Questões de Serviço Social e Ética (Serviço Social)

Limpar Busca

Os assistentes sociais desenvolvem um trabalho pedagógico no seu cotidiano de trabalho desde o surgimento da profissão. Ainda que não tenham consciência sobre o seu papel enquanto educadores, eles interferem diretamente nas compreensões de mundo da população atendida. A influência das relações contraditórias presentes na sociedade levou a categoria a assumir um posicionamento ético e político pela defesa e direcionamento pedagógico para a construção de modelos alternativos de sociedade. A construção de uma pedagogia emancipatória está diretamente relacionada às(aos) 

  • A condições sócio-históricas e político-ideológicas que influenciaram a construção do projeto profissional.
  • B discurso desenvolvimentista que funcionou, desde a gênese da profissão, como um mecanismo de controle e manipulação.
  • C ajustamento dos sujeitos a partir de um novo modo de vida proposto em conformidade com o sistema econômico e político sob o ideário conservador.
  • D alianças efetivadas com as pedagogias que se declaram supostamente neutras e científicas, que perpetuam os interesses dominantes da sociedade. 
  • E alianças profissionais que se estabelecem entre demandas e necessidades apresentadas pelas classes dominantes para o exercício do domínio e do controle da classe trabalhadora.

Parte-se do pressuposto de que o exercício profissional do assistente social, recebendo as determinações históricas, estruturais e conjunturais da sociedade burguesa e respondendo a elas, consiste em uma totalidade de diversas dimensões que se autoimplicam, se autoexplicam e se determinam entre si. NÃO reflete a fundamentação teórica e ética que orienta a prática do Serviço Social contemporâneo:

  • A Descrever o trabalho como o mecanismo através do qual o ser humano transcende a condição de mero ser natural, engendrando capacidades teleológicas e autoconscientes que são cruciais para a constituição do indivíduo enquanto um agente de liberdade e autodeterminação.
  • B Incluir nos princípios basilares do Código de Ética a promoção e a consolidação ampliada da cidadania, a defesa intransigente dos direitos humanos em sua totalidade, a garantia do pluralismo como valor primordial e o compromisso com um constante e rigoroso aprimoramento intelectual e profissional.
  • C Apresentar a ética como um pressuposto político-ideológico essencial que orienta o enfrentamento dialético das contradições inerentes à prática profissional do Serviço Social, fundamentando-se em uma visão crítica e teoricamente robusta das implicações ético-políticas que permeiam o agir profissional.
  • D Associar o projeto profissional do Serviço Social a um projeto societal abrangente que busca o desenvolvimento integral dos trabalhadores, fomentando a criação e a internalização de novos paradigmas valorativos, com vistas à erradicação sistemática dos processos de exploração, opressão e alienação que permeiam a estrutura social vigente.

Com base nos princípios fundamentais do Código de Ética profissional de Assistentes Sociais, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção CORRETA.
I- Os onze princípios que orientam o exercício profissional de assistentes sociais estão conectados entre si, com uma profunda articulação entre valores e proposições. Nesse sentido, o princípio da defesa intransigente dos direitos humanos que o código de ética de assistentes sociais brasileiros defende não está falando de direitos concebidos numa perspectiva liberal, mas de direitos concebidos sob o ponto de vista de uma sociedade igualitária e com forte recusa ao arbítrio e ao autoritarismo.
II- O quarto princípio demonstra o compromisso de assistentes sociais com a democracia. Contudo, a defesa da democracia tal como está inscrita no código de ética não se limita ao conteúdo formal da democracia liberal, com sua maior expressão na participação limitada ao voto, mas na defesa socialização da participação política no sentido mais radical de socialização do poder e da riqueza socialmente produzida.
III- O princípio o qual visa à articulação com os movimentos de outras categorias, os quais partilhem dos valores inscritos no Código de Ética profissional e com as lutas gerais dos trabalhadores, revelam a importância da postura política engajada e articulada com os movimentos sociais comprometidos com a garantia de direitos no Brasil.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
  • E Todas as afirmativas estão erradas.

O estágio supervisionado em Serviço Social faz parte da formação profissional, e este é um dos principais pontos do projeto éticopolítico do assistente social. Dessa forma, a supervisão direta de estágio requer a reflexão e debate, em que Estágio e Supervisão figurem como ações e relações intrínsecas ao saber-fazer do Serviço Social (CFESS, 2013). Sobre a resolução CFESS nº 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, marque a alternativa CORRETA a seguir:

  • A O estágio não obrigatório não segue as condições definidas pelo CFESS em resolução que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social.
  • B O nome e número de registro dos profissionais responsáveis pela supervisão acadêmica e de campo de estágio devem ser encaminhados pelos órgãos empregadores para os Conselhos Regionais de Serviço Social de sua jurisdição.
  • C É responsabilidade privativa das Unidades de Ensino a avaliação da pertinência de abertura e encerramento do campo de estágio.
  • D No momento de abertura do campo de estágio, o supervisor de campo deve apresentar o projeto de trabalho à unidade de ensino, incluindo sua proposta de supervisão.
  • E Os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) de cada jurisdição deve encaminhar para as Unidades de Ensino os campos de estágios obrigatórios credenciados, bem como seus respectivos endereços e contatos.

“A dimensão ético-moral da vida social se caracteriza pela presença de escolhas e ações, em face de situações que envolvem juízos de valor, a qual supõe a consciência, a responsabilidade, o discernimento, a existência de alternativas e de referências valorativas socialmente construídas” (Barroco, 2022, p.16).
Considerando que o trabalho profissional do assistente social deve ultrapassar o aspecto legal de cumprimento de direitos e deveres, mas deve se reger sobre os princípios éticos da profissão, em relação à temática da construção das mediações éticas que estão inseridas no cotidiano do fazer profissional do assistente social, analise as afirmativas a seguir:
I- A ética é crítica da vida cotidiana em seus aspectos morais, sejam eles a discriminação ou o preconceito, ambos entendidos como formas de expressão das relações sociais fundadas na exploração do trabalho e na apropriação privada da riqueza socialmente construída. II- A reflexão ética objetiva o desenvolvimento do sujeito ético-moral, por meio de uma reflexão crítica, incentivando atitudes conscientes, voltadas a escolhas que se atenham a um nível e perspectiva individual do sujeito. III- A ética se objetiva como mediação de valor da práxis e sua reprodução ocorre de forma contraditória; pode mediar uma práxis que afirme valores emancipatórios e pode mediar uma práxis que negue tais valores, contendo um caráter de alienação da vida. IV- A capacidade de se objetivar eticamente é fundada nas capacidades humanas instituídas no processo histórico de autoconstrução do ser social pela família.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV.
  • B I apenas.
  • C II e III apenas.
  • D III e IV apenas.
  • E I e III apenas.