Uma pesquisa demonstrou a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e o baixo índice de uso de preservativo entre os(as) estudantes de 18 a 29 anos, matriculados(as) em uma Universidade Federal. Ao(à) assistente social da instituição, foi requerido sistematizar o planejamento de um programa de promoção da saúde sexual e reprodutiva para atender a esses(as) jovens. O(a) assistente social inicia o processo de planejamento respondendo a algumas perguntas, tais como: O quê? Por quê? Quando? Como? Quem? Onde? e Para quê?. Dessas perguntas, decorrem quatro momentos. Sobre esses momentos e com base no contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir.
I → No momento explicativo, ocorre a leitura da realidade, para se levantar informações junto à instituição, tais como faixa etária, cidade de origem, georeferenciamento das moradias atuais dos(as) estudantes. Nesse momento também se pode realizar um mapeamento acerca do comportamento sexual dos(as) estudantes no intuito de construir um diagnóstico.
II → No momento normativo, são definidos objetivos e finalidades, tais que: ampliar o uso de preservativos, oferta de testagens rápidas de IST’s com regularidade, realização de rodas de conversa e divulgação de informações.
III → No momento estratégico, são delineados tempo, recursos e conhecimentos a serem empreendidos. Nessa etapa podem ser realizadas parcerias internas e externas, por exemplo com os Cursos de Graduação da área da saúde, incluindo Serviço Social e Psicologia, e com a Coordenadoria de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
IV → No momento tático-operacional, ocorre a ação propriamente dita, com a distribução de camisinhas, oferta de testes rápidos nos Centros de Ensino e elaboração de uma campanha permanente de promoção da saúde sexual e reprodutiva dos(as) jovens.
Estão corretas
- A apenas I e II.
- B apenas I e III.
- C apenas II e IV.
- D apenas III e IV.
- E I, II, III e IV.