socioassistenciais, as ações de articulação interdisciplinar e as ações socioeducativas.
  • D as ações para arrecadar doações para as famílias, as ações de denúncia de violação aos direitos do paciente e as ações de pesagem e medicação de crianças e gestantes. 
  • E as ações funcionalistas e pragmáticas, ações para comunicar a alta ou o óbito dos pacientes e as ações de emissão de comparecimento às consultas médicas.

A fragmentação do saber resultou em profissionais cada vez mais especializados, cujas competências isoladas deixam de atender às complexidades das questões atuais. Nesse contexto, os termos multidisciplinaridade e interdisciplinaridade passaram a fazer parte do vocabulário das profissões, repercutindo em várias áreas do conhecimento. Assinale a afirmativa correta acerca da diferença entre esses termos

  • A  Na multidisciplinaridade, as disciplinas se agrupam de forma justaposta; na interdisciplinaridade, as estratégias de ação são comuns, mas as decisões são unilaterais.
  • B Na multidisciplinaridade as trocas e cooperação entre as disciplinas não avança devido a entraves institucionais; na interdisciplinaridade as trocas entre as disciplinas e interdisciplinas resultam na criação de um campo com autonomia teórica.
  • C Na multidisciplinaridade o trabalho acontece de forma isolada; na interdisciplinaridade as relações de trabalho e poder tendem à horizontalidade, com troca recíproca entre as diferentes disciplinas. 
  • D Na multidisciplinaridade os profissionais podem trabalhar juntos e assinar o mesmo relatório; na interdisciplinaridade uma disciplina predomina sobre as demais. 
  • E Na multidisciplinaridade a relação é horizontal; na interdisciplinaridade, as trocas são limitadas devido aos diferentes projetos profissionais.
A Lei no 13.935/2019 representa um avanço significativo para a atuação do Serviço Social na Educação Básica, ao reconhecer a importância do assistente social como agente de transformação e promoção de direitos. Sancionada em 2019, ela determinou a presença de assistentes sociais nas escolas da educação básica, estimulando o fortalecimento do trabalho interdisciplinar e o enfrentamento das desigualdades presentes no ambiente escolar.

(Brasil, 2019)

Essa legislação representa um avanço importante para a profissão, uma vez que reconhece o papel dos assistentes sociais
  • A como profissionais capazes, por meio de mediações, de pôr fim à violência presente no âmbito da educação.
  • B na promoção do desenvolvimento humano e na garantia de direitos.
  • C como garantidores, via política da assistência, da assistência material às famílias dos educandos; superando a questão social.
  • D como profissionais capazes de elevar os índices de alfabetização no 1º e 2º segmentos do ensino fundamental.
  • E no reforço ao familismo como ideário da política de assistência com o objetivo de implicar a família nas questões que emergem no cotidiano escolar.

A compreensão das diferentes dimensões que envolvem os processos de saúde-doença e trabalho potencializa e amplia o espaço profissional no enfretamento de suas determinações. Para tanto o trabalho do assistente social se materializa na capacidade de trabalhar em equipes com formação interdisciplinar, buscando a intersetorialidade e a interface da saúde do trabalhador com as demais políticas sociais.

Esse trabalho exige uma abordagem interinstitucional de reconhecimento das diferentes instituições e programas que estão relacionados a esse campo, em particular aqueles vinculados à Seguridade Social, contribuindo assim para

  • A a integralidade das ações e de universalidade no acesso aos serviços em todos os níveis de proteção social.
  • B a parcialidade das práticas interdisciplinares e intersetoriais que ensejam a proteção social.
  • C o conhecimento das políticas sociais e dos princípios que as norteiam, voltadas, em especial para o trabalhador não contribuinte.
  • D uma análise socioinstitucional e de articulação no tocante a rede de serviços; para os trabalhadores vinculados ou não à Previdência Social.
  • E dar visibilidade à saúde do trabalhador no processo de saúde-doença e trabalho, em particular dos impactos sobre o trabalhador em situação de desemprego.